segunda-feira, 16 de maio de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A COMPETÊNCIA NOS LIVROU DA CRISE QUE DESTROI NOSSA ECONOMIA

O país está definitivamente parado. Não há investimento, ninguém se mexe. Os empresariado não toca em um real antes de saber o que vai acontecer. Os mais de 11 milhões de desempregados vivem no desespero, batendo em portas que estão e estarão fechadas por longos meses, mesmo que um futuro governo de Michel Temer melhore as coisas.  A construção civil estagnou; os financiamentos de imóveis caíram mais de 50 por cento; o volume de vendas nas revendas de carros no país, em média caíram 25 por cento. Até a próxima quinta, dia 12, ou seja, daqui a exatamente uma semana, o Brasil não vai viver. Vai sobreviver do jeito que der. No dia seguinte começa o governo Temer, uma pequena esperança de melhorias. Vai mudar pouco, até porque a classe política continua se lixando para os grandes interesses do país e cada qual quer seu lucro. Por isso Temer sequer vai conseguir enxugar o número de Ministério. Se o fizer, perde o apoio no Congresso. Deputados e Senadores, em sua grande maioria (felizmente, ainda há exceções!), estão preocupados com seus próprios bolsos. Se sobrar um tempinho para ajudar o Brasil, ótimo. Senão, vamos à frase histórica: Mateus, Mateus, primeiro os meus!
Não só por sorte Rondônia, ainda não está no fundo do poço, como a maioria dos Estados brasileiros. Houve competência sim. Tanto do Governo do Estado como da área do agronegócio. A tal ponto que, em plena crise nacional, promoveremos uma feira (a Rondônia Rural Show), que já é grande sucesso desde muito antes de começar, pela participação maciça de expositores e pelas perspectivas de negócios a serem fechados. Nesse momento, estamos a salvo da crise. A partir da semana que vem, com novo governo, pode ser que o Brasil comece a melhorar e, mais à frente, chegue perto de Rondônia, na economia e nos níveis de crescimento. Torçamos para que assim seja!
COMISSÃO EUROPÉIA - Ainda sobre o mesmo tema: no final do mês, uma comissão da União Europeia chega a Rondônia. Vem abrir negociações para que a nossa carne comece a ser exportada para várias países, abrindo um amplo e espetacular mercado para a nossa pecuária. A carne rondoniense, considerada de grande qualidade, até porque o gado é alimentado basicamente do pasto e não há produtos químicos naquilo que ingere, já alimenta milhões de pessoas no Ásia e outras regiões. Ela já chega a mais de 30 países. Mas, a partir de agora, essa exportação poderá mais que triplicar. Essa visita da comissão europeia será decisiva para o agronegócio rondoniense para os próximos anos.
O CASO GLAUCIONE - O jornalista Tadeu Itajubá, do site O Combatente, descobriu um furo no Estatuto do PMDB, que pode inviabilizar a candidatura de deputada Glaucione Rodrigues à Prefeitura de Cacoal. Segundo ele, o partido não aceitaria candidaturas de quem não estivesse nele, oficialmente, há pelo menos um ano antes da eleição. Se isso fosse definitivo, não daria tempo para Glaucione ser indicada à disputa pela sigla. O secretário geral do PMDB, José Lenzi, diz que realmente o Estatuto dizia isso, mas já foi modificado, para abrigar políticos que se transferiram  na última janela dos seis meses. O assunto ainda vai dar muita discussão. Em breve, a eleição municipal entra na pauta do dia e esses temas começarão a ser debatidos com maior profundidade.
MAMÃE NÃO ESTÁ! - Sensacional! Espetacular! Nossas leis ridículas e repugnantes, protetoras dos bandidos, proporcionam coisas como essas. A assassina Suzane Von Richthofen, aquela que matou os pais por dinheiro, está livre da cadeia por alguns dias. Para que? Para comemorar o Dia das Mães! Isso mesmo. Não é piada. Não é história inventada. Não é brincadeira de mau gosto. A assassina fria, que trocou por grana a vida dos pais e os trucidou na própria cama deles, com a ajuda do seu amante e do cunhado, teve o beneficio de, livre, “comemorar” o Dia das Mães. Será que alguém poderia avisar a ela que, nesse domingo, ela não vai encontrar a mamãe em casa?
CRIME GANHA DE GOLEADA - O que está acontecendo na zona rural de Ariquemes é digna daquelas cenas de terror que a gente acha que só acontecem em filmes, nas grandes cidades e em regiões onde a população está completamente abandonada pelo |Poder Público. Grupos armados, formando milícias, atacam moradores do Assentamento terra Prometida, roubando, levando pertences e até comida, tirando todo o dinheiro e ameaçando de morte quem reagir ou chamar a polícia. Os ônibus escolares deixaram de circular na área, porque os motoristas temem ser atacados. Alguns realmente o foram. Não há policiamento e a PM diz que não tem estrutura suficiente para atender toda a enorme área do município. O crime está ganhando de goleada, na região de Ariquemes e no Vale do Jamary.
EXEMPLO DE BONDADE - Pouca gente sabe, porque há um acordo de segredo. Mas o salário do deputado federal Sérgio Reis (isso mesmo, um dos maiores cantores do Brasil!), é doado 100 por cento ao Hospital do Câncer de Barretos. O salário básico, de cerca de 35 mil reais, nem chega a ser usado pelo parlamentar, já que seu cartão bancário e a senha estão sempre com alguém da direção do hospital. É um caso raro em que um político rico (ele o é, graças ao trabalho vencedor como artista, durante décadas), que abre mão dos seus vencimentos para ajudar ao próximo. De forma anônima. Sérgio Reis jamais contou essa história e não quer que ela seja divulgada. Foi eleito com cerca de 45 mil votos. Deveria ter recebido mais de 1 milhão de votos...
PERGUNTINHA - Se sobrar ainda algum dinheiro no seu bolso, você vai comprar fogos de artifício para soltar, daqui a uma semana, quando o Brasil se livrará do pior governo da sua recente história?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO


Nenhum comentário:

Postar um comentário