segunda-feira, 25 de novembro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

SHOW DO AGRONEGÓCIO INCLUI SUCESSO DA EXPORTAÇÃO DE CARNE
Há  informações sobre Rondônia que aparecem aqui e ali, às vezes num canto de página de jornal; numa noticiazinha sem destaque em sites; em aparições rápidas nas TVs. Mas, são detalhes desta terra que mereceriam manchetes, destaques e comemorações. Um exemplo: o espetacular desempenho da nossa terra em termos de exportações de carne. E não qualquer carne, mas a considerada entre as de melhor qualidade do mundo. E que só tem crescido. No ano passado, só para dar alguns números: foram exportadas 208 mil toneladas de carne e mais 35 mil toneladas de miúdos. Faturamento superior a 2 bilhões e 500 milhões de reais. E previsão de que tanto em toneladas exportadas quanto ao faturamento, a previsão é de que fechemos 2013 com um crescimento superior a 11 por cento no setor, muito acima das melhores expectativas dos últimos tempos. De cada 100 quilos de carne brasileira exportada para dezenas de países, 20 quilos saem de Rondônia. Já somos o quinto estado brasileiro neste quesito e passamos o poderoso Rio Grande do Sul, um gigante da agropecuária e cuja história começa pouco depois do Descobrimento do Brasil. Enquanto a nossa começou mesmo há pouco mais de um século.
 Alguém aí sabia que em 2003, o rebanho rondoniense não chegava a 4 milhões de cabeças de gado? E que hoje estamos beirando os 12 milhões de cabeças? Em Rondônia, em alguns anos, a natureza sofreu muito com o desenvolvimento. Hoje, 17% do estado são de áreas desmatadas. Mas os outros 83% estão intactas e, há cerca de cinco anos, o volume do desmatamen to estagnou, mesmo com um crescimento acima da média no agronegócio, em todos os seus segmentos. Claro que temos ainda um enorme e desafiador caminho pela frente. mas em algumas coisas, como nas exportações de carne, Rondônia já é um exemplo para o restante do Brasil.
 EM OUTRO DIA - Dona Dilma não vem mais... Não vem mais dia 29 deste mês de novembro, como estava agendado anteriormente. Mas virá onze dias depois, em  dez de dezembro. Pelo menos é o que diz sua assessoria. Além de entregar os 5 mil títulos de propriedade de terras a pequenos agricultores, ela fará mais: entregará, no total, 6.400 documentos, quase 30% a mais do que o  inicialmente previsto. A troca de data da vinda da Presidente está lá na agenda: dia 10 de dezembro, ela estará em Ji-Paraná.
 FALSOS SEM TERRAPara o comandante da Polícia Militar, coronel César de Figueiredo,não foram os sem terra, mas sim bandidos, os que atacaram a polícia no conflito da área de Rio Pardo, na Floresta Bom Futuro. Ele diz que na região onde aconteceu a morte de um PM do Mato Grosso, que fazia parte da Força Nacional de Segurança,  há falsos sem terra negociando áreas e outro grupo especialista no roubo de madeira. Foi essa gente que atacou as forças policiais e matou um.
 HORA DE TER CUIDADOS - Em entrevista que concedeu ao jornalista Sérgio Pires, no programa Candelária Debate (TV Candelária/Record), que vai ao ar neste sábado, a partir das 13h20 da tarde, o comandante da PM fala também sobre vários outros temas, inclusive sobre os cuidados que os rondonienses devem ter, em termos de segurança, nesse período em que roubos e assaltos aumentam muito. Assaltos a residências, que têm se repetido na Capital, também estão na pauta.
LAERTE E SILAS - A lista de pré-candidatos em 2014 não pára de crescer. Para a Câmara Federal, um nome importante já pronto para entrar na briga: o ex-deputado estadual e líder sindical Daniel Pereira. E para a Assembleia, dois ex-prefeitos. Um deles é Laerte Gomes, ex presidente da Arom, que ainda depende de decisões judiciais para ir à batalha pelos votos. O outro é Silas Borges, de Nova Brasilândia, com dois mandatos excelentes e sem problema algum que possa atrapalhar sua possível candidatura. Nomes quentes para a corrida política que vem por aí...
 A JUSTIÇA INTERVÉM - Depois que a Justiça mandou realizar nova sessão, em Pimenta Bueno, para julgar os vereadores Rodinei Lopes Pedroso, Maicon Miyabara e Celso Bueno, que foram absolvidos e Dener Dias de Assis, que  teve seu mandato cassado, por causa da Operação Hygia, acendeu a luz vermelha também em Porto Velho. Nesta sexta, chegou à Justiça o primeiro mandado de segurança pedindo a anulação da sessão, na Capital, quando todos os envolvidos na Operação Apocalipse foram absolvidos.  Como os parlamentos não estão dando conta das suas missões, a Justiça intervém!
 BATALHA PERDIDA - Grupo de senadores vai, entrar floresta adentro, sujar a roupa, suar e passar trabalho, mas vai cumprir sua missão. Neste domingo, segunda e terça, a turma, chefiada pelo senador rondoniense Acir Gurgacz, vai percorrer a BR 319, de Porto Velho a Manaus. A intenção é conhecer as real situação da rodovia e, após, pressionar para que as obras paralisadas sejam retomadas. Uma pena que nossos representantes no Senado vão perder seu tempo. Como quem manda nesta região são as ONGs que representam interesses internacionais, só elas podem dar sinal verde para o reinício das obras. Não o Senado...
 PERGUNTINHA - Com o aumento dos combustíveis para os próximos dias e o efeito dominó, incluindo o transporte de alimentos, como ficarão os índices inflacionários nesta reta final de 2013?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário