terça-feira, 24 de maio de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

CÔMICO E LAMENTÁVEL: O ATAQUE DOS OITO MASCARADOS AO PMDB

As cenas são ridículas. Cômicas, se vistas com um pouco de humor. Apenas nove pessoas – homens e mulheres – com uma máscara branca sobre o rosto (já que estavam praticando um crime e, é claro, criminoso tem que se esconder), picharam o prédio da sede do PMDB, em Porto Velho, na madrugada. O ridículo ficou pior: o grupelho levou um fotógrafo, o único que não estava mascarado, para registrar a ação.  Entre os celerados, alguns já foram reconhecidos. Um inclusive, por ser figura carimbada e também por estar na folha de pagamento de uma ONG, onde recebia, até há pouco, mais de 10 mil reais por mês. Figuras tristes, se as cenas dantescas forem olhadas com algum sentimento de pena. Alguns poucos gatos pingados, uns  desesperados por perderem a boquinha; outros por idiotas mesmo. Foram todos filmados pelas câmeras de segurança. Não será difícil detectar os panacas. Estarão, como tantos outros,  assim, desesperados, por perderem o dinheirinho que, na maioria dos casos, nunca fizeram jus? Muitos dos que hoje protestam receberam durante anos verbas públicas, dinheiro de ONGs e, é claro, são socialistas do ar condicionado, do caviar, do camarão, do uísque importado. Pobre só serve como massa de manobra, porque eles, os graduados, têm que ter uma vida nobre e opulenta. Não parecem os coxinhas que eles tanto xingam?

O ridículo do que está acontecendo no país é mais lamentável do que qualquer outra coisa. Uma Presidente afastada, vivendo do dinheiro público e emitindo notas espúrias, tentando desautorizar o governo legitimamente colocado no poder, respeitados todos os quesitos da Constituição. Uma minoria de celerados e doentes sociais ignorando o desespero do País em sair do abismo, que eles nos puseram. E alguns malucos mascarados pichando prédios públicos. Cômico ou trágico? A culpa é do eleitorado, que colocou essa gente no poder. Bem feito!

“IMBROGLIO SATÂNICO” - Numa entrevista que  concedeu à jornalista Renata Beccaria, da SICTV, o governador Confúcio Moura usou o termo “imbroglio satânico”, para definir o que está acontecendo com a obra do Espaço Alternativo.  Criticou duramente as constantes intervenções de várias entidades e instituições no trabalho e disse que a obra já poderia estar pronta há muito tempo, se não tivesse sido interrompida tantas vezes. Sobre o Espaço Alternativo e outras obras paradas, como o Pronto Socorro de Porto Velho, o Governador também criticou “a burocracia é asfixiante. Não tem alma e nem coração. A velocidade da burocracia não é a velocidade do mandato. A gente tem um pressa, uma vontade imensa de fazer, mas a burocracia conspira para não fazer”.

COERÊNCIA NO SENADO - A bancada federal de Rondônia mantém-se coerente. Votou em peso pelo impeachment de Dilma Rousseff e está apoiando o novo governo interino de Michel Temer. No Senado, Raupp é parceiro de primeira hora, inclusive tendo sido presidente nacional do PMDB durante longo tempo, enquanto Temer fazia campanha política. Ivo Cassol é grato à Presidente Dilma, mas viu que com ela, o país caminharia para o precipício. O mesmo pode-se dizer de Acir, ele sim, que votou inclusive contra a orientação do seu partido – pode acabar até punido por isso -, mas seguiu a orientação do seu eleitorado. Se tivesse ficado ao lado de Dilma, teria, certamente, muitos problemas em sua ascendente carreira política, daqui para a frente.

AO LADO DE TEMER - Na Câmara não tem sido diferente. Os oito deputados estão apoiando o novo governo. Os oito parlamentares, que também votaram todos contra Dilma, divulgam em suas bases que vão estar ao lado do novo Presidente. Não se sabe até quando, porque se o que ele fizer não der certo....Marinha Raupp tem uma ligação mjuito próxima a Michel Temer. Dos novos parlamentares, o que se aproximou primeiro do novo Presidente foi Lúcio Mosquini. Mas todos os demais estão na base governista. Alguns, aliás, construíram suas carreiras políticas trocando de lado e dançando conforme a música...

LETÍCIA E A MÚSICA - Faltaram alguns nomes entre os mais beneficiados pelo Ministério da Cultura, transformado num braço financeiro e amigão, mas apenas de um pequeno grupo de artistas, que apoiam a volta do petismo e da Presidente afastada. Caetano Veloso e Gilberto Gil são dois deles, por motivos óbvios. Ivan Lins é outro: recebeu uma bolada para seus shows. E Letícia Sabatela, aquela que foi até o Papa, para denunciar o “golpe”? Fácil de explicar. A atriz tentou uma carreira como cantora. Ninguém acreditou. Mesmo com o Ministério da Cultura, cheio de amigos da dona Letícia, ela, claro, não decolou. Mas colocou no bolso 1 milhão e meio de reais, para ser “cantora”! Não é uma vergonha?

LOTERIA DA VIDA - Não está fácil a vida das grávidas, principalmente depois do advento do zika vírus. Todas correm o risco de estarem gerando bebês com deformação cerebral e o período da espera é muito mais angustiante que o normal. Em Rondônia, por exemplo, já estão confirmados 41 casos de contaminação de futuras mamães. Todas desesperadas, concorrendo à loteria da vida, já que alguns crianças nascerão com deficientes e outras não, A ciência e a medicina ainda não sabem explicar porque isso ocorre. Há ainda mais de três dezenas de casos suspeitos. Uma tristeza, num período em que as mulheres deveriam viver alguns dos dias mais felizes de suas vidas.

PERGUNTINHA - Pimentel, Léo Moraes, Garçon, Ribamar, Nazif, Odacir, Edgar do Boi, Hermínio: entre esses nomes, você votaria em quem para prefeito da Capital?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário