sexta-feira, 18 de julho de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

SERÁ O CANTO DO CISNE DO FLOR DO MARACUJÁ?

Bye, bye, Arraial Flor do Maracujá! Se for cumprida à risca determinação do Ministério Público de Rondônia, que "recomendou" (traduzindo: mandou), o Estado não transferir recursos, nem de emendas parlamentares, para qualquer evento, seja ele carnavalesco, cultural, religioso ou de outro mote, a maior vítima de todas será o mais importante evento cultural rondoniense. O Flor do Maracujá pode sumir, com suas quadrilhas e boi bumbás, se não receber dinheiro público, para bancar parte das despesas. Não há outra fonte de receita, que permita realizar um evento de tal grandeza. A verdade é que o MP tem toda a razão de emitir tal orientação. Ainda mais em ano eleitoral, quando há um grande risco de se se misturar os cofres públicos com campanhas políticas, se não houver uma fiscalização rigorosa. Também está recheado de razão, quando afirma que, depois de toda a tragédia da enchente que principalmente a Capital, mas também outras regiões do Estado viveram,  seria absurdo uma gastança com festas, enquanto o povão, que seria prioridade, está sofrendo até agora as consequências do desastre natural.
Só que...O Flor do Maracujá é nosso maior evento cultural, que mobiliza milhares de pessoas, gente simples e apaixonada, que se prepara para a festa o ano inteiro. Já enfraquecido desde o ano passado, o evento pode tender a desaparecer, tirando-nos um pouco do que resta das raízes culturais que ainda mantemos. É hora de sentar e conversar, de usar o bom senso e o diálogo; de manter o absoluto controle dos investimentos, mas sem destruir nosso patrimônio cultural. Abrir uma exceção, sob rigorosa fiscalização do próprio MP e outros setores da comunidade, talvez fosse um caminho, para que não fiquemos sem nada, na área da cultura, já que, no resto, muito pouca coisa sobreviveu...
 PODE REVER - O procurador Heverton Aguiar, que foi o mentor da decisão, disse ao colunista Zé Katacra, especialista na área da cultura, que o caso do Flor do Maracujá ainda pode ser analisado separadamente. O que ele quer é um estudo detalhado do assunto, para posterior debates e controles. A verdade é que, como os administradores são fracos e temem enfrentar as "recomendações" do MP, são os procuradores e promotores que começam a administrar os recursos públicos. Na prática, é isso o que está ocorrendo não só aqui, mas em inúmeras cidades país afora.
 A FIERO E AS ELEIÇÕES - A Federação das Indústrias vai participar da eleição de uma forma das mais elogiáveis. Alunos das escolas do Sesi, do Senai, ligados à instituição, mas também dos  colégios estaduais de Rondônia, vão receber gibis sobre o voto e a escolha dos representantes da população. A campanha, intitulada “Herói do Voto”, tem apoio da Justiça Eleitoral e é uma forma objetiva de falar sobre eleições com crianças e adolescentes. Outras ações também estão sendo preparadas pela Fiero, nesse sentido.
TODOS SÃO BONZINHOS.... - Reuniões, discursos, criancinhas no colo, abraços apertados, sorrisos largos: está tudo de volta. Quem nem mexia a cabeça para cumprimentar a plebe ignara, de uma hora para outra torna-se popular e amigo; fichas sujas garantem que são honestos e que o que sofrem é perseguição política; alguns, cheios da grana, já separam a parte para a compra dos votos. E o eleitor, pobre coitado, fica neste fogo cruzado, tentando sair ileso eleição. E, na maioria dos casos, é tão enganado que escolhe errado. De novo!
 PLANO B - Ao que parece, o plano inicial do ex governador Bianco de esperar pela decisão da coligação PSDB/PSD em relação a Moreira Mendes, que pode não concorrer ao Senado por problemas com a Justiça Eleitoral, não deu certo. Bianco aguardava que, nessa situação, ele seria o nome a preencher a vaga. Mas os tucanos e a turma de Moreira estão comentando que, caso haja realmente decisão negativa da Justiça, quem ficará com a vaga será o ex promotor Hildon Chaves. Ao que tudo indica, Bianco vai mesmo concorrer a uma vaga de deputado federal.
 GATO E RATO - O Ministério do Planejamento e os técnicos do governo federal estão brincando de gato e rato com a transposição dos servidores rondonienses para os quadros da União. Já está ficando ridículo o pacote de obstáculos, alguns realmente inacreditáveis, colocados para que a lei não seja cumprida, para que os que têm direito, passem a receber da União. Na próxima terça, dia 22, haverá nova reunião em Brasília, para pressionar. Mas já se sabe o resultado: não vai dar em nada, de novo. Lamentável!
 DISPUTA DURÍSSIMA - No fim, a disputa pela única cadeira ao Senado, de Rondônia, vai ser duríssima, ao contrário do que parecia inicialmente. Quando Moreira Mendes praticamente ficou fora, as chances de Acyr Gurgacz ganhar fácil eram enormes. Mas no caminho surgiram duas pedras: Ivone Cassol, esposa de Ivo Cassol e o professor Aluizio Vidal. Mesmo num partido minúsculo, como o PSOL, Vidal pode ter uma votação surpreendente em outubro. E dona Ivone tem aparecido como a grande surpresa na disputa. Não será fácil para Gurgacz manter sua cadeira.
 PERGUNTINHA - Por falar em eventos, Porto Velho nunca mais terá sua grande exposição agropecuária, que movimentou a economia e a cultura da Capital durante tantos anos?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário