terça-feira, 5 de novembro de 2013

LENTES - NOVE ERROS QUE PODEM COMPROMETER A SUA VISÃO

Dados revelam que mais de 1,7 milhão de brasileiros fazem uso de lentes de contato. Trata-se de um mercado que tem muito, ainda, a crescer. Estudo da Unicamp demonstra que metade da população adulta do país (entre 18 e 39 anos) precisa de correção visual. Daí a importância de aprender a usar as lentes da forma mais correta possível. Na opinião do oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital dos Olhos, em São Paulo, são muitos os usuários que negligenciam aos cuidados com as lentes de contato, podendo pôr em risco a saúde dos olhos. O especialista aponta nove erros que podem comprometer a visão:

  1. Enxaguar as lentes com água corrente. "Embora tratada, a água potável não é estéril nem livre de microrganismos que podem atingir a córnea e causar uma infecção".
  2. Umedecer a lente com saliva ou água comum. "Quando  o paciente passa saliva na lente é como se estivesse mergulhado numa banheira de bactérias."
  3. Reaproveitar solução de limpeza. "Quando o paciente resolve usar mais de uma vez a solução de limpeza das lentes de contato, está procurando problemas".
  4. Usar a mesma caixa de lentes de contato por muito tempo.
  5. Tampar a caixinha das lentes quando ainda está úmida. "É comum encontrar usuários de lentes de contato que lavam as caixinhas com solução apropriadas, mas não permitem que elas sequem completamente antes de tampá-las. É preferível comprar uma caixa nova, livre de contaminação, a recorrer a soluções caseiras como colocar na máquina de lavar louça ou ferver dentro de uma panela".
  6. Usar lentes prescritas há muito tempo.
  7. Usar as lentes por mais tempo do que o recomendado.
  8. Colocar as lentes de contato depois da maquilagem.
  9. Desconsiderar sensação de incômodo provocada pelas lentes. "Na dúvida, é sempre recomendável procurar um médico oftalmologista. Afinal, mesmo que o desconforto, a vermelhidão, ou ainda o embaçamento da visão sejam mínimos, não vale a pena correr o risco de o quadro se agravar. os olhos têm  de estar sempre claros e transparentes, lembrando que é preciso sempre lavar muito bem as mãos antes de tocar nas lentes e nos olhos., higienizar diariamente as lentes com solução apropriada, e usar lubrificante prescrito por um oftalmologista. Se ainda assim a irritação se prolongar, o paciente deve ser avaliado por um especialista.
Fonte: Jornal Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário