terça-feira, 12 de novembro de 2013

SAÚDE - SEIS DICAS DE OURO PARA PROTEGER A VISÃO SEMPRE

Os cinco sentidos fundamentais para os seres humanos se relacionarem entre si e com o meio ambiente (visão, paladar, olfato, tato e audição) são percebidos como algo tão natural que só quando algum deles apresenta problemas é que a pessoa se dá conta de sua importância real. Mas é necessário saber, desde cedo, como preservá-los. Na opinião do cirurgião-oftalmologista Renato Neves, presidente do Eye Care Hospital dos Olhos, em São Paulo, se as pessoas fossem menos negligentes com a saúde ocular, desde os primeiros anos de vida, não chegariam à idade adultas nem à terceira idade correndo risco de não enxergar mais nada. Além de consultar um especialista com regularidade, o médico oferece seis dicas de ouro para proteger a visão.

  1. Mantenha uma distância segura das telas, O ideal é a pessoa se manter afastada pelo menos entre 50 cm e 60 cm da tela do computador e no mínimo 40 cm dos dispositivos móveis. Diante de dificuldades, considere aumentar o tamanho da fonte.
  2. Se obrigue a fazer pausas para piscar. A cada 20 minutos, a pessoa deve parar e olhar durante 20 segundos para um ponto infinito (ou bem distante). Isso fará com que ela volte a piscar normante. Trata-se de um bom exercício de foco para perto e longe.
  3. Adote uma alimentação mais saudável. Não adianta comer mais frutas e verduras sem reduzir drasticamente a ingestão de sal. O sódio pode colocar tudo a  perder quando ingerido em grande quantidade, levando ao desenvolvimento de catarata.
  4. Cuide mais da hidratação diária.
  5. Seja mais cuidadoso com as lentes de contato. Manusear as lentes somente depois de lavar bem as mãos (o que deveria ser feito várias vezes ao dia, para ter melhor saúde), o usuário deve armazená-las sempre em estojo desinfectado, com solução indicada, além de jamais dormir de lentes - promovendo sua limpeza sempre antes de deitar.
  6. Use óculos de sol. "Sempre e desde a infância, as pessoas devem ser acostumadas a proteger os olhos dos raios ultravioletas. Até mesmo em dias nublados as pessoas deveriam se acostumar a proteger os olhos. Afinal, os raios UV deterioram a visão, levando à formação precoce de catarata, degeneração macular, até mesmo de tumores benignos e cancerosos na superfície dos olhos. Outra dica: invista em boas lentes.
Fonte: Jornal Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário