A BMW convoca os proprietários de motos da marca – a maioria motos mais antigas e já fora de linha de produção, para reparos em diversas partes. São muitas versões e modelos de motos das linhas F, G, K e R comercializados no país e, segundo o comunicado da empresa, não são muitas motos, mas são muitos e diferentes tipos de reparos necessários. Este recall BMW pede que os proprietários das motocicletas envolvidas entrem em contato com um concessionário autorizado da marca para agendar gratuitamente a verificação e, se necessário, o reparo dos componentes que podem apresentar problemas e causar acidentes e danos físicos e/ou materiais aos ocupantes das motos e a terceiros.
A BMW detalhou os riscos e os reparos necessários em cada uma das linhas de motos. Há uma lista abaixo que detalha os modelos e os reparos necessários para este recall BMW. De qualquer maneira, estima-se que sejam milhares de motos e fica claro também que os reparos podem ser diferentes para cada moto.
Recall BMW – Comunicado detalhado
“Linha F – Os modelos F 650 GS e F 650 CS, fabricados entre 2000 e 2002, estão sendo convocados devido a riscos de perda de eficiência de frenagem na roda traseira, desligamento repentino do motor e vazamento de combustível na região da bomba de combustível. Os reparos incluem a instalação de clipe de reforço na balança traseira, substituição do diodo do relé principal e reparo do flange da bomba de combustível.
Os modelos F 650 GS e F 650 GS DAKAR, fabricados em 2006, estão sendo convocados para substituição da parte inferior do quadro. O risco envolvido é de queda repentina do veículo enquanto o veículo permanece estacionado ou no momento em que o piloto e garupa montarem no veículo.
Já os modelos F 800 S, F 800 GS e F 650 GS, fabricados entre 2006 e 2008, estão sendo chamados devido a riscos de bloqueio da roda traseira, possível perda repentina da força motriz e instabilidade direcional. Os reparos incluem correção na rota do tubo de respiro do tanque de combustível; substituição dos elementos de fixação da coroa traseira; verificação e, se necessário, substituição do eixo da roda dianteira.
Linha G – As motocicletas G 650 Xchallenge, G 650 Xmoto e G 650 Xcountry, fabricadas entre 2006 e 2008, são convocadas para substituição da mangueira de saída da bomba de combustível; substituição do espaçador da corrente de transmissão final e da pala do amortecedor traseiro (apenas modelo Xchallenge); verificação e, se necessário, reparo do cubo da roda traseira. Os riscos envolvem o bloqueio da roda traseira, vazamento de combustível e travamento do amortecedor traseiro.
Linha K – As motocicletas K 1200 RS, K 1200 S e K 1200 R, fabricadas entre 1997 e 2006, são convocadas em razão de riscos associados à perda de controle do veículo e redução na eficiência de frenagem dianteira. Os reparos necessários incluem a verificação e, se necessário, substituição da bomba de óleo; verificação e eventual correção do torque dos parafusos de ajuste dos manetes de freio e embreagem; substituição do parafuso banjo e dos discos de freio dianteiros.
Linha R – Os modelos R 1100 R e R 1100 S, fabricados entre 1996 e 1998, devem ser encaminhados a uma concessionária autorizada para verificação e, se necessário, substituição ou correção dos seguintes componentes e sistemas: chicote do canhão de ignição e chicote elétrico; amortecedor dianteiro; junta esférica no pedal do freio traseiro; conjunto do distribuidor de combustível. Os riscos estão associados com o desligamento repentino do motor, perda de controle do veículo, falha no acionamento do sistema de freio traseiro e vazamento de combustível, respectivamente.
Já os modelos R 1200 C, fabricados entre 1997 e 2000, devem ser avaliados para substituir as chapas de apoio e fixação do banco do passageiro; refazer a rosca e substituir os elementos de fixação da mesa superior; verificar e, se necessário, corrigir o torque dos parafusos de ajuste dos manetes de freio e embreagem. O risco decorrente da falta desses reparos é a perda de controle do veículo.
Os modelos R 1150 GS, R 1150 GS Adventure, R 1150 RT e R 1150 Rockster, fabricados entre 1999 e 2003, participam do recall para instalação do coxim e, se necessário, substituição da tubulação do fluído de freio dianteiro; instalação de disco distanciador e, se necessário, substituição da roda fônica e sensor do ABS; substituição do flexível de freio da roda traseira; correção da rota dos cabos do sistema de ignição. Os riscos estão associados com a redução na eficiência de frenagem dianteira ou traseira e desligamento repentino do motor.
Os modelos R 1200 GS e RT, fabricados entre 2004 e 2005, devem comparecer à rede de concessionárias para os seguintes reparos: verificar e, se necessário, substituir a junta da bomba de combustível; instalar as coberturas das polias do cabo do acelerador; verificar e, se necessário, substituir o parafuso banjo no flexível de freio dianteiro; corrigir a rota do chicote do sensor do ABS dianteiro. Os riscos estão associados com o desligamento repentino do motor, perda do controle do veículo e redução na eficiência de frenagem dianteira.
Os modelos HP2 Enduro, fabricados entre 2005 e 2006, são chamados para substituir os anéis de vedação e espaçamento do sensor do ABS da roda traseira e substituir o parafuso dianteiro de fixação do paralever. Os riscos estão associados com a possível derrapagem da roda traseira. Os modelos R 1200 GS e R 1200 GS Adventure, fabricados em 2008, são convocados para substituição do módulo do ABS. Os riscos estão associados com a redução na eficiência de frenagem.
Agendamento
Os reparos das inconformidades técnicas apresentadas nesta campanha de recall podem ser agendados imediatamente. O tempo total de reparo é de até 2 horas (linhas F e G), e de 3 a 4 horas (linhas K e R). Para verificar se sua unidade está dentro do sequenciamento de chassis ou, para mais informações, por favor, acesse www.bmw-motorrad.com.br, clicando na opção Serviços e Acessórios, Recall e Consulta de Recall, ou entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente BMW, exclusivo para Recall, 0800 019 7097, de 2ª a 6ª feira, das 8 às 19 horas.
Veja abaixo a lista de modelos afetados com os respectivos anos de fabricação, códigos de chassi não-sequenciais e os eventuais riscos e reparos necessários:
MODELO | CHASSI | PRODUÇÃO | RISCO | REPARO |
F 650 GS | ZE34412 a ZE40106 | 04/2000 a 01/2002 | Perda de eficiência de frenagem na roda traseira | Instalação do Clipe de Reforço na Balança Traseira |
F 650 GS | ZE34412 a ZE40106 | 04/2000 a 01/2002 | Desligamento repentino do motor | Substituição do Diodo do Relé Principal |
F 650 CS | ZH02483 a ZH04383 | 04/2000 a 01/2002 | Vazamento de combustível na região da bomba de combustível | Verificação e Reparo do Flange da Bomba de Combustível |
F 650 GS / F 650 GS Dakar | ZR99855 / ZP96084 | jun/06 | Queda repentina da moto quando ela estiver parada ou no momento em que piloto e garupa montam | Substituição da Parte Inferior do Quadro |
F 800 S | ZP19668 a ZP20182 | 09/2006 a 09/2008 | Bloqueio na roda traseira | Alteração na Rota do Tubo de Respiro do Tanque de Combustível |
F 650 GS / F 800 GS | ZT31680 / ZT68436 a ZT71827 | 09/2006 a 09/2008 | Bloqueio da roda traseira ou perda repentina de força motriz | Substituir os elementos de fixação da coroa traseira. |
F 800 GS | ZT68436 a ZT71827 | 09/2006 a 09/2008 | Instabilidade direcional | Verificar e, se necessário, substituir o eixo da roda dianteira |
G 650 Xchallenge e G 650 Xmoto | XA80327 a XA82524 / XB00970 a XB02246 | 11/2006 a 10/2008 | Vazamento de combustível. | Substituir a mangueira de saída da bomba de combustível |
G 650 Xchallenge | XA81530 | 11/2006 a 10/2008 | Bloqueio da roda traseira | Verificar e se Necessário Reparar o Cubo da Roda Traseira |
G 650 Xcountry / G 650 Xchallenge / G 650 Xmoto | XC00017 a XC02001 / XA80327 a XA82524 / XB00970 a XB02246 | 11/2006 a 10/2008 | Vazamento de combustível / travamento do amortecedor traseiro (apenas modelo Xchallenge) | Substituir o espaçador da corrente de transmissão final / substituir a pala do amortecedor traseiro (apenas modelo Xchallenge) |
R 1100 R | 0368708 a ZC08200 | 04/1996 a 08/1998 | Desligamento repentino do motor | Verificar e, se necessário, substituir o canhão de ignição e o chicote elétrico |
R 1100 R | ZC08200 | 06/07/1998 | Perda de controle do veículo | Verificar e, se necessário, substituir o amortecedor dianteiro |
R 1200 C | ZB00450 a ZB16889 | 05/1997 a 11/2000 | Perda do controle do veículo | Substituir as chapas de apoio e fixação do banco do passageiro |
R 1100 S | ZA80502 a ZA82203 | 04/1996 a 08/1998 | Falha no acionamento do freio traseiro | Garantir a Fixação da Junta esférica no pedal do freio traseiro |
R 1100 S | ZA80502 a ZA82203 | 04/1996 a 08/1998 | Vazamento de combustível | Substituir o Conjunto do Distribuidor de Combustível |
R 1150 GS | ZE01263 a ZL60887 | 07/1999 a 09/2003 | Redução na eficiência de frenagem dianteira | Instalar o coxim e, se necessário, substituir a tubulação do freio dianteiro |
R 1200 C | ZB00450 a ZB16889 | 05/1997 a 11/2000 | Perda do controle do veículo | Refazer a rosca e substituir os elementos de fixação da mesa superior |
R 1150 GS Adventure | ZH54323 | 05/09/2002 | Redução na eficiência da frenagem traseira | Instalar o disco separador e, se necessário, substituir a roda fônica e sensor do ABS |
R 1150 GS Adventure | ZH50142 | 10/01/2002 | Redução na eficiência de frenagem traseira | Substituir o flexível de freio da roda traseira |
R 1150 GS / R 1150 GS Adventure / R 1150 RT / R 1150 Rockster | ZE01263 a ZL60887 / ZH50142 a ZH59521 / ZK58571 / ZJ48924 a ZJ48932 | 07/1999 a 09/2003 | Desligamento repentino do motor | Corrigir a rota dos cabos do sistema de ignição |
R 1200 C | ZB00450 a ZB16889 | 05/1997 a 11/2000 | Perda do controle do veículo | Verificar os parafusos de ajuste dos manetes de freio e embreagem |
R 1200 GS | ZL25450 a ZR35161 | 01/2004 a 09/2005 | Desligamento repentino do motor | Verificar e, se necessário, substituir a junta da bomba de combustível |
R 1200 GS | ZL28450 | 25/03/2004 | Perda do controle do veículo | Instalar as coberturas das polias do cabo do acelerador |
R 1200 GS / R 1200 RT | ZL25450 a ZR35161 / ZM01305 a ZM13606 | 01/2004 a 09/2005 | Redução na eficiência de frenagem dianteira | Verificar e, se necessário, substituir o parafuso banjo |
R 1200 GS / R 1200 RT | ZL25450 a ZR35161 / ZM01305 a ZM13606 | 01/2004 a 09/2005 | Redução na eficiência de frenagem dianteira | Corrigir a rota do chicote do sensor do ABS dianteiro |
R 1200 GS / R 1200 GS Adventure | ZU10115 a ZU13324 / ZU50714 a ZU51522 | 01/2008 a 02/2008 | Redução na eficiência de frenagem | Substituir o módulo do ABS |
HP2 Enduro | ZL00219 a ZL01713 | 08/2005 a 01/2006 | Derrapagem da roda traseira | Substituir os anéis de vedação e espaçamento do sensor do ABS da roda traseira |
HP2 Enduro | ZL00219 a ZL01713 | 08/2005 a 01/2006 | Derrapagem da roda traseira | Substituir o parafuso dianteiro de fixação do paralever |
K 1200 RS | ZA20166 a ZA31420 | 01/1997 a 01/2006 | Perda de controle do veículo | Verificar e, se necessário, substituir a bomba de óleo |
K 1200 RS | ZA20166 a ZA31420 | 01/1997 a 01/2006 | Perda de controle do veículo | Verificar os parafusos de ajuste dos manetes de freio e embreagem |
K 1200 S / K 1200 R | ZR81720 a ZR81815 / ZN11661 a ZN16362 | 01/1997 a 01/2006 | Redução na eficiência da frenagem dianteira | Verificar e, se necessário, trocar o parafuso banjo e os discos de freio dianteiros |
Nenhum comentário:
Postar um comentário