terça-feira, 17 de maio de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NO PAÍS DA TRAGICOMÉDIA, O CARICATO INIMIGO DO BRASIL!

País do tragicomédia. País de muitos homens públicos que não merecem essa nomenclatura. País de leis espúrias. País onde a população é obrigada a aceitar que, como o Congresso é composto por tantos néscios e fichas sujas, pode-se burlar a Constituição, para que o Supremo Tribunal Federal faça papel de parlamento. País onde um semianalfabeto político, um personagem quase desconhecido, que se elege em seu estado com quase 165 mil votos (dá para entender o eleitorado brasileiro?), possa vender sua alma ao diabo das espúrias transações e tirar um pouco de esperança que ainda restava ao seu povo. País onde uma figura dantesca, que chegou à Presidência da Câmara por vias conturbadas, contrarie não só o bom senso, mas a expectativa de milhões de pessoas do bem, que querem ver seu Brasil reerguer-se, tomando uma decisão inacreditável, preservando apenas seus amigos de interesses e bolso, em detrimento das grandes necessidades da imensa maioria da Nação. País onde uma decisão infeliz, estapafúrdia, derrubou a Bolsa de Valores em poucas horas e elevou o dólar, causando mais um grande prejuízo à economia já combalida. E deixando claro que está se lixando para mais de 90 por cento do povo brasileiro, que quer ver esse governo pelas costas.
Enfim, está assim o Brasil que nos fazem engolir todos os dias. Já não basta a violência descontrolada, pela impunidade absurda, doentia e incentivadora de crimes: já não bastam os mais de 11 milhões e meio de desempregados e nem as 100 mil empresas que fecharam nos últimos dois anos; já não bastam a falta de perspectiva e de futuro: ainda temos que aguentar esses políticos, como esse Waldir Maranhão, figura caricata e ignorante, para tentar nos destruir ainda mais. Esse triste episódio mostra, outra vez, a que e a quem estamos sendo submetidos. Vade retro, inimigo do Brasil!
QUANDO A ESMOLA É DEMAIS... - Era bom demais pra ser verdade. Menos de duas semanas depois das obras do Anel Viário de Ji-Paraná recomeçarem pela enésima vez, tudo está quase parado de novo. Cabeça de burro enterrada? Sapos mortos por todo o trecho? Alguma praga há. Agora, tem máquinas, tem equipamentos, tem material, tem boa vontade do governo em tocar o serviço adiante, mas falta pessoal. O DER não tem gente para fazer o trabalho. O deputado Airton Gurgacz correu ao governador Confúcio Moura, pedindo socorro. A ordem que veio de cima é de que o diretor geral Ezequiel Neiva, dê seu jeito e resolva a situação. Confúcio não aceita mais ver a obra parada. Esperemos que sua vontade seja cumprida!
CONFÚCIO E MAURÃO APOIAM - O grupo minoritário que perdeu a eleição para a reitoria da Unir (o eleito foi o professor doutor Ari Ott), requentou denúncias de irregularidades que teriam ocorrido no passado, inclusive as encaminhando ao Ministro da Educação, tentando mudar, no tapetão, o resultado da disputa. Parece que não está dando certo, O governador Confúcio Moura e o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, já deixaram claro seu apoio para que a nomeação do novo reitor ocorra rapidamente. Ambos irão até o Ministério da Educação, caso necessário, para fazer o gestão. Já os adversários do grupo vencedor continuam espalhando denúncias que, segundo se sabe na universidade, são antigas e estariam superadas. Nos próximos dias, novos capítulos da novela.
ESTUDO DE FUTUROLOGIA - As coisas começam a clarear na disputa pela Prefeitura da Capital. Já há uma dezena de nomes postos como pré candidatos, mas pouco mais da metade deles tem chances reais de chegar lá. Com a desistência de Mariana Carvalho (só vai mudar de ideia se o Sargento Garcia prender o Zorro), pelo menos um sexteto forte estará concorrendo, em busca da sucessão de Mauro Nazif. Um deles é o próprio Nazif, que quer um segundo mandato, mesmo sabendo que enfrentará grandes dificuldades. Os outros cinco: Williames Pimentel, Ribamar Araújo, Lindomar Garçon, Léo Moraes e Roberto Sobrinho. Claro que é um estudo de futurologia. Mas, pela lógica, o quadro atual é esse!
MAIS CINCO SE FORAM... - Os finais de semana, principalmente, se tornaram dias de luto e tristeza para muitas famílias rondonienses, por causa do grande número de acidentes e mortes que ocorrem na BR 364 e em rodovias estaduais. Num dos trechos mais perigosos da BR, entre Ariquemes e Jaru, nos últimos meses, já houve pelo menos cinco vítimas fatais. Numa estrada estadual, perto de Rolim, três pessoas da mesma família – mãe, pai e um filho – perderam a vida. Noutro, na 364, morreram mais dois jovens. Em apenas dois acidentes, outras cinco vidas perdidas. E em pleno domingo das mães. O trânsito violento continuam enlutando famílias em Rondônia. E no Brasil.
APRENDENDO COM SUZANE - Mais um caso semelhante ao da assassina Suzane Von Richthofen aconteceu em São Paulo, com algumas diferenças. Foi no interior e não houve vítimas. Mas o caso está abalando a cidade de Guararapes, interior paulista. As duas filhas de um casal, uma de 21 anos e outra de 17, criaram um grupo no watts app, apenas para planejar um assalto aos próprios pais. Uniram-se a dois estudantes de engenharia e inclusive combinaram que se os pais reagissem, os dois bandidos deveriam “quebrar os braços da mãe e o nariz do pai”. Se o pai estivesse armado, deveria ser morto. O caso foi descoberto poucos dias depois que os assaltantes limparam o cofre da família. Suzane e a impunidade estão fazendo adeptos, Brasil afora.
PERGUNTINHA - Depois de cinco anos sem dar aumento ao antigo consórcio do transporte coletivo na Capital, o usuário concorda com um reajuste das tarifas menos de seis meses depois do novo consórcio assumir?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires - Porto Velho/ RO


Nenhum comentário:

Postar um comentário