sexta-feira, 25 de julho de 2014

DANOS CAUSADOS PELA CHEIA HISTÓRICA

De acordo com dados do Plano Integrado de Reconstrução e Prevenção de Desastres (PRPD), além de Porto Velho, mais sete municípios foram atingidos pela enchente do rio Madeira: Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Costa Marques, Rolim de Moura, Cacoal, Pimenta Bueno e Jaru. Todos os distritos localizados no eixo da BR-364, sentido Rio  Branco?AC, baixo e médio Madeira, também foram atingidos. Os distritos de São Carlos e Nazaré, pertencentes a Porto Velho, foram totalmente inundados e a população foi retirada da local. Em Nova Mamoré, foram inundadas as localidades rurais, tais como Vila Murtinho, localizada a 6 quilômetros da área urbana da cidade. A região foi totalmente alagada e as famílias, que subsistiam da agricultura familiar, perderam seus meios de produção. O distrito de Araras, pertencente a Guajará-Mirim, teve 80% de seu território inundada. Em Costa Marques, cerca de 4 quilômetros de extensão foi alagada. Na região de Cacoal, foram afetadas 16 bairros, além de nove vicinais e A br-364, que corta o município, bem como a área rural da cidade.

Ainda segundo os dados do PRBD, foram danificadas e impossibilitadas de tráfego a Rodovia 425, que liga os municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré a Porto Velho, e a BR-364, que dá acesso ao Estado do Acre, o que deixou essas localidades isoladas. O isolamento acarretou no acréscimo dos preços de todos os itens da cesta básica, devido à escassez de produtos nos supermercados. Na Capital, cerca de 5 quilômetros da Estrada do Belmont, via terrestre que permite a distribuição de combustível ficou alagada. Os terminais portuários, com exceção do Porto organizado, tiveram suas atividades suspensas. Prédios de instituições como Receita Federal, Tribunal Regional Federal e Tribunal Regional Eleitoral também foram invadidos pelas águas do rio Madeira.

Fonte: Jornal Diário da Amazônia

Meu Comentário: As enchentes deste ano, foi sem dúvida nenhuma mais intensa do que o normal, ou seja, motivada pela construções das MALDITAS USINAS.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário