terça-feira, 29 de janeiro de 2019

TURISMO - CINCO MUSEUS INCRÍVEIS PARA VISITAR NO BRASIL

MASP - SÃO PAULO
A alta do dólar e outros fatores têm levado muitos viajantes brasileiros a darem prioridade para destinos nacionais. Pensando nisso, foi preparado um roteiro de museus para quem quer incluir um pouco mais de cultura no roteiro.

CONFIRA:

      1. INHOTIM - BRUMADINHO - Inhotim, na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, é o maior museu a céu aberto da América Latina, reunindo trabalhos de muitos dos principais artistas contemporâneos do Brasil e do mundo. Passear por lá no verão é muito gostoso, já que o museu em si é uma obra, localizado num parque com uma flora do mundo inteiro, com direito a animais e muitas espécies. Muitas obras são instaladas interativas, e os visitantes podem alugar um carrinho caso andar pelo parque se prove muito cansativo. O local também conta com boas opções de restaurante e lojas com lembrancinhas de todos os tipos. O ideal é se hospedar em Belo Horizonte e de lá pegar um ônibus ou alugar um carro para o Inhotim, que fica na cidade de Brumadinho, a uma hora da capital. OBSERVAÇÃO: Apesar do fato ocorrido estes dias em relação ao rompimento da Barragem, o Museu não foi afetado, porém está com a visitação suspensa. 
      2. MASP - SÃO PAULO - O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, também conhecido como MASP, é um dos mais importantes do país. Foi fundado em 1947 pelo empresário e mecenas Assis Chateaubriand e conta tanto com um acervo fixo de obras de vários séculos e nacionalidades como com exposições rotativas. Além delas, também realizam palestras, seminários e oficinas por onde passam muitos dos principais artistas brasileiros. Todo ano as exposições giram em torno de temas principais: as histórias da sexualidade (2017), as histórias afro atlânticas (2018) e as histórias feministas/histórias das mulheres (2019) são algumas das mais recentes. O prédio em si é um projeto arquitetônico incrível de Lina Bobardi, com um dos maiores vãos sem colunas do mundo.  O museu fica na Avenida Paulista, uma das principais avenidas de São Paulo, e pode ser acessado tranquilamente de carro ou metrô. Confira opções de hospedagem em São Paulo.
      3. MAC NITERÓI -NITERÓI -  Oscar Niemeyer foi o arquiteto responsável pelo projeto do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, inaugurado em 1996. Inspirado em um disco voador, o prédio rapidamente tornou-se uma maravilha arquitetônica admirada no mundo todo, além de ter se consolidado como um dos principais pontos turísticos do estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Além de seu acervo fixo, o museu busca estimular práticas experimentais em arte, ciência e educação, a fim de aliar tradição e modernidade. Aos sábados, há visitas guiadas em vários horários. Para se chegar ao museu, o ideal é pegar um voo para o Rio de Janeiro e, del, um ônibus ou carro alugado até o museu.
      4. INSTITUTO RICARDO BRENNAND - RECIFE - Localizado no bairro da Várzea em Recife, o Instituto Ricardo Brennand é um das instituições culturais brasileiras de grande renome no mundo todo. Inaugurado em 2002, o prédio é inspirado em castelos medievais europeus e é circundado por uma grande área de mata atlântica preservada. Reúne um amplo acervo artístico e histórico, com armaduras, armas e outros objetos originais da Europa medieval e da Ásia. Além do acervo, o museu realiza exposições temporárias e eventos de muitos tipos. O Restaurante Castelus, localizado dentro do complexo, reúne várias opções de comidas regionais para o intervalo. Para se chegar ao museu o ideal é pegar um táxi ou alugar um carro em Recife - não há linhas de ônibus mutos práticas.
      5. PINACOTECA DO ESTADO - SÃO PAULO - Localizado no centro da cidade, o prédio da Pinacoteca do Estado de São Paulo foi projetado no final do século XIX e construído com tijolos ingleses. Fica ao lado do Parque da Lua, é o museu mais antigo da cidade e abriga quase 10mil obras, com foco em artistas brasileiros. O museu passou por uma grande reforma no final da década de 90 para melhor receber seus visitantes e, no térreo, conta hoje com o Memorial da Resistência de São Paulo, dedicado a preservar a memória da resistência à ditadura militar. O museu é facilmente acessível de metrô, estando próximo à estação da Luz.
Fonte: Diário Revista TV - Jornal Diário da Amazônia


Nenhum comentário:

Postar um comentário