terça-feira, 12 de novembro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

RELATÓRIO PEDE CASSAÇÕES. SERÁ QUE ELAS VÃO ACONTECER MESMO?

A semana não será  tensa para a Câmara de Porto Velho. Nesta terça, começa a se definir a situação de cinco edis envolvidos na Operação Apocalipse,  a partir da entrega do relatório do vereador Léo Morais. A votação está programada para esta terça, caso não haja surpresa de última hora. Para a reunião, já foi solicitada à  Policia Militar um reforço para garantir a segurança em plenário. Também é aguardada a presença de centenas de representantes da comunidade e de estudantes. Nas redes sociais candidatos a candidato em 2014; representantes e amigos dos suplentes dos atuais vereadores; aproveitadores, mas também gente séria e decente, que quer uma política limpa e de qualidade, se mobilizam para exigir punição para os denunciados. Mas, para que ninguém diga que foi pego de surpresa, lá vai o aviso: a tendência é que, se houver alguma punição mais dura, ela atingirá apenas um ou dois dos cinco denunciados, apesar do relatório pedir a cassação de três. Não há clima, dentro da Câmara, pelo menos em relação a vários vereadores consultados, de cassar o mandato do quinteto. Que ninguém se surpreenda se só um for cassado.
Dias atrás, a Câmara de Pimenta Bueno julgou quatro vereadores, todos denunciados por mutretas e desvio de dinheiro público, enquanto no cargo. Apesar das provas robustas, apenas um teve o mandato cassado. Na Assembleia Legislativa, também, apenas o caso da deputada Ana da Oito é considerado sem saída. Todos os demais podem sair incólumes. O julgamento nos parlamentos é político, apenas. O que corre na Justiça ainda vai longe. Mas é o da opinião pública o que preocupa. É o mais pesado para quem vive do voto. Esse sim, certamente será muito mais duro do que a liberalidade com que vereadores e deputados vão livrar seus colegas, não é verdade?
 GANHOU FÁCIL - Padre Ton é o novo presidente regional do PT. Ele ganhou fácil a eleição. Na Capital, teve mais de 70% dos votos dos militantes petistas. No interior, chegou a mais de 90%. Ele teve o apoio dos principais nomes do partido, incluindo o deputado federal Anselmo de Jesus e todo o grupo do ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho. A prefeita de Jaru, Sonia Cordeiro, que passa a presidência a Padre Ton, também entrou com tudo na campanha por seu sucessor. O grupo da ex-senadora Fátima Cleide perdeu a fatia que ainda tinha no diretório.
 PORTAS FECHADAS - Fecha as portas nesta semana, o Shopping Cidadão, um dos melhores e mais importantes pacotes de serviços que o Estado oferece à população de Porto Velho. O prédio terá uma ampla reforma, que poderá durar mais de um ano. Os serviços ali implantados serão suspensos e distribuídos pelos seus órgãos de origem. Uma pena, porque concentrar vários atendimentos num só lugar, era uma forma de prestar bom serviço e não permitir que o cidadão tenha que andar para lá e para cá, como terá que fazê-lo novamente.
VISÃO DISTORCIDA - O presidente da subseção da  OAB, Andrey Cavalcante, distribuiu à emissoras de Rondônia, comentários sobre temas importantes que domina o dia a dia da população. Estreou mal.  Saiu em defesa da atual lei que libera o crime para menores. Cavalcante vai contra 95% da população do seu país, que não suporta mais a violência dos "di menor". O discurso é o mesmo: o Estado deve cuidar da educação e proteção das crianças e adolescentes. Como não o faz, a população comum é que se dane e continue sendo vítima destes bandidos. Lamentável!
ÚNICO INTERESSE - O desespero na caça ao voto, de candidatos a candidato em 2014, já é notório em várias ações. Das audiências públicas nas Câmaras Municipais (em Porto Velho, então, nem se fala!); da Assembleia e até de movimentos grevistas, como o dos motoristas que transportam operários para as usinas, é impressionante a movimentação de quem quer disputar a eleição. Os que estão dentro querem ficar, quem está fora quer entrar. A essência dos debates e das causas, é claro, fica em plano secundário. O interesse político sim, é o alvo principal. Como sempre!
ESTAMOS NO BRASIL? - O rondoniense Renan Barbosa recorreu às redes sociais, para protestar contra a forma com que nossa região é tratada, inclusive por grandes organizações. O comentário dele:  "Será que o norte não faz mesmo parte do Brasil? Acabei de entrar no site das Lojas Americanas. Em um determinado produto estava lá: frete grátis para todo Brasil, mas, no final, estava escrito: Exceto Norte. Ô falta de Respeito!" É incrível como isso ainda se vê por aí. Na hora de faturar, temos valor. Na hora do benefício, aí estamos longe demais. Boicote neles!
DINHEIRO PARA O CRIME - Central Operário Boliviana, Fundo de Solidariedade da CNBB e ONG Defensoria Social, são apenas alguns dos braços de apoio aos vândalos -canalhas, conhecidos como Black Bloc. Vem muito dinheiro de ONGs internacionais, como algumas da Europa, para abastecer os bandidos. Só a CNBB nega que tenha dado dinheiro ao movimento. Denúncias de que os Black Bloc são abastecidos com dinheiro de ONGS nacionais e internacionais foram publicadas pela revista Isto É. Ou seja, por trás do banditismo,  há grana das ONGs, denuncia a revista.
 PERGUNTINHA - Quando os "di menor" começarem a invadir também as suas casas, para roubar, violentar, destruir suas famílias, aqueles que defendem os direitos dos bandidos manterão seus discursos?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário