sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Facebook estuda identificação facial através de fotos de perfis

Facebook poderá adicionar novo recurso para reconhecimento facial,. O objetivo é criar um banco de dados contendo as fotos dos perfis dos usuários.
O Facebook poderá usar as fotos do perfil de seus usuários para criar uma base de reconhecimento facial. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (29) em uma atualização da política de uso de dados.
O novo sistema pretende melhorar o desempenho da ferramenta de sugestões de marcação da rede social. Assim, a tecnologia empregada no reconhecimento facial irá acelerar o processo de marcação dos amigos e conhecidos nas fotos que são postadas no Facebook.
Atualmente, a tecnologia empregada identifica as faces nas fotos que são publicadas quando são comparadas com imagens anteriores nas quais os usuários já haviam sido marcados. Os usuários também contam com a opção de remover as marcações que foram feitas por terceiros.
De acordo com a diretora de privacidade do Facebook, Erin Egan, adicionar fotos dos perfis dos membros proporcionaria aos usuários um maior controle sobre sua informação pessoal. Com isso, ficará mais fácil identificar as fotos em que os usuários aparecem.
“Nosso objetivo é facilitar a marcação para que as pessoas saibam quando há fotos delas no nosso serviço", disse Egan.
Conforme ainda a executiva, os usuários que não quiserem usar a tecnologia de reconhecimento facial poderão desabilitar tal opção. Com isso, a foto da pessoa não será adicionada a base de dados de reconhecimento facial do sistema.
Fonte: Rafaela Pozebon - Oficina da Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário