domingo, 1 de janeiro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

AS DECISÕES DA NOSSA JUSTIÇA
DEVERIAM SER COPIADAS NO PAÍS
A Justiça está dando sinais de que a vida dos envolvidos na Operação Termópilas não será fácil. Ao negar liberdade provisória aos dois principais envolvidos – Valter Araújo, foragido e José Batista, preso – o Judiciário aponta que não pretende afrouxar o laço (ou as algemas), em torno daqueles que se locupletaram do dinheiro público, através de um esquema que envolveu não só sete deputados. Envolveu também assessores do então presidente da ALE e, mais que isso, servidores do Governo rondoniense. Pelo menos cinco dos sete deputados suspeitos já foram denunciados pelo MP. Outros dois podem ser citados a qualquer momento. A tendência, pelo que se constatou até agora, é de que nenhum deles receba benesses. O exemplo da Justiça de Rondônia bem que poderia se espalhar país afora. Porque muitos dos envolvidos em denúncias pesadas, continuam livres, leves e soltos. Ex-ministros do governo Dilma Rousseff, por exemplo, defenestrados por suspeita de falcatruas e danos ao erário, não estão nem aí. Um deles, o ex-ministro dos Esportes, Orlando Silva, faz roda de samba na sua casa, para amigos e parceiros. Alfredo Nascimento voltou ao parlamento e, além de queixar-se de ter sido vítima de uma armação, nada mais fez. A não ser gastar 50 mil reais em verbas a que os congressistas têm direito.
A lei tem que ser pesada, dura. Tem que inibir o crime. Tem que dar, pelo exemplo de penalizações drásticas, o recado de que o país não aceita mais a corrupção, o assalto aos cofres públicos, a vergonha de ter autoridades de todos os naipes, seguidamente, envolvidas em sacanagens. Só um Judiciário forte e magistrados de rabo preso apenas com a grande maioria do povo brasileiro, podem mudar o quadro triste que vivemos até aqui. Em Rondônia há um bom exemplo. Precisamos torcer para que ele se espalhe por todo o restante do país, nesse 2012 que nasce.

LARGADA
É ano de eleição, só pra lembrar. Este primeiro dia de 2012 significa uma largada simbólica para a disputa pelas Prefeituras em todo o país. Em Porto Velho, da dúzia de candidatos que havia, já houve redução bastante significativa, pelos rolos envolvendo deputados. Mas mesmo assim, a corrida será acirrada. Dentro de 90 a 120 dias, saberemos com mais segurança qual o quadro real e quem tem mesmo chance de sentar na cadeira de Roberto Sobrinho. Há nomes conhecidos, mas podem surgir surpresas de última hora na relação dos concorrentes.

NO INTERIOR
Por todo o interior e principalmente nas cidades maiores, a disputa pelo comando dos municípios também será dura. Candidatos a candidato proliferam em todos os quadrantes, tanto os bom de voto quanto os sem chance. Vamos ter, a partir de junho mais ou menos, um único assunto: a ferrenha corrida pelas Prefeituras.

VIDA MANSA
A essas alturas do campeonato, já há brasileiros comemorando a entrada de ano com alguns milhões no bolso. A Mega da Virada previa até 250 milhões de reais em prêmios. Vamos torcer que pelo menos um rondoniense esteja no rol desses felizardos. Na manhã deste domingo, já saberemos quem começa 2012 com os bolsos recheados e a vida mansa.

APOIO DO CHEFE
Cresce o prestígio do coordenador de Apoio à Administração, Gebrin Abdala, junto ao governador Confúcio Moura. Gebrin criou alguns controles importantes, em busca de economia aos cofres do Estado e sua iniciativa agradou em cheio ao chefe. É um nome na administração estadual para se acompanhar de perto. Pode ir mais longe...

A AÇÃO DO MP
Personagem até há recentemente pouco conhecido pelo grande público, mas com longa história prestada ao Ministério Público, o procurador geral do Estado, Herverton Aguiar, vem realizando mais uma vez um grande trabalho. As denúncias contra os envolvidos na Operação Termópilas são consistentes e com grandes chances de serem acatadas no Judiciário, em grande parte pelo menos. O procurador e sua equipe trabalham direitinho.

E O INSS?
Uma das principais motivações da Operação Termópilas, que descobriu uma quadrilha agindo contra os cofres do Estado, foi levantar sérias denúncias de desvio de recursos federais, via INSS. Até agora, contudo, há silêncio sobre esse tema. Só se fala nos crimes contra o Estado. O caso mais grave, que envolve dinheiro da União, ainda não teve qualquer divulgação. O que será que está havendo?

DOZE MESES
Começa um ano decisivo para as atuais administrações municipais, o último. Açlguns prefeitos fecham seu primeiro mandato, outros o segundo. Em Porto Velho, por exemplo, onde a Prefeitura anuncia o andamento de mais de 100 obras, o mais importante é não começar nada novo, mas sim concluir tudo. Inclusive obras atrasadas, como as dos viadutos sobre a BR 364. É um desafio que tem um ano para ser superado.

PERGUNTINHA
Vamos comemorar a validade da Lei Ficha Limpa para estas eleições municipais ou seremos feitos de bobos novamente?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário