quinta-feira, 19 de maio de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A PONTE DA VERGONHA, RESUMO DO DESCASO COM NOSSAS CRIANÇAS!

Quando a professora fez um vídeo e o colocou na internet, parecia uma brincadeira de mau gosto. Houve quem imaginasse que seria uma montagem. Quem iria acreditar numa sequência daquelas cenas dantescas, expostas aos olhos de milhares e milhares de internautas e que serviam, antes de tudo, para deixar claro a falta de respeito e de vergonha dos homens públicos para com nossas crianças? Infelizmente, tudo era e é verdade. Na zona rural de Cacoal (mas poderia ser em qualquer das nossas cidades rondonienses ou Brasil afora, já que esse desleixo é uma espécie de doença nacional!), dezenas de crianças arriscam suas vidas, todos os dias, para passar por uma ponte  destroçada, abandonada, caindo aos pedaços. Os riscos são imensos, mas elas, protegidas por suas professoras, caminham entre buracos e perigos, para poderem chegar à sua escola. Querem estudar, mesmo que para isso tenham que caminhar no fio da vergonha, do abandono, da falta de atenção para com elas. Nos discursos, sempre tratadas como futuro do Brasil e em belas palavras que cantam a importância da educação, os políticos adoram subir em palanques para repetir ladainhas que, ainda, a muitos enganam. Mas quando se depara com a vida real e com cenas como essas, da ponte da morte, sabe-se que há uma distância abissal entre o que é conversa mole e o que é verdade.

Bilhões de reais que deveriam ser utilizados na educação, muitas vezes não chegam onde devem chegar. Parte desse dinheiro fica pelo caminho, enchendo bolsos e incentivando a corrupção que é, hoje, o grande câncer desse país, que levará anos para se recuperar do que lhe roubaram, principalmente na última década e meia. Enquanto isso, as crianças rondonienses continuarão assim: andando na corda bamba, correndo riscos, vivendo de reza para que nada lhes aconteça. É uma vergonha. Mais uma, a que somos, como sociedade, submetidos. Lamentável!
O NOVO REITOR - Em um de seus últimos atos como ministro da Educação, Aloizio Mercadante assinou a nomeação do professor doutro Ari Ott, como novo reitor da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Eleito por ampla maioria entre alunos, professores e servidores da Unir, Ari Ott teve também seu nome confirmado pelo Conselho Universitário. Apoiado também pelo governador Confúcio Moura, que encaminhou carta à então Presidente Dilma, pedindo a nomeação e pelo presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho, Ott assume a universidade com grandes desafios pela frente. Um deles será dar continuidade ao trabalho, considerado de excelente qualidade, da atual reitora, Berenice Tourinho. A posse de Ari Ott deve ser no segundo semestre.

ASSASSINO SOLTO! - Qual o critério utilizado pelo juiz que autorizou o bandidão ( traficante de drogas, assaltante, homicida e perigoso Tiago Ribeiro Gonçalves, para ter uma saída temporária da cadeia, para “comemorar” o Dia das Mães? Mesmo com uma extensa ficha criminal, mesmo sendo considerado um bandido cruel e sanguinário, ele recebeu o benefício. Na segunda-feira, junto com outros asseclas, Tiago participou de um assalto, onde o comerciante Inácio Moreira da Silva, 56 anos, foi assassinado a sangue frio. Preso pouco depois (de novo), espera-se que no próximo Dia dos Pais ele não saia de novo, porque certamente vai matar alguém. Alguém aí vai explicar à família como um sujeito desses pode ter benefícios legais?
DEU A LÓGICA - Como todo o país esperava (e principalmente os brasileiros patriotas, que querem um Brasil melhor), a presidente petista foi defenestrada. Por enquanto, apenas afastada por 180 dias. Não há quem aposte, contudo, um só centavo na hipótese de que ela volte a comandar o país. Sem o apoio dos “movimentos sociais” mantidos a muito dinheiro dos cofres públicos, porque a fonte vai secar com Temer, Dilma tende a ficar isolada. Seu mentor, o ex presidente Lula, terá a partir de agora, que cuidar de si mesmo. Sem foro privilegiado, está perto das mãos do Juiz Sérgio Moro, que quer colocá-lo na cadeia. O efeito danoso do PT sobre o Brasil, finalmente, está terminando.
TROCANDO DE MÃOS - Ibama, Sipam, Eletrobras, INSS, Funasa, Superintendência Federal da Agricultura, Incra, Dnit, Funai, Superintendência Regional do Trabalho são alguns dos órgãos federais que devem mudar de mãos em breve. Na maioria dos casos, lotadas de petistas e seus antigos aliados, em breve, os atuais ocupantes  começarão a deixar suas cadeiras, um a um. Há alguns antigos membros do PT que estão no mesmo posto há mais de 13 anos, logo depois que o partido assumiu o comando. No total, em todo o país, calcula-se que existam pelo menos 100 mil cargos comissionados, do escalão mais alto aos mais baixos. Temer faria um grande bem ao país, se cortasse ao menos pela metade, essa vergonheira toda.
MINISTRO PARCEIRO - O setor do agronegócio em Rondônia está comemorando a indicação do empresário e senador Blairo Maggi para o Ministério da Agricultura. Parceiro de Rondônia há muitos anos, com pesados investimentos feitos no Estado, inclusive com um porto na Capital, Maggi já adiantou que dará, à região amazônica, uma atenção toda especial. Amigo pessoal do ex governador e hoje seu colega, o senador Ivo Cassol e com ótimo relacionamento com toda a classe política local,  Maggi conhece Rondônia muito bem, sabe das suas potencialidades..  Que ninguém se surpreenda se ele acabar aparecendo na Rondônia Rural Show, no final do mês, em Ji-Paraná, numa de suas primeiras visitas oficiais a Rondônia como ministro!
PERGUNTINHA - Quais as ações mais urgentes que o presidente Michel Temer precisa tomar para tirar o Brasil do buraco em que fomos metidos pelo governo Dilma Rousseff?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires - Porto Velho/RO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário