sábado, 30 de novembro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NOSSA CONTA DE LUZ ESTÁ 16,44% MAIS CARA A PARTIR DESTE SÁBADO

Atenção rondonienses que esperavam terminar o ano sem surpresas desagradáveis: a partir deste sábado, você vai pagar exatamente mais 16,44% na sua conta de energia elétrica. Puxando pela memória, podemos nos recordar de recente pronunciamento da Presidente Dilma, anunciando aos quatro ventos uma queda significativa no preço da energia. Para Rondônia, por exemplo, a expectativa era de uma diminuição igual ou superior a 20%. O que o governo fez questão de não dizer é que a desoneração fiscal (via tributos federais) e o processo de renovação das concessões,  que provocaram realmente uma queda inicial no custo da energia elétrica no Brasil, já não valem mais. É que os reajustes das distribuidoras e o acionamento das térmicas já absorveram parte daquela decantada redução. Que, na prática, na vida real, não no país dos sonhos e das hipóteses, mas no mundo concreto, significa aumento na conta de luz. E não a enganosa propaganda da tal "desoneração".
Claro que os tecnocratas vão dizer que não é bem assim, que uma coisa é uma coisa, que outra coisa...; vão apresentar fórmulas matemáticas e contas de fantastiquilhões, tentando nos empurrar goela abaixo que o custo da energia diminuiu. Podemos ser burros para muita coisa, mas jamais o somos quando tocam a mão no nosso bolso e ainda querem nos fazer engolir que, na verdade estão colocando dinheiro e não o tirando. Que se reponha a verdade, portanto. As mais de 500 mil unidades habitacionais de Rondônia, terão aumento na conta de energia, a partir deste sábado, de 16,44%. A indústria pagará menos: 6,77%. Mas o rondoniense comum, em sua casa, tem mais uma despesa. Nada de diminuição no custo. O nome claro, insofismável, indefectível disso é: AUMENTO DA CONTA DE ENERGIA. Ponto final.
 CRESCENDO MUITO - Os próximos 90 dias serão decisivos para os planos dos candidatos a candidato ao Governo em 2014. Começando com Confúcio Moura, que está com obras em todos os cantos do Estado, visitando cada uma das cidades, distritos e localidades rondonienses; afinando as finanças para que tudo ande sem sustos até a eleição e, mais que tudo, crescendo bastante nas pesquisas em regiões onde estava em baixa, inclusive na Capital. Hoje, o maior adversário de Confúcio, do PMDB é o...PMDB. Afora isso, sai para a reeleição com chances concretas.
 RUMO AO PÓDIO - Expedito Júnior se diz tranquilo em relação aos problemas que tinha com a Justiça Eleitoral. Ele e seus partidários garantem que o ex-senador está apto para entrar na corrida pelo Governo. Expedito queria mesmo era ir ao Senado, mas seus partidários, amigos e milhares de eleitores o querem na disputa pelo Palácio Presidente Vargas. Todas as pesquisas em que seu nome é colocado o colocam com chances reais de vitória. Expedito está, na linguagem olímpica, muito perto do pódio. Chegará à Medalha de Ouro?
 LINGUAGEM DO POVÃO - Um terceiro nome é o do presidente da Assembleia, deputado Hermínio Coelho. Com seu jeitão simples de falar, mas com uma sensibilidade política à flor da pele (sabe como ninguém falar a linguagem do povão), Hermínio quer ser o principal oposicionista ao atual governo. Tem percorrido todo o Estado e, onde anda, é muito bem recebido e instado a entrar na disputa pelo Governo. Hermínio e seu grupo estão muito animados, até porque teriam informações de que o prefeito de Ouro Preto, Alex Testoni, o outro nome fortíssimo do PSD, não iria  disputar em 2014.
 ALIANÇA FORTE - Ainda faz parte deste rol com lideranças com chances reais de disputar a eleição para o Governo e ganhá-la, o deputado estadual, ex-presidente da Assembleia e ex-prefeito de Machadinho do Oeste, Neodi Oliveira. É um nome respeitado em sua região, com uma passagem de sucesso no comando da ALE, o que não é fácil para nenhum político e, mais que isso, poderá ter o aval de líderes muito importantes, como o senador e ex-governador Ivo Cassol. Neodi está no páreo e pode vir forte, com uma coligação de vários partidos para apoiá-lo.
 OUTROS NOMES - Entre outros possíveis candidatos, Padre Ton, do PT, pode abrir mão numa aliança com o PMDB. Mário Português tem repetido que só entra na briga se Confúcio desistir de concorrer. José Bianco, ex-governador, duas vezes prefeito de Ji- ainda analisa o quadro. Seu maior problema seria formar uma aliança. Jesualdo Pires, de Ji-Paraná, já avisou que não entra na disputa de 2014 de jeito nenhum e que apoiará Confúcio. Pode surgir alguma outra surpresa de última hora? Até pode. Mas por enquanto, os nomes principais estão postados. Falta menos de um ano para a eleição.
 JÁ VAI TARDE - Faltando três semanas para o Natal e quatro para o final do ano, 2013 acaba sem muitos motivos de comemoração. A economia brasileira não foi de todo ruim, mesmo com a crise internacional. Mas a violência que tomou conta de cada cidade, de cada rua, de cada casa no país, foi um dado assustador, principalmente pela inércia do governo e do Congresso em combater esse câncer. Em Rondônia, terra dos escândalos e das operações da Polícia Federal, houve alguns avanços aqui e ali. Mas, no geral, 2013 é um ano para se esquecer...
 PERGUNTINHA -Será que neste final de semana teremos mais uma operação da Polícia Federal,  destas, tamanho gigante, como ocorreu nesta quarta?
Fonte: Jornalista Sérgio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário