Kawasaki KX-F 250 |
As mootos off-road (de todo o terreno) são utilizadas por praticantes de motocross/supercross, enduro, cross-coutry, trial, ralie trail. Os pneus são específicos, geralmente para tração na terra (tipo tacos) e rodas maiores, para transpór obstáculos com maior facilidade. A sua suspensão possui um curso total maior, sendo mais altas em relação ao solo, para abserver impactos e não os transmitir para o piloto.
O visual geralmente é despojado, com desenho rústico e/ou agressivo, sem acessórios que possam ser danificados quando a moto foi utilizada em trilhas. Possuem também uma relação de marchas curtas e rápídas acelerações, com motores de 125 a 600 cm³ de cilindradas ou mais. Dentro desta categoria, existem as Big Trail, motos de uso misato que para viagens longas que incluem trechos de off-road. São mais confortáveis e mais pesadas, com peneus de uso misto e tanques de combustível que chegam a 40 litros, para permitir boa autonomia em trechos longos em que não é possível o reabastecimento. São a maioria das motos que participam do Rally Paris-Dakar.
Outra variação dentro desta categoria msão as MotoCross, indicadas para participação em campeonatos de velocidade/saltos em terra ou de rally, vendidas sem acessórios obrigatórios para utilização em vias urbanas (espelhos, piscas, lanternas). Uma nova variação dentro da categoria Trail são as Motard e Supermotard , motos originalmente de trail/cross mas que foram adapatadas para competições em cirucuitos que alternam trechos de alta velocidade em asfalto com trechos de terra e saltos. Utilizam motores com capacidade cúbica acima de 600 cm³ de cilindradas.
Exemplos desta categoria incluem a Kawasaki KX-F 250, KTM e a BMWF650
Scooters
As scooter são motos que permitem a posição de pilotagewm sentado e com os pés apoiados no piso, sem a necessidade de usar os pés para a troca de marchas, montadas com câmbio automático (CTV) por corrente dentada com polias variáveis.. A maioria das scoters possui 50cc equipadas com motores de 2 tempos. Acima disso se encontram as de 4 tempos. Usadas para pequenos deslocamentos e lazer, apresentam compartimwentos port-capacetes que permitem ao usuário deixá-lo escondido na moto enquanto não estãos sendo utilizados.
Até 1998, no Brasil, era permitida a condução das scooters de, no máximo, 50cc e velocidade máxima de 50 km/h por qualquer pessoa maior de 18 anos, sem a necessidade da Carteira Nacional de Habilitação, desde que a moto estivesse devidamente emplacada e o condutor usasse capacete. Desde então, é necessária a ACC (Autorização para condução de ciclomotores) ou a carteira de motorista para motocicletas acima de 50cc (categoria "A").
Geralmente as motos de baixa cilindrada (50 a 100), apresentam baixo desempenho, baixa manutenção e baixo consumo de combus´tivel. Existe uma nova tendência de equipar as scoters com motores maiores, de até 650 cilindradas (Suzuki Burgman), para atingir uma pequena fatia do mercado de usuários que querem maior desempenho aliado ao conforto de pilotar com os pés apoiados.
Na Europa, é comum o uso de scooters de 125 a 250 cc pór executivos, sendo que alguns países, há mais venda de scooters do que de motocicletas "normais".
Fonte: Wikipédia
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