sábado, 26 de julho de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A LÍNGUA PORTUGUESA TAMBÉM PODE ACABAR NA UTI

"Só sei que foi assim!". A frase de do personagem Chicó, quando contava alguma invencionice fantástica, marcou a história. Chico Grilo, outro tipo inesquecível, era o ingênuo criativo, que enganava padres e coronéis. Nossa Senhora salvava todos do inferno, até o cangaceiro sanguinário. Ariano Suassuna, o criador do Auto da Compadecida e de outras histórias incríveis sobre o nordeste e seu povo, morreu e levou consigo um pedaço importante da literatura do nosso país. Junto com João Ubaldo e outros escritores que morreram, envelhecidos, mas até o fim criativos e geniais, a geração de Ariano que se vai traz um risco enorme para a Língua Portuguesa. Eles não deixaram substitutos, principalmente os que sabem escrever corretamente. Já a partir dos anos 90, nossa linguagem começou a correr sérios riscos, quando o ensino no Brasil deu uma travada geral e, a partir dali, começou a andar para trás. Piorou no atual governo, quando o Ministério da Educação anunciou que "o importante é se fazer entender": não importa escrever ou falar corretamente nossa língua mãe. Aí é que a coisa desandou mesmo.
Chegou num ponto de que, quem tenta corrigir erros dos outros; quem faz questão de escrever corretamente, acabe passando por chato, ultrapassado, sem noção. Nos dias de hoje, quando se escreve "animau", "jente", "Brasiu" (inacreditável), "a gente fomos"; "é nóis", "enchergar", "animassão", " "baxaréuzis" (acreditem, escrito por um advogado!); "faucudades" e por aí vai, a grande maioria acha que está certíssima. A morte dos nossos escritores, incluindo o grande Ariano Suassuna, lamentavelmente pode ser também um tenebroso prenúncio de que, a continuar assim, nossa Língua Portuguesa  também está indo para a UTI.Ela sobreviverá à ignorância e à péssima qualidade do nosso ensino?
 BEBÊ SUMIDO - O caso do bebê Nícolas, que desapareceu depois de ser transferido para o Hospital de Base, logo depois do parto, pode ser esclarecido em poucos dias. Novas e importantes informações estão sendo checadas pela Polícia e, dependendo do andar dos trabalhos, as autoridades poderão encerrar os trabalhos em breve. Como praticamente todas as informações são sigilosas, ainda não se pode adiantar muitos detalhes. Mas há grande chance de que o assunto esteja perto do fim, apontando todos os envolvidos...
 CAMPOS NÃO VEIO - Porto Velho receberia, nesta quinta, a visita do primeiro presidenciável. O socialista Eduardo Campos tinha agenda para visitar a cidade, reunir-se com o prefeito Mauro Nazif, com o candidato a vice governador Daniel Pereira, com o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires e outros nomes importantes do seu partido, o PSB. Não veio por causa do gravíssimo estado de saúde do seu amigo, o escritor Adriano Suassuna, internado em Recife, que acabou falecendo na tarde da quarta-feira. A visita foi adiada.
 JAQUELINE E CONFÚCIO - Jaqueline Cassol mostrou a força com que entra na campanha, na festa política de lançamento da sua candidatura para a disputa ao Governo do Estado. No mesmo local, uma conhecida casa de eventos em Porto Velho, também foi oficializado o nome de Ivone Cassol, que disputa o Senado. Correligionários, amigos e admiradores dos Cassol lotaram o local e o clima era de grande otimismo. Mesmo tom, aliás, no lançamento da candidatura à reeleição do governador Confúcio Moura, realizada também nesta quinta, Em Vilhena, Ji-Paraná e Porto Velho.
 DISQUE 148 - Já as denúncias sérias, contra aqueles candidatos que fazem de tudo para burlar a legislação e, principalmente, os que oferecem alguma coisa em troca de votos, ou seja, querem mesmo se eleger na marra, comprando o eleitor, podem ser feitas ao TRE de várias formas. Duas delas: o Disque-Eleições 148. Ainda através do telefone 148 e pelo e-mail daouvidoria@tre-ro.gov.br . Também pelo site, através do preenchimento do Formulário de Denúncia, no link, http://www.tre-ro.jus.br/eleicoes/eleicoes-2012/formulario-de-denuncia-148.
 HERÓI DO VOTO - Quem será o herói do voto, nessa eleição que se aproxima? A pergunta é importante, porque ela representa um passo importante numa iniciativa que certamente ficará marcada na história de Rondônia, pela forma como pretende ajudar a votar certo. Em breve, essa pergunta, que resume uma grande campanha que tem pelo menos uma dezena de parceiros (outros tantos começam a chegar, para apoiá-la), ganhará as escolas e as ruas do nosso Estado. Tomara que seja copiada em outras regiões do país.
 PT CONTRA DILMA - Nota oficial do PT,  "repudia a criminalização das manifestações e defende a ampliação dos espaços de diálogo e participação popular na relação do Estado com os movimentos sociais". Diz mais: "a violência de Estado e a intimidação de manifestantes devem ser repelidas por todos os que defendemos a democracia e a liberdade de manifestação", além de pedir a soltura dos criminosos presos. A nota assinada pelo presidente do partido, Rui Falcão e outros membros, é contra o governo...do PT. Que, aliás, fez muito bem seu papel constitucional de colocar na cadeia bandidos disfarçados de manifestantes...
 PERGUNTINHAS - Até quando vai se manter o mistério em torno do caso que pode mudar os rumos da eleição ao governo? Expedito Júnior será ou não homologado pelo TRE rondoniense?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário