domingo, 13 de janeiro de 2019

Dicas de Pilotagem: Você, no comando!


Em incursões off-road, nos deparamos com várias situações que exigem técnicas diferenciadas para a superação de dificuldades. Essas dicas podem ser uma proverbial “mão na roda” em estradas de terra

Este mês, a seção “Dicas de Pilotagem” traz boas sugestões para os pilotos que gostam de se aventurar por estradas de terra. Siga atentamente nossas orientações e… boa viagem!
1º Passo: para aventurar-se na terra com sua big trail, o primeiro tópico a ser considerado é a posição de pilotagem correta. Conduzir a motocicleta de maneira certa facilita a tomada de decisões e maximiza a segurança em todos os sentidos. A postura adequada distribui o peso corretamente, assim como o equilíbrio, e mantém o centro de gravidade do piloto.
2º Passo: deve-se tocar a moto na posição de pilotagem “sentado” quando a estrada não apresentar muitos buracos e imperfeições. Do contrário, fique de pé – assim, você absorverá melhor os impactos.
3º Passo: agora que você já sabe quando deve andar sentado, vamos às dicas! Da cintura para cima: os braços devem sempre estar semiarqueados, ou seja, posicione os cotovelos levemente para o alto. Pilotando dessa maneira, os braços absorverão melhor os impactos. Enquanto você conduz, trabalhe a flexão dos braços. Lembre-se: com os cotovelos baixos, você não absorve os impactos; apenas os recebe.
4ª Passo: o tronco/peito também deve estar posicionado à frente, nunca para trás. Pilotamos dessa maneira para mantermos o centro de gravidade e a distribuição de peso de maneira correta.
5ª Passo: pressione levemente as pernas no tanque de combustível. Essa atitude alivia a pressão das mãos e evita que o piloto fique muito tenso, concentrando toda a força nos braços. Mantenha, também, as pontas dos pés nas pedaleiras e nunca os calcanhares ou o meio dos pés; isso facilitará a ação no momento em que você precisar trocar de marcha ou acionar o freio traseiro.
DETALHES
Essas técnicas de pilotagem estão aí para facilitar a sua “tocada”. Elas foram pensadas para maximizar a absorção de impactos pelo corpo, aumentar a tração e manter o equilíbrio e o centro de gravidade. Observe os pilotos de off-road nas mais diversas modalidades, como motocross, rally, enduro e trilhas. Todas elas aplicam a mesma técnica quando o assunto é pilotar sentado. O procedimento também vale para a sua big trail. E nunca se esqueça de pilotar sempre bem equipado!
Fotos:





Fonte: MotoAdventure


Nenhum comentário:

Postar um comentário