quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Porto Velho completa hoje aniversário de 104 anos

Foi no dia 24 de janeiro de 1915 que o município de Porto Velho foi instalado oficialmente.



A área territorial de Porto Velho estendia-se do rio Madeira até Santo Antônio (Foto: Roni Carvalho – Diário da Amazônia)

O município de Porto Velho comemora hoje os seus 104 anos de instalação com um shows musicais que acontecem no Mercado Cultural. Com grande potencial de desenvolvimento, o município tem uma localização estratégica, possui recursos naturais abundantes, possibilidade de um manejo sustentável da floresta, de mineração sustentável e capacidade enorme de organização da população urbana para que possa se tornar sustentável, inclusive exportar a sua produção para outras áreas.
Foi no dia 24 de janeiro de 1915 que o município de Porto Velho foi instalado oficialmente. Na época, sua área territorial estendia-se do rio Madeira até Santo Antônio. A localidade pertencia ao Amazonas e, a partir de Santo Antônio, pertencia ao Mato Grosso. Seu primeiro superintendente (cargo equivalente ao de prefeito) foi o Major Fernando Guapindaia de Souza Brejense.
A área territorial de Porto Velho estendia-se do rio Madeira até Santo Antônio. Jônatas de Freitas Pedrosa era governador do Amazonas e o médico Pedro de Alcântara Bacelar, o então prefeito de Humaitá, a quem Porto Velho estava politicamente ligada.
A cidade de Porto Velho permaneceu como município amazonense até 1943, quando foi criado o Território Federal do Guaporé, com partes de áreas amazonenses pertencentes aos estados de Mato Grosso e Amazonas. No ano seguinte, houve um reordenamento territorial. E em 1956 a mudança do nome que passou a ser Território Federal de Rondônia, em homenagem ao desbravador Cândido Mariano da Silva Rondon.
Getúlio Vargas, presidente do Brasil, em 13 de setembro de 1943 assina o decreto-lei 5.812 e em 24 de novembro, no Rio de Janeiro, então capital federal, Aluízio Ferreira é empossado como o primeiro governador do Território. Mas somente em 24 de janeiro de 1944 é que o coronel Aluízio Pinheiro Ferreira assume o governo e instala o Território, em ato solene na Escola Barão do Solimões e Porto Velho de fato passa a ser capital do Território.
A capital rondoniense está localizada na parte oeste da Região Norte do Brasil, na área abrangida pela Amazônia Ocidental no Planalto Sul-Amazônico, uma das parcelas do Planalto Central Brasileiro.

Madeira é o principal rio que banha o município

Por estar na Bacia do Rio Amazonas a cidade tem o Madeira como o principal rio que banha o município, vindo do sul da Bolívia.

Hidrovia

Os principais rios do município são: o Madeira (principal braço direito do rio Amazonas): banha Porto Velho, possui grande quantidade de ouro em seu leito e até pouco tempo, na época da vazante, abrigava 30 mil garimpeiros. Seu curso é dividido em dois níveis: Alto Madeira, trecho das cachoeiras e corredeiras, e o Baixo Madeira. Dois lagos se destacam pela sua importância biológica: Lago do Cuniã, com 104 mil hectares, na reserva biológica de Cuniã, e Lago Belmont, no rio Madeira. O rio tem pesca abundante, destacando-se os seguintes peixes: piraíba, jaú, dourado, caparari, surubim, pirara, piramutaba, tambaqui, tucunaré, jatuarana, pacu, pirapitinga, curimatá, a piranha preta e o terrível candiru.

Afluente

Rio Abunã (afluente da margem direita do rio Madeira): faz a delimitação da fronteira entre Brasil e Bolívia, banha o distrito de Fortaleza do Abunã e nasce no Acre. Rio Mutum-Paraná. Rio Jaci-Paraná. Rio Candeias. Rio Ji-Paraná (“Rio Machado”). (ALICE THOMAS E ANA KÉSIA)
Fonte: Jornal Diário da Amazônia





2 comentários:

Anônimo disse...

O lago do Cuniã faz parte da Reserva Extrativista Lago do Cuniã, com 75.876,67 hectares, criada em 1999. Fonte (ICMBio).

Anônimo disse...

O lago do Cuniã faz parte da Reserva Extrativista Lago do Cuniã, com 75.876,67 hectares, criada em 1999. Fonte (ICMBio).

Postar um comentário