sexta-feira, 23 de agosto de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

UMA FESTA POPULAR  QUE SE TORNOU ILEGAL DE UMA HORA PARA OUTRA
É lamentável o que aconteceu com o Arraial Flor do Maracujá. Toda a estrutura montada poderia ter ficado às moscas, porque órgãos do governo e o Tribunal de Contas não haviam contornado obstáculos legais e burocráticos. Na noite de quarta, nota do governo dizia que a decisão do Tribunal de Contas impediria a festa. Ontem, nova informação: o Arraial vai sair. Ou seja, até a 25ª hora, dependia de burocratas se iríamos ou não ter nossa maior popular! Os preparativos duraram meses, com pesados gastos; o próprio  governo investiu pesado no Parque dos Tanques. Quem iria repor os prejuízos, caso o evento não saísse?  Certamente a falta de respeito para com a coletividade, vinda de órgãos que ignoraram a população, deve ter merecido uma porrada na mesa, por parte do governador Confúcio Moura. Todos os envolvidos se dizem cheios de razão, mas a população iria cobrar só do Governador, até porque nem sabe quem são esses desconhecidos, os que fizeram de tudo para atrapalhar a festa.
O constrangimento e a tristeza   na equipe da Secel, que batalhou muito  para que a festa ocorresse, assim como o lamento dos representantes dos grupos folclóricos, que não entendem como o que foi permitido durante anos, só agora é proibido, se somariam a um enorme prejuízo geral, sem a festa. Lamentariam os vendedores de comida típica, os artesãos, os taxistas e mototaxistas, enfim, todos os que só perderiam, com a não realização do Arraial. Como explicar que uma festa que já existe há tantos anos, só agora é considerada ilegal, por questiúnculas burocráticas de prestação de contas, como se isso não fosse facilmente contornável, com boa vontade e bom senso? ? É tudo um pacote de absurdos, que ninguém consegue entender. Tomara que a festa, ao menos ela, na essência, faça tudo ter valido a pena!
OLHA O DNIT, DE NOVO! - Estava demorando! O Dnit mostrou mais uma vez sua incompetência. Como não pagou trechos de obras da BR 364 que já estavam concluídos, as empreiteiras simplesmente deixaram de tocar a obra. A denúncia foi feita esta semana, na Câmara Federal, pelo deputado Moreira Mendes. “A empreiteira paralisou o serviço porque não recebe pelo pagamento das medições que sequer são feitas, por conta da greve dos funcionários do DNIT”, disse Moreira. É lastimável, mais  uma vez, o que o Dnit está fazendo contra Rondônia.
ELOGIO À MARINA - A coluna, que tem criticado duramente Marina da Silva - e mantém as críticas, por suas ligações umbilicais com ONGs internacionais, que só defendem os verdadeiros interesses de seus países de origem - tem que ser justa e elogiar a posição dela em relação aos vândalos e bandidos que se infiltram nos movimentos sociais para destruir. "Os protestos que recorrem à violência extrapolam os limites da desobediência civil aceitável! disse ela. E concluiu: "no Estado Democrático de Direito existem regras." Disse tudo!
PROTESTO INÚTIL - Nesta semana, conforme denúncias feitas à coluna, vários pessoas tiveram graves prejuízos, porque o sinal da TIM simplesmente sumiu  em várias áreas de Porto Velho. A internet, então, sumiu dos aparelhos celulares, inclusive os de última geração. Um empresário alegou que perdeu bons negócios, simplesmente porque estava isolado. A TIM não explicou o que aconteceu. Normalmente, quando se liga para a operadora para protestar (não só a TIM, mas todas as outras), o que se houve é que o serviço está normal. Normal pra quem, cara pálida?
ABUSOS E PREJUÍZOS - Os prejuízos que as operadoras estão causando aos seus clientes, são imensos e cada vez maiores. A sorte delas é que, isoladas, as vítimas da falta de atenção, do desrespeito, da falta de serviços decentes, não se unem. Se o fizessem, poderiam ingressar na Justiça com ações coletivas, exigindo alguns milhões de reais em indenizações. Em Rondônia, então, os abusos são tantos que seria necessária uma enciclopédia para enumerar todas as deficiências das operadoras,  que quando vendem seus serviços, oferecem maravilhas. Mas, depois....
INVASÃO CUBANA - A população de Cuba, que já tem uma vida difícil no regime hereditário e ditatorial dos Castro, vai ter mais um problemão em breve. A saúde pública do pobre país latino vai ficar com muito menos profissionais. Milhares de médicos de lá vão sair do país. É que o governo brasileiro está anunciando a vinda de quatro mil médicos cubanos, ainda neste ano. Os primeiros 400, 10% do total, já chegam nas próximas semanas e vão atender em mais de 700 cidades que não tem sequer um médico brasileiro. Os outros 3.600 cubanos chegam nos próximos meses.
COMISSÃO AGE - Já está definido: a Comissão Processante que vai analisar o caso contra os deputados denunciados na Operação Apocalipse, vai se reunir nesta terça, no Plenarinho da Assembleia. Na  ocasião será escolhido o relator e a parte do inquérito que foi apresentada na Assembleia pelo Judiciário, será repassado aos demais membros para conhecimento do que já foi feito em até agora nas investigações policiais. A partir daí, começa a contagem de 45 dias para que a comissão defina os rumos do caso.
PERGUNTINHA - Quando, afinal de contas, o Arraial Flor do Maracujá será realizado sem ter que enfrentar um rosário de impasses burocráticos e má vontades pelo caminho?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário