sábado, 24 de agosto de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

ALGUÉM VAI DENUNCIAR CUBA POR USO DE MÃO DE OBRA ESCRAVA?
Ai de quem, no Brasil, não cumpra todas as exigências da legislação para pagar seus trabalhadores. Denunciar alguém por trabalho escravo é pra já! Mas isso não vale para trabalhadores estrangeiros, que podem virar escravos no Brasil, ainda mais quando são médicos e ainda mais quando são cubanos. Não importam os argumentos, a verdade é que cada um dos quatro mil médicos da terra da ditadura da família Castro, vai receber 10 mil reais para trabalhar no Brasil. Mas o dinheiro não irá para eles. Não importa o quanto trabalhem, nem quantas horas e nem em que condições. Porque para os parceiros ideológicos não há crime de escravidão. Toda essa dinheirama será paga ao governo de Cuba e ele é quem remunerará os médicos. Se quiser pagar um real, pagará. Se quiser pagar 10 reais ou 1 mil reais, pagará. O resto irá para os cofres do governo de Cuba. Imagine-se agora uma outra situação: trabalhadores braçais cubanos viriam ao Brasil para ajudar na colheita do feijão, por exemplo. Mas os donos das fazendas que os contratariam, não pagassem todos os salários, horas extras, alimentação, vale-transporte , 13º, FGTS e outros direitos. Hein? Quantas mil denúncias de trabalho escravo não pipocariam em todos os cantos do país?
 É isso que dá governar por ideologia, onde os parceiros podem fazer o que querem, mas as leis têm que ser rigorosamente cumpridas pelos que não pensam do mesmo jeito. Já se viu isso dezenas e dezenas de vezes na história e se sabe muito bem onde essas coisas acabam. Enquanto isso, os médicos cubanos que já começam a chegar ao Brasil, vão atender nos interiorzões, onde os brasileiros não querem ir. Vão trabalhar como doidos e ganhar uma miséria. Alguém aí tem coragem de denunciar o governo de Cuba por exploração de mão de obra escrava? Lamentável e triste!!!
 EMENDAS MUNICIPAIS - Projeto do vereador Aélcio Costa foi aprovado por unanimidade. Quer que  1% do orçamento da Prefeitura vá para emendas parlamentares, ou seja, dos vereadores. Ele copiou o que já existe em nível federal, no Congresso e estadual, nas Assembleias. Agora, quer que o mesmo benefício parlamentar seja estendido à Câmara Municipal. Caso aprovado, os 21 edis de Porto Velho teriam, cada um, cerca de 500 mil reais anuais, aos valores de hoje, para suas emendas, já em 2014. Será que vai colar?
DUREZA GERAL - A situação dos políticos e apaniguados envolvidos em problemas judiciais não anda nada boa. O STF não aceitou nenhum recurso, até agora, no caso do Mensalão.  A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara acatou, por unanimidade, a cassação do deputado Natan Donadon, que já está cumprindo pena. As decisões judiciais, em todos os níveis, têm sido duras, contra denúncias de envolvimento em rolos. Tomara que a Justiça brasileira tenha, também, o mesmo rigor no combate aos crimes comuns. Daí, estaria tudo certo...
EDIVALDO E A BR - O deputado Edivaldo Soares, do PMDB, propõe que todas as lideranças de Rondônia se unam, para tentar resolver a grave situação da BR 364. Para ele, a situação da rodovia é um perigo constante para todos. Só um esforço concentrado de senadores a deputados federais, de prefeitos a deputados estaduais e vereadores, poderia ajudar a pressionar o Dnit e o governo federal a resolverem a questão, afirmou o deputado em entrevista ao programa Candelária Debate, que vai ao ar neste sábado, 13h20, em rede estadual, pela TV Candelária.
É SÓ PIADINHA! - Piadinha  criativa, que anda circulando pelas rodas do bom humor crítico: prefeito de uma cidade brasileira foi pego numa operação policial. Dois policiais brutamontes, daqueles enormes, que parecem armários de quatro portas, pegaram o alcaide pelos braços e o levaram, arrastado, até o camburão. Detido, o prefeito começou a protestar: "que é isso? não posso ser preso! Eu não fiz absolutamente nada!". Teve que ouvir a resposta dos agentes: "é isso aí, tá indo preso por isso mesmo. Até agora não fez absolutamente nada"....
COMPLICOU... - O governo federal não temia a crise econômica, porque os índices ainda eram positivos. Um especialmente: o número de empregos. Mas julho trouxe uma realidade assustadora. Foi o menor crescimento em postos de trabalho no mês, dentro da última década. A situação se complica, o dólar dispara, o preço de alguns alimentos deu um salto e, até na cesta básica, já há reajustes muito acima da inflação. Não está fácil o momento da economia para Dona Dilma e sua turma. Já nas questões políticas, as coisas vão piores ainda. Turbilhão à vista, até o final do ano, portanto!
QUEM AVISA... - O uso indevido de carteira de policial ou agente, o famoso "carteiraço" ou "carteirada", está proibido. O Ministério Público Federal em Rondônia, emitiu uma recomendação (apelido para ultimato ou aviso de que se não for atendida,  a coisa engrossa), para que policiais federais e agentes penitenciários parem de usar suas funções para furar filas, entrar de graça, comer sem pagar, práticas que, segundo várias denúncias, se tornaram comuns em Rondônia. O MPF não aceita este tipo de procedimento e está alertando para a sua ilegalidade.
PERGUNTINHA - Por falar em feiras que sumiram do mapa, como está o projeto para o retorno da Expovel, que saiu do calendário de exposições neste ano?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário