quinta-feira, 15 de outubro de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

PENA QUE A REALIDADE NADA TEM A VER COM DISCURSOS BAJULADORES!
No Dia do Professor, só haverá realmente boas notícias para a categoria, no dia em que a classe política transformar ao menos um pouco dos discursos bajuladores em realizações concretas, para tornar a carreira melhor, mais atrativa e valorizada.  Traduzindo: entre 38 países, nossos professores tem o segundo pior salário, superando apenas a paupérrima Indonésia. Um mestre em início de carreira, em Luxemburgo, ganha 66.085 dólares por ano, perto de 251 mil reais (mais de 20 mil reais/mês).  O segundo, a Alemanha, paga ao mesmo professor 50 mil dólares (190 mil reais). Segue uma extensa lista de países até que aparece o Brasil, onde o salário inicial para se enfrentar a sala de aula é de apenas 10.385 dólares ao ano, menos de 40 mil reais. Um professor iniciando a carreira em Luxemburgo ganha seis vezes mais que o brasileiro e, ainda, tem muito melhores condições de trabalho.  E há, além do salário, muitos dramas, para quem decidiu seguir essa carreira. No papel, ela é cheia de charme e sonhos, mas na vida real muitas vezes é pesadelo puro.
 Uma pesquisa global feita com mais de 100 mil professores e diretores de escola do ensino fundamental e médio (alunos de 11 a 16 anos) põe Brasil no topo de um ranking de violência em escolas. Mais de 12 por cento dos  nossos professores já foram vitimas de agressão e houve várias mortes.  Mais: estudo aponta que no Brasil, o professor perde 20% do tempo para por a classe em ordem e acabar com a bagunça. E outra: a cada ano diminui o número de interessados em lecionar. Com tudo isso (e aqui  se está apenas fazendo um resumão dos dramas), claro que  isso é compreensível. Por tudo o que se sabe da educação no Brasil, mais que nunca, no seu Dia, o Professor merece um abraço efusivo, uma saudação especial e muitos pedidos de desculpas....
LAUDO DAS MORTES - Se tudo funcionar como o planejado, nesta quinta sai o laudo com as informações médicas sobre o que causou duas mortes, depois de cirurgias simples, no hospital de São Francisco do Guaporé. Outras três pessoas ficaram em estado grave, mas já não correm risco de morte. A SESAU enviou uma médica perita para a cidade, para realizar os testes que devem apontar as causas dos dois óbitos. A presença de uma super bactéria no Hospital, não está descartada. Aliás, nenhuma hipótese está sendo deixada de lado. O secretário Pimentel deve anunciar o resultado dos exames ainda no decorrer do dia.
 NOVA ASSEMBLEIA - O deputado Maurão de Carvalho liderou um grupo de parlamentares, nesta quarta à tarde, vistoriando as obras do novo prédio da Assembleia Legislativa. Os trabalhos até agora estão entrando na reta final. Todo o serviço interno está praticamente pronto. Também o edifício garagem está concluído. Terá três andares: subsolo e mais dois, com um total de 707 vagas para carros e outras 64 para motos e biciclistas. O que está ainda longe de ser concluído é o sistema de ar condicionado. Não foi feita a licitação. A previsão é de tudo pronto em outubro de 2016.
 MAIS ESTACIONAMENTO - Um dos fatores positivos da construção, é que ela ajudará a resolver o grave problema de falta de vagas para estacionamento naquela área, onde também ficam diversos órgãos públicos e inclusive o CPA/Rio Madeira, o conjunto de prédios que abriga a estrutura do Governo do Estado de Rondônia.  No edifício  garagem, um dos andares será  inteiramente doado para estacionamento de veículos de servidores e usuários  do Tribunal de Justiçam, com mais de 210 vagas. Apenas isso já amenizará muito a total falta de espaço para estacionar no entorno de vários prédios daquela importante área central de Porto Velho.
 A PRAÇA E O LIXÃO - Finalmente, a Praça voltou a ser do povo. Há quase dois anos, expulsos da área do Shopping Popular pela cheia histórica do rio Madeira, os ambulantes tinham praticamente tomado toda a Praça Marechal Rondon (Praça do Baú). Agora, a Prefeitura, atendendo pedido do Tribunal de Justiça, determinou a retirada das barracas. Como houve uma limpeza geral no galpão do antigo Shopping Popular, os vendedores estão voltando para lá, ao menos provisoriamente, até que novo local seja destinado a eles. O que falta agora é fazer uma limpeza geral na área. Porque a Praça ficou parecendo um lixão a céu aberto...
 FORTUNA DOURADA - O novo garimpo de Pontes de Lacerda, no Mato Grosso, perto da fronteira com Rondônia, continua se tornando um local de peregrinação dos amantes do ouro. Fala-se lá que a riqueza está praticamente à flor da terra. Houve casos de garimpeiros postando fotos nas redes sociais com pepitas enormes, tiradas de pequenas elevações no entorno da cidade. Brasileiros de todos os recantos estão chegando, para tentar a sorte e enriquecer do dia para a noite,. Famílias inteiras largam tudo para ir para lá,. Num só dia, foi registrada a entrada de nada menos que mil pessoas. A pequena Pontes de Lacerda já é chamada de nova Serra Pelada.
 PERGUNTINHA - Quando o Ministério das Minas e Energia vai rever a vergonhosa bandeira vermelha que temos que pagar todos os meses, nas contas de energia, para cobrir rombos feitos pelo próprio governo?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário