terça-feira, 19 de novembro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

CARLA ESTÁ PERDENDO A ESPERANÇA.É AÍ QUE MORA O PERIGO

Mensagens não param de chegar à coluna depois da votação na Câmara de Porto Velho, que absolveu todos os vereadores enrolados e denunciados na Operação Apocalipse. As críticas são duras, cheias de protestos, xingamentos, palavrões.  A população que pensa (infelizmente uma parcela pequena no enorme contexto do eleitorado), se apavora com o que está acontecendo. Nos governos. No Congresso Nacional. Nas Prefeituras. Nas Câmaras Municipais. Carla Vidal é uma jovem leitora, uma das muitas vozes que chegaram, com duras críticas ao que aconteceu na triste noite de terça-feira. O resultado só serviu para piorar a imagem dos políticos perante essa gente que ainda pensa e não troca seu voto por Bolsas Disso ou Daquilo;  por dentaduras ou  telhas. Porque o depoimento da Carla para ilustrar a reação contra o que aconteceu? Porque ela  usou uma frase assustadora. Perigosa. Deu um testemunho que, se viesse de algum idoso experiente, não soaria tão duro. Mas Carla escreveu: "estou perdendo a esperança!". Isso mesmo. Uma jovem, uma brasileira que tem muito a dar, que precisa ser energizada com esperança e luz no fim do túnel, quando, ainda  cedo na vida, começa a achar  que, desse jeito, não tem saída para todos nós, é de arrepiar os cabelos.
 Ela é apenas uma, mas representa os que sabem que a classe política só tende a piorar e que a massa do eleitorado, desassistida e desesperada, troca seu voto por qualquer coisa. Ela sabe que a impunidade que grassa, piora cada vez mais e é um câncer que pode levar nossa sociedade ao estado terminal. Tomara que Carla encontre motivos para reacender sua esperança. Tomara que todas as Carlas do Brasil não desistam. Porque se nossos jovens, os que ainda podem nos salvar estão desistindo, é porque a saída está ficando cada vez mais estreita. Triste!
 VAGABUNDAGEM - Mais um feriadão, mais um enorme prejuízo para a economia brasileira. No país  dos funcionários públicos, quanto mais feriados melhor. Mas para as empresas que precisam faturar para pagar 40% do que contabilizam em impostos; para pagar os salários e direitos dos seus funcionários; para pagar água, energia, segurança, cada paralisação dessas é um chute no saco do bom senso e da sobrevivência. Tomara que, um dia, não estejamos arrancando os cabelos, arrependidos por perder o bonde do desenvolvimento em favor de tanta vagabundagem. Ninguém mais aguenta tanto feriado!
  VERDADEIROS E FALSOS - Para ser justo: de vez em quando, os bandidos que se dizem sem terra e atacam propriedades são tratados como realmente são:bandidos.  Nesta semana, a Justiça rondoniense manteve a prisão de um grupo de 14 deles, que atacou, fortemente armado, uma fazenda na região de Alto Paraíso. Já é um começo. Em várias regiões do país, esses malandros são tratados pelo Judiciário como coitadinhos. Os verdadeiros sem terra precisam apoio, área para plantio, financiamento, implementos agrícolas. Os bandidos merecem cadeia.  
DE OLHO NA ALE - O Tribunal de Contas do Estado está em cima da Assembleia Legislativa. Marcando por pressão. Mesmo com a demissão de centenas de servidores não concursados, o TCE ainda avisa que o parlamento rondoniense ainda precisa continuar de olho na folha de pagamento, para não ultrapassar os índices determinados pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Observa-se um esforço muito grande do presidente Hermínio Coelho para cumprir as orientações. Ele pegou a ALE inchada e a está colocando dentro dos parâmetros exigidos pela legislação.
 NATAL DE LUZ - Quando César Cassol assumiu a Prefeitura de Rolim de Moura, encontrou a situação que se poderia comparar à terra arrasada. Em pouco mais de dez meses de administração, ele já colocou praticamente as finanças em dia; pagou os salários atrasados dos servidores; reorganizou a cidade e transformou, para muito melhor, a principal praça da cidade. É nela que, na próxima quinta, dia 21, será lançada a programação especial de fim de ano, o Natal de Luz.  A principal atração será o cantor Matos Nascimento e Banda.
VAI LONGE - Pesquisas que apontam o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, como o melhor do Estado, não são surpresa. Desde que entrou para a vida pública, o engenheiro que teve um mandato e meio de sucesso na Assembleia Legislativa, já mostrou a que veio. Assumiu no início do ano e já deu uma nova cara à segunda maior cidade rondoniense. Competente e dedicado, Jesualdo é daqueles políticos que, se continuar trilhando o mesmo caminho, vai longe...
 QUEIXAS À PRESIDENTE - Por falar em Ji-Paraná, quando visitar a cidade no  próximo dia 29 (pelo menos a equipe presidencial já está tratando da visita com representantes do Estado), a presidente Dilma Rousseff não vai ouvir só aplausos e boas notícias. Será também cobrada sobre o atraso de obras no Estado e sobre a morosidade da transposição. O número de obras paralisadas no Estado pode entrar para o Livro Guiness. E a transposição chegou, até agora, a menos de três centenas dos 19 mil que estão aptos. Os dois assuntos vão chegar como queixa à Presidente.  
PERGUNTINHA - Quando o governo brasileiro vai intervir para que as empresas aéreas respeitem os seus usuários e, mais que isso, não cobrem preços abusivos como estão cobrando agora?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário