terça-feira, 20 de agosto de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

E SE FOSSE COM A SUA FILHA, O QUE VOCÊ FARIA?
É uma história triste, de violência e morte. Aconteceu aqui perto de nós, em Vilhena. Foi preso um homem que perseguiu  e matou o assassino da sua filha. Investigou, descobriu o matador, pegou a arma, foi até a casa do criminoso e o matou, friamente. Quando preso, perguntou a um  dos policiais que o interrogava:  "e se fosse sua filha, o que você faria?" .  A jovem Maily Tavares, de 21 anos, foi  morta com dois tiros, um pelas costas. O pai descobriu que o matador foi Eliabi de Freitas, de 25 anos, que tinha um relacionamento com ela. Não se sabe até agora as circunstâncias da morte de Maily. O criminoso não foi preso em flagrante, respondia em liberdade. O pai não acreditou nas leis e na Justiça. Optou pelo pior e decidiu fazer a sua justiça. Vai pagar caro, porque a mesma lei que protege um assassino, é duríssima com quem se vinga. Fábio Campos (foto) perdeu a filha, tirou a vida de outra pessoa e jogou a sua própria fora. Ficará preso durante longos anos. Certamente por muito mais tempo do que ficaria o matador da sua filha, se um dia fosse condenado.
 É outro registro trágico da guerra civil em nosso país. E que nossas autoridades, contrariando toda a lógica e a realidade, fazem de conta que não existe. Irmãos matando irmãos, pais matando filhos, filhos matando pais, criminosos tirando a vida de alguém por 1 real. Contra isso, leis fajutas, benevolentes, que não servem para punir o crime duramente. Nossos governantes, nossos parlamentares, parte do Judiciário e outras chamadas forças vivas, consideram que vamos acabar com a guerra civil com discursos e ideologia. A catástrofe da violência tem demonstrado que isso é impossível. Até quando assistiremos a histórias dantescas como as de Vilhena, como se elas estivessem acontecendo em outro país?
 CREME DENTAL -Fonte bem informada alerta à coluna: enrolados nas últimas operações policiais, que ainda não foram curtir uns dias de cadeia, devem deixar pijamas, pasta dental, escova e outros apetrechos prontos para serem usados. Pode estourar ainda esta semana mais um pacote de períodos de internação num dos presídios da Capital e também do interior. Gente que escapou por pouco, que bateu na trave na primeira fase das prisões decretadas pela Justiça, pode entrar agora. A  fonte é de confiança. Portanto, o aviso está dado.
PAZ, AFINAL! - Estava na hora! Depois de longo confronto, os grupos que dominam a Federação das Indústrias de Rondônia,  concordaram com uma trégua. Até para evitar a desfiliação da  CNI. O acordo ocorreu em longa reunião realizada em audiência na Justiça. Dênis Baú retoma o comando da Fiero, pelo menos até 2015. Ele já reassumiu ontem mesmo e a partir de agora, parece que o clima de guerra que havia na poderosa instituição, ao menos amenizou. Esperava-se por isso mesmo. Os empresários precisam falar a mesma linguagem, pelo bem de Rondônia. O momento da economia é complicado e não dá para se ter brigas, perdendo dinheiro e investimentos.
 FEIRON - Programada para o final de julho, a Feiron, feira da Fiero e que, sempre que realizada, impulsionou a economia rondoniense, acabou não se realizando, em função da batalha pelo poder na entidade. Passada a tempestade, ao menos por algum tempo, o correto seria agora a equipe comandada por Dênis Baú voltar seus esforços para tentar realizar o evento, ainda este ano. Para a Feiron, empresários de pelo menos 120 países já haviam agendada vinda a Rondônia.  O prejuízo, ao menos em parte, ainda pode ser recuperado.
 ATUALIZANDO INFORMAÇÕES - Carlos Hugo Annes  e Paulo Damião, diretores da Santo Antônio Energia, se reuniram com o senador Acir Gurgacz, semana passada, para atualizar informações sobre a operação da hidrelétrica Santo Antônio, bem como as compensações realizadas para Rondônia e para Porto Velho. A dupla aproveitou o encontro para informar que a empresa ainda não se decidiu pela ampliação da capacidade de produção de energia da usina. Ficou claro, contudo, que o aumento na cota do reservatório não provocará novos impactos ambientais, que não possam ser compensados, se necessário.
 JUSTIÇA PARA TODOS - Até para cumprir compromissos com a OEA, o Judiciário rondoniense autorizou, transmissão ao vivo, do julgamento dos responsáveis pela chacina do Urso Branco, ocorrida em 2004, quando presos decapitaram outros presos, com cenas apavorantes que rodaram o mundo. Espera-se que esses assassinos sejam condenados a longos anos de cadeia e jamais saiam mais às ruas. Agora, a torcida é para que ande outro caso, o do extermínio dos garimpeiros na Reserva Roosevelt,  também em 2004. Até agora, o processo continua engavetado.
 SÓ POR CONSENSO - Ouve-se nos bastidores: muita gente ligada ao atual governo tem conversado com Mário Português, uma liderança política emergente no Estado, para saber se ele poderá decidir ser  candidato  ao governo em 2014.  A resposta que todos têm ouvido: o empresário só concorreria se o governador Confúcio não fosse para a reeleição e seu o nome dele, Mário, fosse consenso dentro do PMDB. Afora isso, todo o resto é pura conversa fiada...
 PERGUNTINHA - Quando começarão a ser julgados por seus pares, dentro da Assembleia e da Câmara de Vereadores de Porto Velho, os envolvidos na Operação Apocalipse?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário