terça-feira, 13 de outubro de 2015

É BOM SABER

Sobre o Sal

O sal comum, chamado também de sal de cozinha ou sal de mesa, é quimicamente conhecido como cloreto de sódio (formado da reação do ácido clorídrico com a soda cáustica - propriamente um ácido e uma base). A função do sal no organismo humano é controlar as substâncias que entram e saem das células. Graças a ele, a quantidade de nutrientes e água das células estão sempre regulados. os romanos costumavam pagar suas legiões com o sal. Foi daí que nasceram as palavras soldo, salário e soldado. Soldado era  o legionário que recebia o salário em sal. Os egípcios costumavam usar sachês de sal grosso para retirar a umidade dos corpos dos mortos durante o processo de mumificação.


Sobre o Café

Acredita-se que o café foi descoberto no século 9, quando, um pastor de cabras percebeu que os seus animais ficaram mais excitados, após terem comido algumas bagas vermelhas de uma árvore. Este pastor levou os frutos a um santo muçulmano que as conseguiu transformar em bebida, o café dos dias hoje. A palavra "café" vem do árabe "qahwah", que está relacionado com a palavra vinho. A palavra turca para o café, kahve, é derivado da palavra árabe e está relacionado com a palavra café.

Outros estudiosos acreditam que a palavra Kaffa, região da  Etiópia onde se acredita que o café tenha sido originado. A primeira loja a comercializar o café como bebida foi inaugurada em 1475, em Constantinopla (na presente Istambul).

Em todo o mundo são consumidas mais de 500 bilhões de chávenas de café por ano, sendo a bebida mais popular de sempre. É também a mais negociada mundialmente!

Fonte: Jornal Alto Madeira





Nenhum comentário:

Postar um comentário