sábado, 19 de janeiro de 2019

Reitor da UNIR reúne-se com secretário chefe da Casa Civil de Rondônia para discutir possíveis parcerias

Em continuidade às ações de aproximação institucional o vice-reitor no exercício da reitoria da UNIR, professor doutor Marcelo Vergotti, o chefe de gabinete, professor Adilson Siqueira, e o Diretor de Educação a Distância (EAD), professor Vasco Pinto da Silva Filho, reuniram-se na manhã de quinta-feira (18), com o secretário-chefe e a subchefe da Casa Civil do Governo de Rondônia, respectivamente, Pedro Antônio Afonso Pimentel e Erika Camargo Gerhard.

Na oportunidade discutiram-se vários temas que podem resultar em parcerias entre a UNIR e Governo do Estado para fomentar o desenvolvimento do Estado por meio da união de forças entre as duas instituições.

Nesse sentido, o professor Vasco Pinto da Silva Filho, lembrou um assunto que já vem sendo discutido há algum tempo referente à disponibilização da estrutura da educação a distância da UNIR, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), para oferecer o curso de Administração Pública para as reeducandas do presídio feminino de Porto Velho.

O professor Adilson Siqueira acrescentou que existem muitas outras possibilidades de aproveitamento da estrutura de EAD da UNIR para estabelecimento de parcerias entre a Universidade e Governo, inclusive na área de Saúde. Ele explicou que a educação a distância pode ser bastante útil nas localidades onde a mão-de-obra é escassa e as oportunidades de formação bastante reduzidas.

O professor Vasco lembrou que, por meio da EAD/UAB, já foram desenvolvidas em parceria com o Estado turmas de graduação e pós-graduação latu sensu em Gestão Pública, Gestão de Saúde, entre outras. Vasco também disse que a UNIR tem possibilidade de ofertar curso de arquivamento eletrônico de informações.

Para dar andamento a essas questões, o chefe da Casa Civil orientou conversar com a Seduc para mapear as carências na área da educação.

Outras possibilidades de parceria, saindo da EAD e partindo para a educação presencial, são a Zootecnia, Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos, Direito e Segurança Publica.

Na área da Saúde, tanto a UNIR quanto o Estado manifestaram interesse em aumentar a quantidade de preceptores para os residentes do curso de Medicina nos hospitais públicos.

Outra área de interesse para ambas as partes é a piscicultura. Devido à diversidade de peixes e suas bacias hidrográficas, o Estado tem muito potencial, no entanto a piscicultura é uma atividade ainda incipiente. De acordo com o reitor, a junção do potencial do Estado com os estudos e pesquisas desenvolvidos na Universidade poderá promover a geração de emprego, renda e industrialização, ressaltando-se ainda o grande quadro de pesquisadores que a UNIR possui, em diversas áreas do conhecimento.

No final do encontro ficou compromissado para breve o agendamento de uma reunião com todos os secretários de governo e casa civil para que a UNIR apresente suas potencialidades, metas e objetivos a fim de contribuir e reunir forças em prol do desenvolvimento regional.



Fonte: UNIR



Nenhum comentário:

Postar um comentário