domingo, 27 de julho de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRO

ANO ELEITORAL: TEMPO DE COBRAR OBRAS QUE NÃO ACABAM

Em ano de eleição, é bom lembrar às autoridades e aos políticos o que eles prometeram e não fizeram. Vamos a apenas ao exemplo de obras que não têm fim. É impossível lembrar tudo, portanto vão aqui apenas algumas obras que estão ou abandonadas, ou atiradas às traças ou superatrasadas em Porto Velho, sem perspectiva de serem concluídas:
1- Viadutos sobre a BR: depois de três anos, foi feita nova licitação e novo prazo para a conclusão é de pelo menos mais dois anos, se não ocorrer mais nenhum obstáculo pelo caminho.
2- Ponte sobre o rio Madeira, no Bairro da Balsa: depois de um atraso de mais de um ano, previsão é de entrega em 15 de setembro. Isso se sair a licença ambiental que ainda está faltando. Nesse caso, só Deus sabe quando será entregue à população.
3 - Obras da BR 319, de Porto Velho a Humaitá e a Manaus: nem a vidente Mãe Diná, quando era viva, iria arriscar qualquer palpite. A verdade é que as ONGs internacionais e setores do governo brasileiro, apoiados por Ibama e seus parceiros, vão fazer de tudo para a obra ser concluída só no dia de São Nunca!
4- Prédio do INSS (foto) na esquina das avenidas Jorge Teixeira (BR 319) com Migrantes. Um dos principais monumentos à incompetência e ao desleixo para com a população, há cinco anos não sai do lugar. Autoridades responsáveis já perderam a vergonha e nem dão mais satisfação sobre esse escândalo e escárnio para com o contribuinte.
5- Ginásio Esportivo Vinicius Danin, que custou 3 milhões de reais, pegou fogo e foi abandonada. Agora, é sede do clube dos marginais e sem teto; dos viciados em drogas e pequenos ladrões que ali se abrigam. Também ninguém sequer se ruboriza com a vergonha exposta.
6- Ridículo: cadê os 100% de água tratada e esgoto, anunciados com alarde durante anos e que, até hoje, não saíram do zero.
EXEMPLO DE SENTENÇA - Um episódio envolvendo uma mulher indígena, Walelasoetxeige Paiter Suruí, mostrou quanto a insensatez e a burocracia podem causar danos aos brasileiros, não só índios, claro, mas a todos os brasileiros. Ela foi aprovada no vestibular da Unir, depois de ser também passar bem pelo Enem, mas a Universidade não aceitou sua inscrição pela falta de um documento. A injustiça foi corrigida pelo juiz Dimnis da Costa Braga. Ele não só mandou a Unir inscrever a índia no curso de Direito como fez uma homenagem a ela, por poesia, dentro da própria sentença. Sensacional!
 CARAS DE IDIOTAS - Uma das coisas sensacionais que se pode publicar na mídia, sem que o peso da legislação eleitoral caia como um prédio desabando na cabeça da gente, é a agenda dos candidatos. É realmente uma coisa sensacional. Pergunte-se: qual a utilidade que tem essa inacreditável informação, numa disputa eleitoral em que o que a gente quer mesmo saber é de propostas que possam mudar nosso país, nosso Estado, nossas cidades? De quem foi a ideia espetacular de dar ao público a informação crucial das agendas dos candidatos? Devemos todos, eleitores, ter cara de idiotas mesmo!
 PRIMEIROS PASSOS - Confúcio Moura está em campanha por todo o Estado. Jaqueline Cassol também. Ambos lançaram as suas nesta semana, esperançosos de que consigam convencer o eleitor. Ele, de que é importante ter novo mandato para concluir o que começou; ela, porque representante novas ideias e porque chegou a hora de uma mulher batalhadora assumir o governo rondoniense, para dar-lhe novos rumos. Os dois estão na trilha, atrás dos votos.
 VAI COMEÇAR!!! - Expedito Júnior vai dizer ao eleitor que tem um grande projeto para Rondônia e que o realizará em parceria com a população. E que agora é a sua vez. O Padre Ton quer mostrar a força do PT, sua parceria com a Presidente Dilma e a forma de governar do seu partido. Pimenta de Rondônia quer tornar o PSOL mais conhecido. Enfim, os cinco postulantes ao Governo começam, aos poucos, a mostrar seus projetos. Se todos tiverem o OK da Justiça Eleitoral, a campanha começa com força a partir dos próximos dias.
 COMEÇA A DEFINIÇÃO - A semana é decisiva. A Justiça Eleitoral começa a definir quem pode e quem não pode ser candidato em outubro. O TRE vai dar início à "peneira" legal e as decisões serão vitais para a decisão do pleito. O caso mais emblemático é o do ex senador Expedito Júnior, cujo resultado influirá até na forma dos demais concorrentes realizarem suas campanhas. A expectativa é grande. Mesmo impedidos eventualmente pelo TRE, candidatos barrados podem ainda recorrer ao TSE. Mas as primeiras decisões serão mesmo por aqui.
 NOSSO HERÓI - O Herói do Voto vai invadir escolas e chegar ao grande público, em todo o Estado. Com sua roupa de super herói, ele vai explicar porque devemos escolher bem nossos representantes, para cuidar dos bilhões de reais que pagamos com nossos impostos. A ideia, surgida em Rondônia, quando for às ruas certamente vai ser muito bem aceita e poderá ser até copiada em outras regiões do país. A expectativa está criada. Quem será o Herói do Voto? Em breve, o assunto estará nas conversas dos estudantes e dos eleitores rondonienses...
  PERGUNTINHA - Com Dunga, Tafarel, Mauro Silva e Gilmar Rinaldi , você acha que a Seleção Brasileira vai ser mesmo reestruturada e começar a se recuperar do fiasco do nosso futebol na  Copa?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário