domingo, 25 de outubro de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

O ENEM E A PROPAGANDA IDEOLÓGICA NA EDUCAÇÃO

“Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado...”.  O texto é da francesa  Simone de Beauvoir. Descaracteriza a mulher como sexo definido, só dando a ela o direito de se achar mulher “se lutar e conquistar”. Madame de Beauvoir é guru das esquerdas. Ou seja: nada de coincidência, um dos seus textos serem utilizados  pelos ideólogos apaixonados, responsáveis pela produção das provas do Enem deste sábado. A maioria dos estudantes não está preparada para tais análises. O objetivo deles é passar de qualquer jeito. Mas só passarão, se forem tocados pela ideologia. Ai de quem não concordar com as teorias dos amados mestres, produtores das provas.   Não é paranoia, é lógica concreta. Textos para serem analisados? Só de conhecidos escritores e poetas esquerdistas.  Na questão histórica da luta dos negros e seus sofrimento, nada de Navio Negreiro, de Castro Alves. O texto do Enem busca um poeta angolano dos anos 40, da esquerda, é claro. O agronegócio é criticado nas questões sobre a terra e as teorias apresentadas são as do MST, aquele movimento cujo maior líder ameaçou pegar em armas, caso Dilma Rousseff caia do poder. O desemprego é culpa do capitalismo global, ensinam os mestres que criaram as questões, sempre olhando para suas próprias ideologias, com o aval, claro, do Ministério da Educação e Cultura.
Nenhuma questão sobre a terrível crise política e econômica no país, nem sobre a roubalheira da Petrobras ou a tenebrosa corrupção. Crise? Ela existe, mas é culpa da globalização. O governo do PT e seus aliados nada têm a ver com isso, depreende-se do Enem. Não é uma vergonha?
O IMPORTANTE É SE COMUNICAR! - Aliás, a situação de hoje, com desemprego crescente e empresas quebrando, é culpa da crise mundial de 2007, que dura até agora, porque o atual governo brasileiro nada tem a ver com ela, deduz-se pelos textos do Enem . Os canalhas ladrões que atacam os cofres públicos? Nada. A corrupção? Ué, o que é isso? Importante é levar aos estudantes a ideologia do PT e seus acólitos. Como ensinar a eles que os militares endividaram o país (charge de Ziraldo, de 1974) e que a Princesa Izabel pouco teve a ver com a libertação dos escravos. Ninguém vai preso, nesse país de demagogos e irresponsáveis, onde o Ministro da Educação diz que o importante não é escrever corretamente, mas apenas se comunicar...
OS TRILIONÁRIOS - Sobre bancos:  a greve continua, ao menos até esta segunda-feira, quando nova proposta dos patrões trilionários será apresentada à categoria, já à beira da fome, com salários ridículos. É inacreditável que as chamadas autoridades competentes não intervenham para acabar com essa vergonha, em que  bancários são quase escravizados, ganha, pouco e ainda são humilhados, enquanto os banqueiros comemoraram, a cada semestre, mais lucros bilionários. Em Rondônia, quase 100 por cento da categoria aderiu à greve. Ela atrapalha a vida dos cidadãos, mas é das mais justas...
 A CARAVANA DA 319 - Nesta segunda, está agendado um evento importante para toda a Amazônia. Autoridades e empresários de Rondônia e Amazonas se unirão, numa grande caravana, para rodar os quase 900 quilômetros que ligam  Porto Velho a Manaus, pela BR 319. Vão exigir a conclusão das obras da rodovia, que há 40 anos estão paradas, principalmente por intervenções do Ibama, que atende interesses das ONGs internacionais para a região. Senadores, deputados federais  e estaduais dos dois Estados participam da iniciativa. Terão força para derrubar o poderio dos representantes e pises que querem  dominar nossa região? Vamos ver...
 OBRAS CONCLUÍDAS - Dias atrás, o deputado Airton Gurgacz comentou que, em sua cidade, quase todas as semanas era entregue alguma obra ou benefício à comunidade. Não estava exagerando. Calçamento de ruas, asfaltamento, reformas em postos de saúde, escolas, iluminação pública, sempre há algo sendo concluído e colocado a disposição da cidade. Nesta semana, dois eventos se destacaram na cidade. No primeiro, entrega de chaves de mais um conjunto habitacional. Depois, inauguração de uma escola estadual Padrão MEC (a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Alejandro Yagüe Mayor, no bairro Jorge Teixeira), em parceria com o Governo.
 JÁ EM PORTO VELHO... - A situação de Ji-Paraná é bem diferente de Porto Velho, onde grandes, médias e pequenas obras levam meses, quando não anos, para serem concluídas. Viadutos, iluminação do trecho duplicado da BR 364; o sistema de abastecimento de água e esgoto; o Espaço Alternativo, parado por decisão do Tribunal de Contas do Estado; conjuntos habitacionais que nunca ficam prontos; asfaltamento e melhoramentos de ruas e avenidas que demoram uma eternidade para serem concluídas, tudo isso coloca a Capital no rol das cidades brasileiras onde, proporcionalmente, há mais obras sem sair do lugar. Lamentável!
PERGUNTINHA - Depois das vaias que recebeu ao abrir os Jogos Mundiais dos Jogos Indígenas, no Tocantins, a presidente Dilma ainda vai sair do Planalto para participar de cerimônias públicas?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário