domingo, 25 de agosto de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

SAIREMOS APENAS COM FERIMENTOS LEVES DA RECESSÃO QUE VEM Aí?
Conhecido empresário de Porto Velho queixava-se, esta semana, a um amigo, da dura situação do mercado. Não há negócios. Não há compras. O consumidor escafedeu-se. Já nem é sintoma. É a realidade de uma situação econômica que se complica, mesmo com os discursos eufóricos da equipe econômica e da própria presidente Dilma. A crise, que na Europa e em várias outras regiões do mundo já tem vários anos, chega agora com força ao Brasil. A maquiagem do consumo está dando lugar à dura realidade do endividamento, da queda no emprego, da diminuição nas compras. O comércio de carros, por exemplo, que viveu tempos áureos e bateu recordes de vendas, está tendo uma queda abrupta, bem maior do se poderia esperar . Nas lojas de produtos não essenciais, o faturamento ainda não despencou, mas diminuiu bastante. Porque a tendência é piorar, sem dúvida. As facilidades de consumo dadas às classes C e D, começam também a cobrar a fatura. Famílias no geral melhoraram a qualidade de vida, adquiriram bens que nunca teriam conseguido antes, mas, em compensação, estão envidadas até o pescoço. Em Porto Velho e em Rondônia a situação ainda não é tão ruim, até porque nossa economia continua crescendo acima da média nacional. Mas em outros estados, já há enorme preocupação sobre a crise que tende a se acentuar.
Quando o consumidor se assusta, não compra. Quando não compra, deixa de fazer girar a roda da economia. É um efeito dominó, que pode levar à recessão. Não precisa a gente ser especialista para se saber  que é hora de muito cuidado com as  finanças. A crise,que apavora o mundo, chegou também por aqui. Depende muito de nós todos, consumidores, se ela vai ser tão devastadora como o foi em outros países, ou se sairemos senão ilesos, mas ao menos com ferimentos leves. É bom nos precavermos!
TEMPOS COMPLICADOS - Que tempos, que loucuras, que acontecimentos! O Brasil importa médicos, tão necessários para o povo, mas que aqui serão escravos de Cuba; a presidente Dilma, para não perder o controle, tem que se transformar em soft e encher o Congresso de concessões; em Rondônia, a Procuradoria Geral trabalha contra o Governo, colocando obstáculos onde devia achar soluções legais e o governador não demite ninguém; nunca um governo construiu tantas estradas, casas, fez tantas obras e tão pouco mostrou à população do que está fazendo. Enfim, tempos diferentes. Tudo já foi muito melhor...
QUADRO DO MOMENTO - Lá pelos lados da Assembleia, a semana começa com a Comissão Processante tratando da situação dos cinco deputados denunciados na Operação Apocalipse. A situação não mudou. Dois deputados estão com poucas chances de escapar da guilhotina. Ana da 8 e Adriano Boiadeiro só manterão seus mandatos por milagre. Cláudio Carvalho esperneia, mas está também na merca do pênalti. Jean Oliveira e o presidente Hermínio Coelho devem sobreviver à Comissão. O quadro que se desenha é esse...
DEMOCRACIA? ONDE? - Democracia só funciona quando atende os interesses deles. É assim que esquerdistas preparados para a guerrilha, na América Latina, agem, quando perdem eleições. No Paraguai, treinados no discurso e nas armas, guerrilheiros querem tomar terras dos "brasiguaios" na marra. Como agora o governo é verdadeiramente democrático e não permite isso, os bandidos se armam e atacam fazendas. Na semana passada, mataram cinco pessoas. E vão matar mais. E se dizem defensores da democracia. São é terroristas!
COM LEWANDOWSKI - Está nas mãos do ministro Ricardo Lewandowski , um assunto do maior interesse para Rondônia. Foi a ele que o governo rondoniense recorreu, para tentar  suspender o pagamento abusivo da pornográfica dívida do extinto Beron. A maior parte da conta foi feita por interventores do Banco Central e, mesmo assim, Rondônia já pagou muito mais do que o valor correto, pelos juros abusivos. Confúcio Moura e os senadores Valdir Raupp e Acir Gurgacz entregaram o pleito do Estado a Lewandoswski. Torçamos para que ele faça o julgamento justo e correto.
DUREZA DA LEI - Os desembargadores do TJ estão autorizando a soltura de quase todos os envolvidos na Operação Apocalipse e que ainda estavam presos. Só não deixam sair das grades os principais líderes da organização criminosa e os vereadores e líderes de partidos continuam presos.  O Judiciário está tratando com a maior dureza os vereadores  Eduardo Rodrigues, Marcelo Reis e Jair Montes, assim como o presidente do PHS, Herbert Lins. Não está fácil os políticos presos, convencerem Suas Excelências que podem responder às acusações em liberdade.
ESCRAVOS DE BRANCO -O Ministério Público do Trabalho, que geralmente não serve para grandes coisas, ao menos tomou uma atitude que merece elogios: entrou com ação pedindo a proibição da contratação de médicos cubanos. Embora não tenha sido explícito no sentido de denunciar o escravagismo que será implantado com o sistema de trabalho dos cubanos, já que o pagamento salarial deles será entregue ao governo dos Castro e não a quem realmente deveria receber, ao menos o MPT está tentando melar a confusa contratação dos escravos vindos de Cuba. Já é um começo!
PERGUNTINHA - Haverá ou não novos e surpreendentes capítulos da longa e complicada novela da Operação Apocalipse, nesta semana que vai começar?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário