quarta-feira, 20 de novembro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

ELES NOS ENGANARAM, MAS NÓS NOS DEIXAMOS ENGANAR...

A oposição, frágil e quase imperceptível,  está soltando fogos e vibrando com a prisão dos petistas de primeiro escalão, de primeira hora, amigos de copa e cozinha do poderoso Lula. Nunca na história deste país, como o próprio Lula gosta de dizer, se viu tanta gente importante  e graúda indo para a cadeia. Os mensaleiros vão, enfim, cumprir suas sentenças. Devemos comemorar? Claro que por um lado sim, porque  finalmente se vê pesos-pesados sentindo, sobre suas cabeças, o enorme peso da Justiça. Mas há o outro lado. O lado do Brasil como país, como povo, como Nação. Não deu um pequeno embrulho no estômago, ao ver as cenas das prisões, na medida em que são nossos homens públicos, nossos líderes, aqueles que deveriam nos dar exemplo, que estão entrando para as celas? Quando, em 8 de agosto de 1974, Richard Nixon se tornou o primeiro presidente dos Estados Unidos a renunciar ao cargo, depois do Escândalo de Watergate, os americanos também acharam que a lei estava sendo cumprida e a democracia aprimorada. Mas houve uma espécie de dor nacional. Como se permitiu que um Presidente da República, um líder do povo, chegasse ao ponto que chegou Nixon, traindo a todos que nele acreditaram, apenas para manter-se no poder?
 Como nós aceitamos e permitimos que gente como José Dirceu, José Genoino, Roberto Jeferson e tantos outros, levados pelo nosso voto, acabassem onde acabaram? Como essa gente não se envergonha do que fez contra seu país e ainda discursa, dizendo-se presos políticos? Como permitimos, de braços cruzados, que nossos vereadores isentem de culpa todos os enrolados na maior operação policial da história de Rondônia, fazendo de conta que não é conosco? Somos todos culpados, de uma forma ou outra. Todos eles nos enganaram, é claro. Mas nós também nos deixamos enganar...
 CAMINHOS LARGOS - Os caminhos a serem trilhados pelas coligações e lançamento de candidaturas para 2014, ainda são extensos e largos. As conversas continuam e não há, claramente, um quadro que se possa considerar sequer perto de estar definido. PMDB e PT ainda podem sair juntos, mesmo com todas as divergências aparentes. O PSDB de Expedito Júnior busca aliados em várias frentes. O PDS de Moreira Mendes, Hermínio Coelho e Alex Testoni ainda está indefinido. Até dentro do PMDB, que está no poder, não há consenso. Ou seja, a menos de cinco meses para as definições, há sim muita especulação e quase nenhum rumo concreto.
 PESOS E MEDIDAS - Brasileiros de todos os Estados, além da maioria rondoniense, é claro, participaram no final de semana do concurso do TRE. Era quase uma loteria. Uma vaga para cada dois mil candidatos, mais ou menos. Salário para o nível médio, perto de seis mil reais. Para o nível superior, acima de oito mil reais. Um professor universitário no Brasil, cheio de títulos, começa sua carreira ganhando mais ou menos  o que vai ganhar servidor do TRE para fazer xerox e trabalhar duro de dois em dois anos, quando tem eleição. Alguém aí entende uma coisa dessas?
 ENGANADORES - Muitos ladrões, malandros, envolvidos em mutretas até o pescoço, quando são pegos com a mão na massa, principalmente no meio político, correm a sair com frases religiosas e bíblicas, tentando se safar perante a opinião pública. E usando seu pretenso amor por Deus como uma espécie de escudo para tirá-los da lama. Para alguns até que funciona, porque o povão ainda acredita nessa gente. Mas para quem os conhece, essa catilinária, sabe-se, é apenas mais uma conversa de enganadores.
 VÃO PARA O .... - É sempre bom lembrar que esse tipo de gente é exceção. Na maioria dos casos, as crenças são importantes, são vitais para a sociedade e para a manutenção de relações humanas mais fraternas. Acreditar e viver a verdadeira religião é elogiável. O que não se pode é ignorar os enganadores. Estes, os que se escondem atrás de religiões apenas para se safar. Para quem realmente acredita no bem e no mal, torce-se que esses malandros, quando chegar a hora deles, vão direto para o inferno.
NINGUÉM VAI PROTESTAR? - Atacados com armas pesadas e coquetéis Molotov, numa região que não conhecem, policiais da Força Nacional de Segurança caíram numa armadilha, ao tentarem tirar invasores da Floresta Nacional do Bom Futuro, na semana passada. Um dos PMs morreu. Que vozes se ouviu, lamentando a perda deste homem de bem, que estava defendendo a lei e a ordem? Zero. Se fosse um dos criminosos que o atacaram que tivesse morrido, a história seria completamente diferente. Daí, até os direitos humanos da ONU interviriam!
 CUIDADO  ZERO... - Chegaram às redes sociais duras críticas à Prefeitura da Capital, por não ter fechado um enorme buraco na rua Pirarara, no bairro da Lagoa, onde vários acidentes foram registrados. Num dos casos, o motorista caiu com seu carro dentro da enorme vala e por pouco não morreu. O local tem todos os ingredientes para uma tragédia: nenhuma sinalização, zero iluminação pública e, claro,  pior de tudo, a cratera que atravessa a rua  e que está assim há meses, como se essa cidade não tivesse quem cuide dela. Vergonha!
 PERGUNTAS - Quantos dias os condenados pelo Mensalão ficarão atrás das grades, antes de saírem, beneficiados pelas leis que protegem criminosos, que eles ajudaram a criar?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário