quarta-feira, 16 de julho de 2014

Como preservar a pintura da sua moto


Aline Matos
Os textos e fotos do canal Moto Repórter são enviados por motociclistas e internautas, leitores do MOTO.com.br, sem compromisso profissional de estilo e padrões, com o objetivo de compartilhar suas experiências e histórias com outros fãs do mundo das duas rodas.
Faça como a internauta Aline Matos (Agência Conversion) e participe você também do Moto Repórter, canal de jornalismo participativo do MOTO.com.br. Envie sua notícia!
Alguns cuidados simples, que podem ser facilmente incorporados na rotina de qualquer proprietário de motocicletas, vão ajudar – e muito – a evitar danos e conservar a pintura da sua companheira de duas rodas. É importante manter a pintura impecável para não ter prejuízos na hora da revenda - mesmo pequenos estragos na estrutura podem desvalorizar qualquer veículo ou gerar muito gastos na oficina.
Evitar riscos, arranhões e desgaste na pintura não é uma missão impossível, mas primeiramente é essencial que o proprietário conheça o tipo de pintura que foi realizada em sua motocicleta. Em alguns modelos mais antigos, ainda é possível encontrar a pintura sólida sem verniz, que hoje é muito pouco utilizada em virtude de sua menos resistência à ação do tempo. Já as pinturas sólidas, com verniz, são amplamente utilizadas pelos fabricantes atualmente, apresentando cores mais cintilantes e dando à moto um aspecto mais brilhante. Se essa foi a pintura realizada em sua moto, o foco é a conservação do verniz, que é o responsável pela camada protetora da tinta aplicada nas partes pintadas.
Confira dicas úteis e medidas simples que evitam danos e preservam a pintura de sua moto:
Limpeza
Manter a moto constantemente limpa é primordial. O acúmulo de sujeira é um dos maiores causadores de riscos. Não espere até a lavagem para retirar a poeira, terra ou barro de sua moto, caso contrário, o atrito da sujeira acumulada com a pintura vai agredir o verniz e os danos serão inevitáveis. Limpe sua moto com um pano molhado sempre que for possível, mas atenção: utilize apenas água ou um produto específico para limpeza de motos, o sabão neutro é uma ótima opção e você ainda pode usar para limpar o capacete. Os detergentes comuns são abrasivos e danificam a pintura. Nunca utilize panos secos que só irão arrastar a sujeira pela lataria e causar arranhões.
Lave com calma e cuidado
Um erro muito comum é lavar a moto com equipamentos pressurizadores de água. A pressão faz com que água se infiltre na parte elétrica, além de desgastar o verniz. O ideal é realizar a lavagem sempre com água fria, que deve ser espalhada delicadamente com uma esponja ou pano macio. Utilize somente um xampu próprio para esse fim e o enxágue o mais rápido possível. De preferência, lave a moto na sombra para evitar as manchas que o sol pode causar enquanto a moto está ensaboada. Enxugue a moto com o pano bem macio (por exemplo, as fraldas de pano), e a deixe repousada no cavalete lateral até que toda água escorra de partes empoçadas, redobrando esse cuidado nas partes cromadas para evitar ferrugem. Tenha muita atenção na hora de utilizar o querosene para limpar o motor e as rodas: caso ele entre em contato com as partes plásticas e de borracha, pode causar ressecamento, e caso ela atinja a pintura o resultado serão manchas que só um funileiro será capaz de reparar.
Cera
Se a pintura está em perfeitas condições, utilize cera automotiva incolor líquida. As ceras em pastas são eficientes para a remoção de pequenos riscos, e por isso são um pouco abrasivas, portanto só a utilize se tiver extrema habilidade na hora da aplicação, ou o desgaste do verniz será inevitável. E seja qual for a cera utilizada, respeite sempre as instruções de uso do fabricante.
Guarde bem a sua moto
Mantenha sua moto protegida das chuvas e do sol. A acidez da água da chuva corrói o verniz, e a exposição prolongada ao sol altera a pigmentação da tinta de sua moto, dando um aspecto envelhecido e desgastado. Se sua garagem não é coberta, utilize uma capa para protegê-la da ação desses fatores naturais, além do acúmulo de poeira e sujeira.
Mas lembre-se: mais importante que a pintura da sua moto é o seu funcionamento.
Fonte: Equipe MOTO.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário