quarta-feira, 30 de julho de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

TERRORISMO TRATADO COM BENEVOLÊNCIA É UM PERIGO!

O caso dos vândalos, que praticaram atos de destruição e terrorismo e que, presos, foram rapidamente soltos por decisão judicial, é mais um entre tantos que fazem o Brasil refletir sobre o que está acontecendo com nosso país. De que adiantam intensas investigações, que custam às vezes pequenas fortunas, pelo aparato que envolvem; de que adianta a coleta imensa de provas, gravações telefônicas autorizadas pela própria Justiça; de que adianta confissões e denúncias, se, ao invés de ficarem na cadeia, onde é o lugar deles, esses celerados são soltos e prontos para atacar de novo? Pior ainda: com câmeras e microfones, ainda fazem apologia ao crime e se declaram "perseguidos políticos", num país onde a plena democracia vigora. Claro que a grande culpa é do pacote de leis, algumas feitas com intenções das mais obscuras, para autoproteção, porque muitos dos que as criam querem mesmo é serem beneficiados, quando chegar a hora de eles terem que prestar contas. Eles sabem que o farão, mais dia, menos dia. Mas também há sim culpa de magistrados (parece que todo o mundo tem medo de falar isso!), que se apegam às vezes à interpretações de firulas legais, para não permitir que criminosos sejam punidos da forma que merecem.
O caso dos Black Blocks e seus líderes, assim como de muitos participantes dos grupos de destruição, que praticaram terrorismo puro e ainda planejavam ataques com bombas, causando danos e mortes, é sintomáticos. Transformados em questão política e ideológica, como se vivêssemos uma ditadura e não uma democracia, onde há direitos e deveres para todos, os episódios dos bandidos das ruas preocupam demais. Porque têm o aval de muitas lideranças políticas. Porque tem o aval da OAB e, pior de tudo, tem recebido o aval de parte do Judiciário. Lamentável!
 CÁSSIO E EXPEDITO - Tucanos rondonienses cruzando os dedos. Depois que o TRE da Paraíba autorizou a candidatura ao governo de Cássio Cunha Lima, que tem um problema legal idêntico ao de Expedito Júnior, cresceram as esperanças dos partidários dele, no Estado, sobre a possibilidade de que ele receba também aval do TRE para disputar a eleição. Como Expedito, Cássio Cunha Lima terá cumprida sua punição da Justiça Eleitoral quatro dias antes da eleição. A turma de Expedito anda feliz com a nova e boa notícia.
 PRIMEIROS NOMES - Nascimento Antonio da Silva (o Pimenta de Rondônia) e Maria Reginilce Ribeiro foram os dois primeiros candidatos a governador e vice, respectivamente, aprovados pelo TRE. No caso deles, a decisão foi monocrática. A dupla do PSOL/PSTU, na disputa e amplia para seis o número de postulantes ao Palácio do Governo, já está autorizada a concorrer.  Os outro cinco cabeças de chapa, que deverão passar pelo crivo do TRE nos próximos dias são Confúcio Moura, Expedito Júnior, Jaqueline Cassol,Padre Ton e Pimenta de Rondônia.
 BR FATAL - Adianta ainda falar no que representa a BR 364, como uma espécie de manto da morte, levando dezenas de vidas todos os anos? Há alguma autoridade que se compadeça dessa tragédia que atinge tantas famílias em nosso Estado? Se há, onde está? Nesse final de semana, entre tantas mortes violentas no trânsito, mais um jovem morreu, entre Cacoal e Presidente Médici, exatamente no dia em que completava 22 anos. As coisas estão assim: nossos jovens, quando não exterminados pelo crime, o são pela violência do trânsito.
 GRANA PETISTA? - Na Folha de São Paulo, notícia de que o PT teria prometido mais de 3 milhões de reais para ajudar a candidatura do PMDB em Rondônia, num pacote de investimentos que superaria 38 milhões de reais a candidatos do partido do país todo. O que não se sabe ainda é se essa promessa é real (já que todos os envolvidos negam e os que falam, só o fazem anonimamente) e, se tudo for verdade, os 3 milhões agora irão para a campanha do Deputado Padre Ton, o candidato petista ou se seria rachado com o PMDB. O assunto é tema recorrente nos bastidores da política nacional e local.
 CARTES E O AGRONEGÓCIO - Na rápida visita a Porto Velho, quando o avião oficial teve que fazer uma parada técnica para abastecer, o presidente paraguaio Horácio Cartes, foi recebido por várias autoridades. Queria saber muitas coisas e avisou que voltará para conhecer as hidrelétricas do rio Madeira. Mas Cartes quis detalhes mesmo é sobre o agronegócio em Rondônia. A enorme participação da agricultura e da pecuária, no PIB do Estado, chamou a atenção do Presidente de forma especial. Ele queria saber também detalhes sobre a criação de gado. Cartes gostou do que ouviu.
 PUNIÇÃO EXEMPLAR - O Judiciário tem nova chance de dar um exemplo daqueles inesquecíveis à Nação. Tem que punir, com todo o rigor, se tudo ficar comprovado, o juiz mineiro Amaury de Lima e Souza, preso, suspeito de receber dinheiro do narcotráfico. É um escândalos dentro da Justiça brasileira até pior, certamente, do que o caso do juiz Nicolau dos Santos Neto, que roubou milhões de reais, desviados da obra do TRT de São Paulo. No caso de Lima e Souza, a conivência com o pior tipo de bandido, em troca de propina (num dos casos, teria recebido 600 mil reais), é mais terrível. Cadeia nele!
 PERGUNTINHA - Quando a economia brasileira vai voltar a dar sinais de aquecimento, já que o quadro atual é dos mais preocupantes?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário