quinta-feira, 14 de novembro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NÃO FOI POR FALTA DE AVISO: HÁ MUITO SE SABIA QUE NÃO HAVERIA CASSAÇÕES

Quem acompanha esta coluna, certamente não foi tão surpreendido quanto os mais otimistas, que imaginavam que haveria cassações na Câmara Municipal de Porto Velho. Várias vezes se escreveu aqui que não havia clima, entre a maioria dos edis, de cassar o mandato dos seus pares, denunciados na Operação Apocalipse. Quando a reunião começou a invadir a noite, o barulho dos que vociferavam pela cassação foi diminuindo. Houve quem achasse que estava apenas tendo um pesadelo, mas a verdade é que a realidade estava desenhada há vários dias. Em conversas com pelo menos cinco vereadores, se ficava sabendo, com bastante antecedência, que havia um número bastante significativo deles que não tinha nenhuma convicção pelas cassações. Outros imaginavam que quem tem que decidir sobre os mandatos é a Justiça. Temiam que, se cassassem seus colegas, como a situação ficaria se eles fossem, depois, inocentados nos tribunais? E havia, claro, os que temiam represálias. Não queriam somar inimigos que, lá na frente, poderiam abrir a boca e contar coisas que poderiam soar  tenebrosas. A verdade é que a classe política se afasta cada vez mais dos seus eleitores. Não de todos, é claro, porque a maioria silenciosa está se lixando para essas bobagens e vai votar novamente nos mesmos,  ou seja, naquele que lhes der algum benefício, não importa se ele seja chefe do crime organizado ou tenha comandado os atentados ao World Trade Center.
 Enfim, a tendência em situações semelhantes -  como por exemplo, na Assembleia Legislativa – é que os parlamentares  preferirem lavar as mãos e deixar o problema com a Justiça. É esse caminho que se desenha não só em situações semelhantes aqui  na nossa terra, como também no Congresso  Nacional. O quadro da eterna impunidade está na fase final de  produção. Lamentável!
 VERGONHA! - Na pequena Candeias do Jamari, a Câmara de Vereadores também fervilha. Troca de acusações pesadas, que vão desde vereador que demitiu funcionária porque ela não queria "rachar" o salário com ele, até outro que teria ganho um carro, numa negociação sem explicação plausível. Tudo em público, com ataques, contra ataques, ofensas e discussões. Talvez por isso não têm tempo de debater e procurar soluções para os graves problemas da cidade. Uma vergonha!
 NÃO INTERESSA A ELES! - Explode a  violência: assassinatos, assaltos e roubos, estupros.  Os presídios estão superlotados, o crime organizado comanda tudo de dentro das celas. As pessoas comuns, vítimas, estão desesperadas. Não há segurança nem nas ruas e nem dentro das casas. É uma calamidade que assola o país. Governo, Congresso  e representantes dos poderes estão se reunindo 24 horas por dia em busca de soluções? Claro que não. As prioridades deles não são as do povo brasileiro.
DILMA E OS DEZ MIL - Será numa sexta-feira, dia 29, a segunda visita oficial da presidente Dilma Rousseff ao Estado. A primeira foi em Porto Velho, onde veio conhecer as obras das hidrelétricas e anunciar a transposição, que, aliás, ainda engatinha. Agora, ela virá a Ji-Paraná, num grande encontro com produtores rurais e agricultores no parque de exposições Hermínio Victorelli. Dona Dilma vai entregar o título de propriedade de número cinco mil. A previsão é de que um público de cerca de dez mil pessoas esteja no parque, para acompanhar a visita Presidencial.
 O IPTU VEM AÍ! - Depois de meses sem grandes avanços, a população da Capital está cobrando muito que a Prefeitura realize ações práticas para melhorar a cidade. O prefeito Mauro Nazif que se prepare: vai haver grita geral contra o IPTU, seja ele qual for. Lideranças de bairros, vereadores e os que sonham com mandato em 2014 já estão se preparando para uma grande mobilização em relação ao IPTU, que começa a ser pago em janeiro. A coisa vai ferver. Como não houve contraprestação de bons serviços, o barulho vai ser grande..
NEM UM PIO! - O que assusta é que não se ouviu uma só voz se levantando para protestar contra o ataque covarde, de famigerados falsos sem terra, a uma Fazenda na região de Monte Negro, essa semana. Fortemente armados, os celerados invadiram a Fazenda Padre Cícero, atiraram a esmo, obrigaram os coitados dos funcionários a fugir e ainda tocaram fogo em pelo menos quatro casas. Nem um pio das ditas autoridades competentes ante esse acinte, essa vergonhosa ação de guerrilha em Rondônia. E esse silêncio é que apavora,  mais que tudo!
 JUNTOS OU SEPARADOS? - Otimismo exagerado? Não se sabe, porque é o andar da carruagem é que vai dizer se PMDB e PT vão continuar coligados em Rondônia. O otimista é o senador Valdir Raupp, que anunciou que Rondônia é um dos cinco estados brasileiros onde os dois partidos caminharão juntos na disputa pelo Governo. Talvez tenha faltado combinar com o Padre Ton, pré candidato petista e com a base do seu partido, que quer candidatura própria. Mas Raupp é poderoso e certamente tem informações privilegiadas sobre os acordos políticos. Afinal, ele é o presidente nacional do seu partido!
 PERGUNTINHA - Enquanto as leis amigas dos criminosos vão dar indulto a centenas de bandidos em Rondônia e milhares Brasil afora, durante os festejos de Natal, onde você vai se esconder com sua família, para sobreviver à violência que virá por aí?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário