domingo, 13 de julho de 2014

O tempo de envelhecer

Ser eternamente jovem, eis um desejo universal. O tempo eternamente será o presente mais precioso da vida. O tempo é de uma importância grandiosa desde que o ser humano saiba aproveitá-lo bem. Quando o individuo passa dos 75 anos como eu, sente vontade de viver até a última gota. Quando somos jovens o tempo anda mais devagar porque na juventude não paramos, cheios de problemas e atividades. Já como idoso o tempo anda mais lento porque nossas forças diminuem, nossas lembranças são envelhecidas como a gente. O certo é que o ser humano sempre nota que a velhice é outra fase da vida; do descanso, do silencio, da solidão.

Antigamente, os velhos eram poucos, hoje são numerosos, apesar de saberem no intimo que estão entrando em outra fase da vida.  É o período especial de vida, da grande sensibilidade. Charles Chaplin, um dos maiores artistas que o mundo já conheceu, ocupava todo o seu tempo com danças, compondo, conversando, lendo e vivendo com a natureza. Assim, companheiros idosos, devemos construir todos nós uma estrada de vida no entusiasmo do hoje. A vida é feita de tudo o que é bom e de melhor para todos nós. Os barcos estão seguros nos portos, mas eles foram feitos para enfrentar ventos e tempestades, ondas revoltas e também viver em calmaria. Assim somos nós; devemos enfrentar com fé os desafios. A batalha é contínua. Para se conseguir envelhecer bem e feliz é preciso alegria no coração. A tristeza, o sentido de solidão, a depressão, são obstáculos que você idoso, mantenha a sua jovialidade. Inimigo de qualquer homem ou mulher, a tristeza é erva má. Arranque-a pela raiz e em seu lugar coloque a alegria. Só assim você poderá manter a jovialidade desejada. Atualmente, há uma verdadeira parafernália de revistas, filmes, cremes, academias, spas e tudo que pode influenciar, principalmente para as mulheres, a manutenção da juventude.

Segundo Leonardo Boff o ser humano é constituído de vários centros energéticos que conferem dinamismo à vida: os desejos, os instintos de sobrevivência, o amor e a esperança.

Portanto, não vamos perder a esperança. No meio de uma vida tão agitada dos tempos modernos, só nos resta apelar para grande Senhor Jesus: Ó mestre, dai-nos a esperança para prosseguirmos em nossa caminhada vivendo em plenitude.

E lembrem-se de que os nossos legados são a qualidade de vida que deixamos para trás. O que fomos, o que fizemos, ficará guardado por muito tempo no coração dos que conviveram conosco.

Fonte: Milton Hênio / Médico - Jornal O Estadão do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário