sexta-feira, 16 de agosto de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

 O OTIMISMO DE CAPIXABA E AS NOVAS PROMESSAS DO DNIT
O deputado Nilton Capixaba, líder da bancada federal de Rondônia, anda bastante otimista com o Dnit. Tem estado várias vezes com o general Fraxe, comandante do órgão e, cada vez que sai da sala dele, Capixaba diz à imprensa que as obras em Rondônia vão finalmente andar. O chefe do Dnit tem dito ao parlamentar rondoniense que a  BR 364 terá  vários trechos recuperados e, mais ainda, promete ritmo acelerado, dentro do novo cronograma. Jurou que a BR 425 (ligação com Guajará Mirim), sairá finalmente do papel. E que o mesmo vai acontecer com a futura ponte de Abunã, na fronteira com o Acre. Capixaba conhece os meandros palacianos e dos ministérios. Está em seu terceiro mandato e não é ingênuo. Sabe quando as coisas vão andar ou quando está sendo enrolado. Dessa vez, diz não acreditar que esteja havendo enrolação do Dnit. Capixaba sai tão animado dos encontros com o general Fraxe que a gente fica pensando se este é o mesmo Dnit, aquele que deixou inúmeros obras em nossa Estado totalmente abandonadas e por tanto tempo.
Quando se olha o que aconteceu com os viadutos e as ruas marginais da BR 364; quando se observa o vergonhoso atraso nas obras da BR 425; quando se vê a ponte sobre o rio Madeira, no bairro da Balsa, ligando a BR 319, faltando apenas 50 metros e, por inoperância e incompetência do Dnit e da Prefeitura de Porto Velho, estar com mais um ano de atraso, não se compreende o novo crédito que está sendo dado ao órgão federal. Como Nilton Capixaba conhece as coisas dentro do governo e como acredita piamente no general Fraxe, a população do nosso Estado espera que ele não esteja sendo enrolado também. O Dnit pode ter todo o crédito do mundo com Nilton Capixaba, mas certamente não tem mais nem um pingo com a grande maioria dos rondonienses.
 GANA DE CANDIDATO - Sempre acompanhado do secretário Lúcio Mosquini, o homem forte do DER, que está batendo todos os recordes de asfaltamento no Estado, o governador Confúcio Moura circula em todas as cidades.  Nas últimas semanas, andou por várias delas, em algumas mais de uma vez, anunciando obras. Pouco menos de um ano e meio antes de outubro de 2014, quem imagina que o governador possa estar fora da reeleição, está se equivocando em suas previsões. Confúcio está percorrendo Rondônia com a gana de quem quer ter o aval das urnas para mais quatro anos.
 AMEAÇAS CUMPRIDAS - O presidente do sindicato dos agentes penitenciários, diz na mídia que bandidos presos, têm uma relação de pelo menos sete profissionais que pretendem matar. Anderson  Pereira, do alto da sua responsabilidade, não inventaria uma coisa dessas. Se o disse – e em público – é porque sabe o que fala. Ora, então as autoridades ditas competentes tem mais é que agir, prevenindo esses ataques covardes e absurdos. Um agente já foi morto. Outro, surrado. Não está na hora de providências?
ONDE ESTÁ ARTUR? - Já são duas semanas que o menino Artur Pietro, de apenas três anos, desapareceu de sua casa, em pleno dia. Sumiu como se tivesse sido abduzido, sem deixar qualquer vestígio. Familiares, é óbvio, estão desesperados. A polícia seguiu várias linhas de investigação, mas até ontem à noite nada tinha descoberto. Pessoas desalmadas, que se regozijam com a desgraça alheia (e as há, lamentavelmente!), andam espalhando histórias esdrúxulas e horripilantes sobre a criança. A verdade: Artur está ainda sumido e sua família pede ajuda para localizá-lo. Contatos pelos fones: 9203 83 77 ou 3226 0736.
BANDO DE LAMPIÃO - Com toda a razão, o deputado Neodi Carlos, que foi duas vezes prefeito de Machadinho e teve um mandato sem qualquer problema como presidente da Assembleia , tem razão no duro discurso que fez, esta semana, contra a falta de segurança pública. Na sua cidade, bandidos atacaram pela terceira vez o Banco do Brasil. Nesta última, não só deixaram a cidade apavorada, como ainda foram a uma emissora de rádio tirar sarro das autoridades. Pintaram e bordaram. Pareciam o bando de Lampião dos anos 30, atacando cidadezinhas indefesas. Até quando os bandidos vão fazer o que bem entendem?
CORTAR NA CARNE - José Wildes, Léo Moraes, Ana Negreiros, Chico da Lata e Edmilson Lemos são os cinco vereadores que têm a dura missão de cortar na própria carne. Formam a comissão especial que analisa o caso de seus colegas com a Operação Apocalipse e podem pedir a cassação de todos. O que se ouve nos corredores é que, dos cinco denunciados - incluindo três presos - se a decisão do plenário fosse hoje, quatro teriam punições, mas não seriam cassados. A única cassação seria de Jair Montes. A comissão tem três meses para se decidir.
RACHADÃO - A eleição será em 10 de novembro, mas a campanha já começou. Rachadíssimo, o Partido dos Trabalhadores em Rondônia vai eleger seu novo comando regional em eleição direta. Uma das chapas, chamada de "Mensagem ao Partido", tem à frente o deputado federal Padre Ton. Ele, aliás, pré-candidato do partido ao Governo, no ano que vem. A chapa de oposição é a "Articulação Rondônia", que tem à frente o empresário e ex-secretário municipal Edson Silveira. A eleição será ampla, para vários cargos e diretórios municipais...
PERGUNTINHA - Mais um escândalo envolvendo políticos, agora em Pimenta Bueno. O que está havendo com parte dos nossos políticos que acaba no xilindró? 
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário