quarta-feira, 28 de agosto de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

AVISO AOS MÉDICOS CUBANOS: NÃO TEMOS ESCRAVOS HÁ 125 ANOS!
Para que os médicos cubanos que estão chegando ao Brasil saibam que é proibida a escravidão em nosso país, estamos contribuindo, publicando na íntegra o texto da Lei Áurea, de 13 de maio de 1888, portanto há 125 anos. É muito positivo que nossos convidados sejam informados de que, ao trabalharem sem receber seus salários e seus direitos, estarão sendo submetidos a um regime semelhante ao da escravidão. É bom também enviar este texto para a presidente Dilma Rousseff, seu ministro da Justiça, seu ministro da Saúde e, é claro, para os ditadores Fidel e Raul Castro, em Cuba...
"LEI N. 3353 - DE 13 DE MAIO DE 1888

Declara extincta a escravidão no Brazil.

A Princeza Imperial Regente, em Nome de Sua Magestade o Imperador o Senhor D. Pedro II, Faz saber a todos os subditos do Imperio que a Assembléa Geral decretou e Ella sanccionou a Lei seguinte:

Art. 1º É declarada extincta, desde a data desta Lei, a escravidão no Brazil.

Art. 2º Revogam-se as disposições em contrario.

Manda, portanto, a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumpram, e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nella se contém.

O Secretario de Estado dos Negocios da Agricultura, Commercio e Obras Publicas e interino dos Negocios Estrangeiros, Bacharel Rodrigo Augusto da Silva, do Conselho de Sua Magestade o Imperador, a faça imprimir, publicar e correr.

Dada no Palacio do Rio de Janeiro em 13 de Maio de 1888, 67º da Independencia e do Imperio.

PRINCEZA IMPERIAL REGENTE.

Carta de lei, pela qual Vossa Alteza Imperial Manda executar o Decreto da Assembléa Geral, que Houve por bem Sanccionar, declarando extincta a escravidão no Brazil, como nella se declara".


ELEIÇÃO ANULADA - Como aceitar a perda de  uma eleição? Para quem comandou o Conselho Regional de Medicina durante anos, deixar a chefia foi demais! Tanto que a chapa de situação do CRM recorreu ao Conselho Federal e, certamente numa decisão inédita, conseguiu anular a eleição que deu vitória à Chapa 2, de oposição, algumas semanas atrás. A situação diz que houve irregularidades com votos vindos do interior. Os médicos mais antigos e tradicionais, que comandam o CRM há muitos e muitos anos, não querem entregar o comando assim, na  moleza. A renovação não será fácil!
ESBULHADOS - O jornalista Waldir Costa e sua família também foram vítimas da Ceron (apelidada de Eletrobras Rondônia), mas com o péssimo serviço de sempre. Ele conta que foi trocado o medidor de sua residência sem que ninguém autorizasse e, dias depois, os terceirizados foram lá e retiraram também o novo contador. Há longo tempo não há medidor na residência. Waldir está esperando pelo golpe que vem aí, para tomar as devidas providências contra a estatal, especialista em sacanear seus consumidores.
PRONTO SOCORRO - Se a Procuradoria Geral do Estado não denunciar nem o governador, nem o secretário de saúde e nenhum outro membro do governo por irregularidades no processo; se o Tribunal de Contas não achar um fio de cabelo de erro no emaranhado burocrático; se tudo der certo, enfim, parece que o novo hospital de Pronto Socorro de Porto Velho sai mesmo do papel. Confúcio Moura assinou a compra da área, pertencente à família Tourinho, no início da semana. O hospital, com 280 leitos, será uma referência na região norte. E será também muito bem vindo. Já devia estar pronto há anos, mas antes tarde do que nunca!
AVENTUREIRO - Em épocas anteriores, a mais de um ano da próxima eleição já se tinha, ao menos uma visão parcial, do quadro que se desenhava. Agora, a coisa mudou muito. Faltando 14 meses para a disputa pelo Palácio Presidente Vargas, além de Confúcio Moura (que hora é, hora não é candidato à reeleição), quais os outros nomes que estarão na corrida eleitoral para disputar o Governo? Com alguns dos principais concorrentes fora do jogo, pode até aparecer uma surpresa de última hora. Tomara que não seja nenhum aventureiro, porque chances terá...
SENADOR FORAGIDO - O governo boliviano  obrigou o senador Roger Molina a ficar 455 dias asilado na embaixada brasileira, morando num cubículo . Ele foi trazido agora para o Mato Grosso, sem autorização da polícia de Evo Morales, que o  acusa de  corrupção. Mas, é claro, as acusações contra Molina só foram feitas depois que ele denunciou membros do governo da Bolívia de ligação com o narcotráfico. Nosso governo, que deu cidadania a um assassino italiano, matador de policiais (Cesare Battisti), tem tratado o senador inimigo de Evo com desdém. Lamentável!
MISSÃO DESAGRADÁVEL - A terça começa com a primeira reunião da Comissão Processante para analisar o caso dos cinco parlamentares denunciados na Operação Apocalipse. Será daquelas missões que terão os membros da Comissão que, certamente, nenhum parlamentar gostaria de ter. Mas não há opção. Ou agem, mostram serviço e, se preciso, cortam na própria carne, ou a Assembleia como um todo poderá ser condenada pela opinião pública. Espera-se que haja resultados e, mais que tudo, seja feita a Justiça, punindo quem tem culpa e inocentando quem é inocente.
PERGUNTINHA - Quando assumir sua cadeira como deputado federal por Rondônia, o ex-senador Amir Lando, que hoje mora em Brasília, vai voltar a residir na terra que o elegeu?
Fonte: Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário