segunda-feira, 23 de maio de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

CPI CONFIRMOU CARTEL DO BOI. AGORA, É HORA DE COMBATÊ-LO

A CPI dos Frigoríficos terminou na Assembleia Legislativa, com uma das conclusões que já se sabia: há sim um cartel que domina o setor, comandado pelo poderoso Friboi. A empresa, que veio para Rondônia com benefícios fiscais de até 85 por cento nos impostos, acabou tomando conta do mercado, fechando os pequenos concorrentes (que trabalham sem qualquer isenção) e impondo um preço ridículo para a arroba do boi. Os produtores, desesperados, recebiam quase 30 reais a menos pela arroba do que o próprio Friboi paga em outras regiões do país, onde, aliás, não têm os benefícios que recebe aqui.  Outro resultado imediato da pressão, com a ação dos deputados, foi destacada pelo presidente Maurão de Carvalho, ao elogiar o trabalho da CPI e suas conclusões: o preço da arroba já subiu quase 10 reais, nas últimas semanas. Ainda está longe do justo, mas já é um avanço concreto. Maurão elogiou os parlamentares da CPI com razão. Eles trabalharam bastante e rápido, dando uma resposta c´lere ao setor produtivo, onde Rondônia tem hoje mais de 13 milhões e meio da cabeças de gado e fornece uma carne de altíssima qualidade. Exportada, aliás, para quase 30 países e com chance de triplicar sua presença no mercado internacional, caso feche nesse mês acordo com a União Europeia.

O que o Governo do Estado e o Parlamento têm que fazer, a partir de agora, é continuar a pressão. E não só ameaçar, como também tomar medidas práticas para fazer com que os frigoríficos poderosos, que recebem tantos incentivos fiscais, fiquem por aqui como parceiros e não como exploradores da nossa produção de carne. O recado já foi dado. Se não houver um recuo desses gigantes que vivem em mercados fechados, à base de cartéis, eles que vão procurar outra freguesia. Nossa carne é ótima e nossa produção de qualidade, para ficarmos nas mãos de meia dúzia de pessoas que só querem lucrar e lucrar, esquecendo a função social de suas empresas.

QUANDO A LEI SERÁ CUMPRIDA? - Começou a baderna, oficialmente. Ou as autoridades reagem à altura ou perderão o controle da situação. Mais de 500 membros do MST (insuflados por líderes, os vagabundos de sempre), atacaram a polícia, durante reintegração de posse de uma fazenda em Santa Terezinha do Itaipu, no Paraná. Além disso, fecharam a BR  277, impedindo o ir e vir de quem nada tem a ver com a esculhambação. Os líderes do movimento dizem que a fazenda pertence a dois empresários citados na Operação Lava Jato. Não falaram em invadir a casa de nenhum petista, inclusive os já condenados e presos na mesma operação. As autoridades vão reagir ou deixar essa gente colocar fogo no Brasil?

ZONA LESTE ABANDONADA - Onde anda a segurança pública? Moradores da zona leste da Capital andam desesperados com a violência sem fim, que tomou conta de vários bairros. Na semana passada, nada menos do que cinco assassinatos foram registrados. Mas no bairro Mariana, o problema maior são os constantes roubos. Hã casas arrombadas várias vezes,. Numa delas, a família voltou à noite e encontrou a casa totalmente vazia. Durante o dia, ladrões encostaram um caminhão e levaram toda a mobília, além de eletrodomésticos e roupas. Levaram tudo.  Ruas em péssimas condições, falta de iluminação pública e violência extrema apavoram a gente pobre da zona leste da Capital. Pedir socorro a quem?

HERMÍNIO FALA CLARO! - Ah, o deputado Hermínio Coelho! Esse não tem papas na língua. Ao discursar  essa semana na Assembleia, ele criticou duramente as altas contas cobradas pela Eletrlobras, mas também pela Caerd. E falou do seu jeito: “em Rondônia existem vários tipos de assaltantes e ladrões. No entanto nenhum destes assaltantes e ladrões se iguala em periculosidade à Eletrobras e à Caerd”.  Ainda segundo o parlamentar, “ninguém mais aguenta pagar uma conta com valores astronômicos, pois uma simples casa em um conjunto habitacional, com apenas dois ares-condicionados funcionando, tem que pagar  até 1.500 de tarifa da energia”. Sobrou no mesmo tom para a Caerd. Hermínio fala as coisas com todas as letras....

O QUARTO SENADOR - Rondônia tem mais um senador, desde o início da semana, além de Ivo Cassol, Valdir Raupp e Acir Gurgacz. Trata-se do filho de Guajará Mirim, José Aníbal, que assumiu a cadeira de José Serra, agora ministro no governo Michel Temer. Eleito por São Paulo, onde vive desde criança, o tucano José Aníbal nasceu em Guajará, então Território Federal, há 69 anos atrás. Um dos expoentes do PSDB, Aníbal já cumpriu vários mandatos como deputado federal, mas é a primeira vez que assume o Senado. Ou seja, teremos mais uma voz, agora de um filho legítimo de Rondônia, no Congresso Nacional. Os outros três senadores nasceram em outros Estados.

MARIANA E O DESTAQUE - Mariana Carvalho anda comemorando. Foi escolhida pelo Instituto Atlas Político, bastante respeitado entre os que avaliam o trabalho dos parlamentares brasileiros, como a deputada mais atuante de Rondônia e a 32ª entre todos os 513 deputados federais. O destaque da jovem parlamentar de Rondônia, para seu partido local, é uma faca de dois gumes. De um lado, o PSDB comemora a honraria. De outro, sabe que tal distinção afasta cada vez mais Mariana Carvalho de uma participação na eleição municipal. Ela já avisou, internamente aos membros do tucanato local, que não concorrerá à Prefeitura da Capital.

PERGUNTINHA - Responda sem rir: você aí está assustado pelo fato dos governos da Venezuela e de São Domingos terem considerado o impeachment de Dona Dilma como golpe e retirado seus embaixadores do Brasil, como protesto?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO


Nenhum comentário:

Postar um comentário