quinta-feira, 17 de julho de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

O SUCESSO DA COPA TRATADO COM RANCOR PELO GOVERNO

Não há mais gestos de grandeza. O que há é cada um puxando a brasa para sua sardinha; cada grupo defendendo apenas seus interesses; cada ação voltada exclusivamente para o próprio umbigo. Foi o que aconteceu de novo no início da semana. A presidente Dilma Rousseff convocou 15 ministros (o que deveria ser 100 por cento do seu time, mas representam apenas menos de 38% do superministério absurdo de 40 membros), para falar bem dela e de seu governo e falar mal da imprensa e dos seus adversários. Nada de grandeza, mas muito rancor! Claro que o pessoal do governo fez questão de esquecer o fiasco da Seleção Brasileira, o que até é compreensível. Mas não comemorou o sucesso da grande Copa do Mundo que sediamos. Tentou o tempo todo tratar o assunto como mote à reeleição, destacando que tudo grandioso graças ao governo e que todos os que a criticaram e fizeram cobranças, são uma espécie de inimigos do país. Na alça de mira, claro, a imprensa que não reza pela cartilha petista e governista. É a mesma catilinária de sempre: "nós  somos os bons, os gente boa e todos os que não pensam como nós são do mal". Criminalizar e controlar a imprensa  é o grande sonho petista, que, aliás, não está longe de se concretizar.
Qual a verdade sobre a Copa? Ela foi realmente muito boa. E quase tudo se deve sim ao governo, que soube planejar e executar um grande projeto para dar o melhor aos visitantes e a todos os que foram aos estádios. Foi um grande e muito bem sucedido evento. Mas e as críticas? As sérias partiram de parte opositora da imprensa (e há, como em todos os países democráticos) e da imprensa que não está sob o jugo da turma palaciana. Os estádios ficaram bons, mas incompletos. A mobilidade social esteve perto do fiasco várias vezes, mas deu certo no final. O resumo é esse!
 DIALOGO COM CRIMINOSOS -  As medidas extremas contra a Copa, inclusive com o uso de violência, com quebra quebra e bandidagem, partiram de ex aliados e de amiguinhos do Planalto, como os Black Blocks, com quem o governo dialoga, via Chefe da Casa Civil, quando deveria colocá-los na cadeia, por serem criminosos. Não aprendemos a ter grandeza com os alemães. O PT age como se só conseguisse se manter no poder num país dividido e em confronto, a tal ponto que pareceremos uma nação rachada ao meio, no final das contas. Lamentável!
 POBRES DOS POBRES - Os dois restaurantes populares anunciados com alarde para a população, continuam inativos. O do centro, que já  estava desativado, foi destruído durante a enchente histórica do rio Madeira. Não há qualquer previsão para que volte a funcionar tão cedo. Já o outro, da zona leste, do Governo do Estado, está pronto há mais de um ano, mas até agora não serviu uma só refeição. Continua fechado. Não foi feita até agora licitação para contratar a empresa que forneceria a comida. Inacreditável!
 CRUELDADE PREMIADA -Um monstro, que não só matou, mas antes torturou e depois queimou o corpo de sua ex mulher, em Corumbiara, recebeu uma pena de apenas 21 anos de prisão, em júri popular. É bom lembrar que em menos de quatro anos ele terá direito a penas alternativas. Vivemos com esse absurdo, essa nojeira de leis, que incentivam crimes brutais e deixam monstros soltos em pouco tempo. Um sujeito que comete um crime covarde e cruel como esse, poder estar na rua em poucos anos, é de fazer a gente vomitar, mesmo!
 ELITE BRANCA - A "elite branca", segundo os petistas, mais uma vez vaiou e "saudou"  com palavrões a presidente Dilma, no final da Copa. Essa gente deu, para o mundo, de novo, exemplo de péssima educação, de desrespeito; do escárnio com os mais básicos protocolos de relações humanas. Muitos dos que vaiaram Dilma e a ofenderam, são os mesmos que lavam as mãos e não discutem o futuro do país e fazem de conta que, superiores como se sentem, nada têm a ver com a situação em que estamos  vivendo. Muitos, ainda, vão votar errado de novo. Não são democratas. São idiotas.
 GOELA ABAIXO - O outro lado da moeda é que os petistas se ofendem com tudo e todos que não concordam com eles e, pior ainda, fazem de tudo para separar os brasileiros entre "elite branca" que não os aprova e todos os outros que, na visão deles, aplaudem o seu jeito de governar. Querem impor goela abaixo seus projetos, desejos, ideologias. Quem protestar contra isso, é inimigo, não adversário. Sonham em se perpetuar no poder. Correm o risco da "elite branca" não aceitar ser separada do resto dos brasileiros e tirá-los do governo pelo voto. Veremos em outubro...
 PRESENTE GREGO - Em pleno domingo de decisão da Copa do Mundo, a Eletrobras Rondônia "brindou" milhares de torcedores porto velhenses com apagões em diferentes áreas da cidade. Primeiro foi na zona sul, que ficou às escuras por volta das quatro e meia da tarde. Depois, entre outras, na área do Conjunto Santo Antonio, que ficou no escuro horas a fio. Tem gente até agora tentando se recuperar do trauma de não ter visto o gol histórico que deu o título à Alemanha. Se o Brasil estivesse na final, ia dar um grande rolo....
 PERGUNTINHA - Foi a educação e a gentileza dos alemães ou as grosserias e ofensas dos argentinos que fizeram com que quase 70% dos brasileiros torcessem pelo time germânico, no final da Copa?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário