domingo, 22 de maio de 2016

O VICE SEMPRE PAGA O PATO

Quem já teve a oportunidade de acompanhar os movimentos de queda de governos - federal, estadual e até municipal - observou um lugar comum a todos eles. Apesar da diversidade de motivos para o afastamento de um e outro governante, quem acaba pagando o pato é o vicer. Na esfera federal, quando os militares derrubaram João Goulart, em 1964, o vice Pedro Aleixo foi impedido de assumir; na queda de Fernando Collor, em 1992, o vice Itamar Franco foi inúmeras vezes acusado de estar articulando contra o presidente e, agora Michel Temer é a bola da vez, merecendo a desconfiança de Dilma Rousseff e a honestidade do seu partido e seguidores, que o acusam de promover um "golpe". A cena é recorrente também em Estados e municípios, onde o vice é demonizado pelo governante náufrago e seus seguidores.

O vice (presidente, governador ou prefeito) é aquele político, que só faz parte da chapa, por estar tão bem preparado para o exercício do mandato quando o titular, emprestou se nome e prestígio ao candidato ao governo em concordou ser com ele votado para exercer aquilo que juridicamente se denomina "cargo de expectativa". Assim que o eleito toma posse, seu vice deve permanecer à disposição para substituí-la em seus impedimentos e assim o faz, para evitar que a administração entre em colapso. Mas, por ser o sucessor natural, é o primeiro suspeito que o próprio governante e principalmente os seus partidários encontram pela frente quando o assunto é cassação de mandato e afastamento definitivo do titular.

Michel Temer, na carta pessoal endereçada à presidente Dilma (que ambos se acusam de tê-la vazado à imprensa) disse de seu desconforto com ela própria e com o Partido dos Trabalhadores). Quando seu partido, o PMDB lançou o plano "Ponte para o Futuro", foi acusado de conspirar e, quanto mais recrudesce a situação do governo, torna-se mais alvo de manifestações. Suas tentativas de se manter discreto não são suficientes para acalmar os ânimos.

Os seguidores de Dilma, Lula e do PT precisam entender que, independente do que tenha feito em bastidores, o vice é o substituto legal e governará o País caso a titular seja afastada. Há que se tomar cuidado para não insuflar as massas e, além das crises econômicas e políticas, já instaladas, levar o País também à crise social, que nos últimos tempos vem sendo citada nos meios militares como divisor das águas. Todos os detentores de mandatos e os que militam em partidos políticos precisam compreender e respeitar a democracia.

Fonte: Dirceu Cardoso Gonçalves / é dirigente da Associação de Assistência Social dos Policiais Militares de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário