terça-feira, 1 de setembro de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

MAIS UMA BOMBA VAI ESTOURAR NA ÁREA DA MEDICINA

Denúncias relacionadas com irregularidades na participação de estudantes de Medicina no atendimento a pacientes em hospitais públicos, vai estourar nos próximos dias, em todo o país. Rondônia não vai ficar fora. Os levantamentos estão recheados de exemplos em que simples estudantes dos cursos, estariam utilizando o aprendizado como se estivessem em Hospitais Escola, que não existem em inúmeras regiões do país, onde abundam cursos de Medicina, muitos sem a estrutura necessária. Também no Hospital de Base, haveria casos de alunos até fazendo curativos mais complexos, receitando e aplicando medicamentos, sem a orientação de um professor especializado, um professor, um preceptor, como exige a legislação. O assunto deve estourar em breve, em alguns dos mais importantes programas jornalísticos do país. Os dados foram colhidos em várias regiões do Brasil e os exemplos, já gravados, seriam de arrepiar os cabelos de quem sabe como deveria ser, com as corretas orientações, a  presença dos estudantes nos hospitais  públicos.
 Tudo isso se soma à forma como o governo federal anda tratando a questão dos médicos e de sua formação. Primeiro, pretende encurtar os períodos de especialização, acabando com aqueles anos todos de estudo que hoje os profissionais precisam cumprir para serem  especializados em determinada aérea da Medicina. Depois, já tramita no Congresso projeto que acaba com a revalidação dos diplomas de brasileiros, conseguidas no exterior, como os que se formam na vizinha Bolívia. Depois, uma terceira alternativa é trazer ainda mais médicos cubanos. Os profissionais da área estão arrancando os cabelos.  Está na hora de todos os olhares se voltarem para esse assunto, que pode mexer com toda a estrutura da saúde pública brasileira daqui para a frente. A hora é agora!
  CALOR INFERNAL - Está mais do que na hora do governo estadual entregar o novo prédio do Shopping Cidadão, na Capital, que já está concluído há muito tempo, mas onde falta ainda detalhes importantes como a instalação de ar condicionado e alguns móveis. O prédio, que ficou muito bonito e funcional, já deveria ter sido aberta ao público há um ano, mas, como sempre, problemas inesperados foram atrasando a entrega. Enquanto isso, no prédio provisório da avenida Abunã, no bairro Olaria, os porto velhenses passam  o maior suadouro, num calor infernal, naquele local que deveria ter sido usado apenas por alguns meses. Não dá mais para suportar!
  ALE DANDO DURO! - A semana começa com trabalho duro pelos lados da Assembleia Legislativa. Além das sessões normais, pelo menos três audiências públicas estão programadas. Temas como a questão da invasão do bairro Universitário; as graves deficiências do esporte no Estado e mais uma, sobre a cultura, estarão em debate com vários representantes da comunidade. O presidente Maurão de Carvalho quer muita ação neste segundo semestre no parlamento, para debater questões importantes para os rondonienses. Também ocorrerão audiências públicas e sessões especiais no interior.
 FEIRA NA CAPITAL - O empresário Adélio Barofaldi lidera um grupo que pretende, já em setembro, realizar a primeira edição da Portoagro, um evento comercial voltado para o agronegócio. Será a primeira iniciativa do setor, desde o fim da Expovel. A feira, não terá shows, nem espetáculos e nem rodeio e será apenas voltada à comercialização (como a Rondônia Rural Show, realizada em Ji-Paraná), na busca de mexer com o agronegócio e impulsionar seu crescimento. Nesta primeira edição haverá apoio do Governo e será realizada no Parque dos Tanques, mas já na próximas deverá ter outro local. Sem apoio oficial.
 MÁS NOTÍCIAS NO AR - Mais um domingo complicado no aeroporto internacional (não está na hora de mudar essa nomenclatura ridícula?) de Porto Velho. Primeiro, o calor infernal, em função do sistema de ar condicionado desligado. Onde se viu, num aeroporto do norte, com esse sol abrasivo e temperaturas altíssimas, um aeroporto sem ar condicionado? Só em Porto Velho mesmo! Além disso, para piorar, ainda faltou água durante algum tempo, no domingo daqueles que o Jorge Teixeira enfrentou de novo. Há algo muito errado com o comando do nosso único aeroporto. Que de internacional, aliás, não tem absolutamente nada!
 ADEUS, ZOO! - Repercute, em todo o país, a decisão do governador gaúcho Ivo Sartori em acabar com a Fundação Zoobotânica do Estado e demitir todos os funcionários, num pacote para economizar e equilibrar as finanças. O Rio Grande do Sul tem um dos melhores e mais completos Zoológicos do país, na cidade de Sapucaia do Sul, a 20 quilômetros de Porto Alegre e seu Museu de Ciências Naturais é respeitado no mundo todo. O caso está causando indignação e protestos sem fim. Até ontem, o governador não tinha mudado de ideia.
 PERGUNTINHA - Será que a série de blitz da Polícia Militar, realizada nos últimos dias, vai mesmo acabar com a baderna, as drogas e o sexo correndo solto nas madrugadas do Espaço Alternativo?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário