terça-feira, 27 de agosto de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

O EQUIPAMENTO É DEFICIENTE E É O CONSUMIDOR QUEM PAGA O PATO
Indignado, o jornalista Sérgio Pires publicou um desabafo sobre a tentativa da Eletrobras/Ceron de lhe cobrar uma conta absurda. A própria Ceron trocou, na casa dele, um medidor que considera superado e que não estaria lendo corretamente o consumo de energia. Para Ceron, a culpa do seu péssimo equipamento é do cliente. Sobre o assunto, o jornalista escreveu:
"A Ceron, que agora tem novo apelido, mas continua cada vez pior, me enviou uma cobrança, com uma dívida inventada e esdrúxula. Há quatro meses, trocou o contador, alegando que ele era antigo e não estava marcando corretamente o consumo. Acompanhei o procedimento e recebi um documento assinado por um desses terceirizados, provando que não havia qualquer irregularidade no medidor, que ele apenas era superado e teria que ser trocado por um mais moderno. Quatro meses depois, os malandros mandaram, num envelope sem endereço, sem data, sem informação que possa me ajudar a entender a sacanagem, várias planilhas, apontando que eu devo quase 900 reais. Uma canalhice. Imaginam que estão lidando com algum otário, que vai correndo pagar a conta sem questionar. Se deram mal. Não só não vou pagar, como vou acionar judicialmente por danos morais, esses metidos a malandros, que acham que podem enganbelar os consumidores quando quiserem. E ainda mandam uma carta anônima, sem assinatura de quem quer que seja, ameaçando isso e aquilo, caso eu não recorra em 30 dias (sem dizer a partir de quando conta o tempo). Deram-se mal, esses otários! Só vou pagar um centavo desta cobrança criminosa, se a Justiça mandar. Mas, se houver mesmo Justiça, será essa empresa fajuta, acostumada a impor sua vontade, na mesma proporção que presta um péssimo serviço, quem vai ter que se explicar nos tribunais. Vade retro, Ceron/Satanás!"
 JUSTIÇA NELES! - Uma das campeãs de queixas junto aos órgãos de defesa do consumidor, a Ceron não se emenda. Continua tentando explorar seus clientes. Ineficiente, incompetente (a constante falta de energia, algumas vezes por horas e até dias comprovam isso), a estatal terceirizou muitos dos seus serviços, não se sabe em que termos. E parece que todos querem faturar em cima do pobre consumidor. Está na hora da Justiça defender os indefesos, impedindo que essa exploração continue...
THE END! - Tudo indica que, nesta quarta, chega ao fim a longa novela, com capítulos surpreendentes, que envolveu o mandato do deputado Natan Donadon. É pule de dez que ele será cassado pelo plenário da Câmara Federal. A perda do mandato já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e agora só falta o último ato. Ainda nesta semana, o ex-senador Amir Lando, do alto dos seus pouco mais de oito mil votos, assume a cadeira de Natan. The End!
FAMÍLIA DESTRUÍDA - Paulo Freitas, sua esposa e filho voltaram ao sul. Deixaram Rondônia, com um membro a menos na família. A jovem Naiara Carine, que veio para cá com eles, não voltará. Está sepultada aqui mesmo, depois de ser brutalmente assassinada. Pior de tudo é que a família decidiu ir embora porque se sente ameaçada. O patriarca contou que pessoas estranhas andavam circulando próximo a sua casa. Ele  sente que há alguma coisa muito estranha no ar. Quem realmente matou Naiara e por quê? E as ameaças à família dela, são mesmo reais? Trágico, triste, deprimente.
VAI ATÉ DOMINGO - Tem que se registrar o esforço da Secretaria de Esportes e Cultura, Secel e dos grupos folclóricos de Rondônia nos primeiros dias do Arraial Flor do Maracujá. Mas o primeiro final de semana foi muito aquém, mas muito mesmo, em termos de público, do que o seria, se não tivesse havido aquela confusão do sai não sai, envolvendo a Procuradoria Geral, o GTribunal de Contas e secretarias do governo. Se espalhou que o Arraial não iria acontecer. Até reverter a boataria, muita gente não foi ao Parque dos Tanques. A partir desta terça, espera-se que o público retorne em massa à festa. Que só termina no domingo.
LEI DOENTIA - Há esforço, dedicação e uma batalha diária das autoridades, na busca de melhorias para a saúde pública. Em nível estadual, Wiliames Pimentel melhorou tudo, embora, é claro, haja ainda um longo caminho a percorrer. Na Capital, o secretário Macário Barros também vem batalhando por bons resultados. Ambos - e todos os secretários de saúde do país - têm, contudo, um grande inimigo: a legislação absurda, atrasada e doentia, que não permite que sejam tomadas medidas rápidas. Se o fizer, o secretário pode ir até para a cadeia. Lamentável!
ABERRAÇÃO - Não se pode fazer nada sem que o inferno burocrático permita. Tem que fazer tudo na saúde, do mesmo jeito que se faz com uma obra pública, a compra de papel higiênico ou o serviço de desobstrução de uma vala. A Lei 8666 hoje é anacrônica e contra os interesses dos brasileiros, principalmente quando se tratam de questões ligadas à saúde pública. A legislação não combate a corrupção e engessa quem é sério e quer trabalhar. Mas, como nosso Congresso e nossos políticos têm muitas outras preocupações (as deles, em primeiro lugar), certamente não há tempo de corrigir essa aberração.
PERGUNTINHA - Será que os médicos cubanos que trabalharão em regime análogo ao da escravidão no Brasil poderão ser chicoteados, caso não cumpram corretamente suas funções? 
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário