quarta-feira, 30 de julho de 2014

O poder custa caro

Em época de eleições, a caça ao voto não deixa que o povo perceba claramente os custos das campanhas. O marketing produz nos candidatos tantas máscaras que inebriam as multidões. Maquiagens nos rotos, branqueador de dentes, belos discursos de efeito contagioso, viagens para pressupor onipresença, braços supostamente solidários e muitas promessas... Tantas que até dá inveja aos santos!

Mas, tudo isso tem um preço. Embriagados pelas campanhas, os eleitores sequer imaginam os maços de notas de cem reais necessários para que os partidos políticos continuem no  poder. Santinhos, adesivos, veículos com alto-falantes, almoços, combustível para as “formiguinhas”, anúncios na mídia e tantos outros itens de propaganda são produzidos para que eu e você sejamos convencidos a votar nele ou nela. Sim, porque cada candidato deseja de mim e de você algo que somente o povo tem: o voto.

Na declaração de bens que os candidatos veiculam, a gente fica até com dó. Dá vontade de fazer uma vaquinha para emprestar um dinheirinho para eles ou elas! Dizem que o carro é velho, que somente possuem uma casinha aqui, uma fazendinha, umas terrinhas acolá... Uma poupançazinha, uns trocados em dólares, um apartamentozinho... E mesmo assim (pobrezinhos!) desejam servir à pátria insistindo que estão “atendendo aos clamores do povo e, por isso, colocam seus nomes à disposição para merecerem o voto de cada cidadão”.

De repente, como num passe de mágica, o dinheiro enche as campanhas, como se alguém abrisse as comportas. Empresários, banqueiros, industriais e similares botam fé na campanha, ou melhor, injetam recursos. Dos totais dessas cachoeiras de cédulas, os relatórios apresentam apenas a ponta do iceberg – aquela parte obrigatória pela lei. E antes que você pense que eles são tão bonzinhos ao financiarem as campanhas, lembre-se que essa gente rica ama e vive por causa de um objetivo: o lucro.

Ora, se o candidato não tem dinheiro suficiente para se eleger e quem o apóia vai querer o retorno com lucro, então a coisa pega porque sou eu e você que pagaremos a conta! Por isso, depois de eleitos,  a maioria deles se envolve em escândalos, corrupção e todos os nomes complicados que a lei criou para uma coisa chamada roubo.  Pagaremos a conta, sim porque o chamado dinheiro público sai do meu e do seu bolso. O salário milionário deles domos nós que pagamos com nosso salário mínimo. Enquanto pagamos para eles terem magníficos planos de saúde, usamos o SUS. Enquanto pagamos para os filhos deles estudarem no exterior, nossos filhos usam a rede pública de ensino quando não há greve. Enquanto pagamos todas as mordomias de moradias, viagens, telefonia, automóveis importados, motoristas, seguranças, férias, recesso e até roupa nova para eles usarem toda semana – tantas vezes chegamos no meio do mês sem poder levar a família para dar  um passeio e tomar um picolé na praça.

O poder custa caro e sempre é o povo quem paga a conta. Há milênios, essa história se repete nas monarquias, ditaduras, impérios; parlamentarismo ou presidencialismo; qualquer tipo de democracia, bolivariana ou brasileira, tucanizada, ou petizada, de direita ou de esquerda. Talvez não consigamos viver nesses Brasil uma época diferente, onde o candidato não seja um profissional do partido, onde o partido não exista para mamar nas tetas do governo, onde o governo sirva ao bem-estar do cidadão, onde o cidadão tenha aprendido a votar, e onde cada voto signifique a construção do Estado alicerçado na ordem e no progresso, com justiça e paz, sem a necessidade de pão e circo. Mas, enquanto esse tempo não chega, pense bem a quem você dará o seu voto.


Fonte: Autor do Texto – Moisés Selva Santiago / Jornalista – Jornal Alto Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário