quinta-feira, 15 de agosto de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

PERDER O CONTROLE DAS EMENDAS É GRANDE DERROTA PARA DONA DILMA

Governo fraco corre o risco de não governar. A queda impressionante na popularidade da presidente Dilma Rousseff, as manifestações de rua; as decisões extemporâneas e, pior que tudo, a desesperada luta para manter seu grupo e sua ideologia no poder, levaram a primeira mulher a comandar nosso país a uma situação muito negativa. E a essas alturas do campeonato, quando ainda faltam 14 meses e meio de administração! Daqui para a frente, se não conseguir reagrupar a sua base aliada no Congresso; se não parar de fazer campanha pela reeleição em cada gesto, em cada discurso, em cada proposta e governar de verdade , dona Dilma pode chegar ao final da busca por mais um mandato, numa trágica despedida da vida pública. A falta de rumo, o risco de descontrole da economia, os números da inflação que não convencem o brasileiro comum (ele sente no bolso a alta do custo de vida); os impostos cada vez mais pesados e as medidas atabalhoadas, ao invés de fazer com que o governo se consolide, o torno mais enfraquecido. Por isso não é surpresa que muitos políticos, entre os que usufruíram do poder enquanto ele rendeu, abandonaram Dilma quando ela começou a cair nas pesquisas. E agora, lhe deram mais uma rasteira, aproveitando o momento de fragilidade pelo qual ela está passando.

Não poderia ser pior a derrota no Congresso que obriga o governo a liberar as emendas parlamentares. Para o país pode até ser positivo, embora nunca possa de confiar totalmente em nossos congressistas, mas para o Planalto, perder esse poder de barganhar com os parlamentares, é quase um desastre. Agora o dinheiro vai ser liberado queira ou não o Presidente ou a Presidente de plantão. Dilma Rousseff sofreu sim mais uma pesada derrota. E Lula se torna, cada vez mais, o nome do PT para 2014.
SÓ UMA CASSAÇÃO
Vão sim haver punições na Câmara de Vereadores. Todos os envolvidos, de um jeito ou outro, serão punidos. Mas o que se ouve nos bastidores é que apenas um será cassado. O mandato de Jair Montes não vale um tostão, segundo o que se apurou nas entranhas da Câmara. Marcelo Reis e Eduardo Rodrigues receberão punições, mas manterão os mandatos. Os outros dois envolvidos – Pastor Delso e Canos Anjos – também serão censurados publicamente. Mas apenas um ficará sem mandato: Jair Montes. A coluna aposta nisso...

TENDE A PIORAR
Os vereadores da Capital caíram de críticas em cima do prefeito Mauro Nazif, porque ele foi atender, como médico, a pacientes no posto de saúde do bairro Esperança da Comunidade. Sobraram palavras duras e até gozações para cima do Prefeito. As relações entre Nazif e a Câmara não vão bem. A vantagem de Nazif é que a Câmara está fragilizada, com quase um quarto dos seus membros enrolados na Operação Apocalipse. Não fosse isso, a situação já estaria muito mais difícil. A tendência é que o relacionamento piore, daqui para a frente.

LÁ VEM ELA!
Marina Silva já tem mais de 800 mil adeptos ao seu novo partido, o Rede de Sustentabilidade. Apenas 120 mil foram inscritos pelos cartórios eleitorais. Até agora, a maior inimiga de Marina e sua turma é a burocracia. A continuar nessa lentidão, isso pode até inviabilizar sua candidatura. Mas, se for candidata, Marina tem grandes chances de ganhar, até por falta de opções. O que está aí na praça, não agrada a maioria da população, pelo menos é o que dizem as pesquisas. Deus nos livre de Marina, mas ao que tudo indica, ela vem aí.

VOZ SOLITÁRIA
O deputado Moreira Mendes continua defendendo a criação da CPI da Funai. É uma voz isolada na Câmara Federal, onde o assunto é tratado quase como um tabu. Não  só pela incompetência e falta de ação da Funai em relação às reais necessidades dos índios e do país como um todo, mas principalmente porque uma CPI  poderia escancarar uma relação cheia de suspeição nas relações com as famigeradas ONGs internacionais, essas sim, as verdadeiras mandonas na Amazônia brasileira. Moreira diz que vai continuar com sua batalha solitária.

POUCOS DIAS
Deve estourar senão hoje, mas dentro dos próximos dias, a cassação do deputado federal Natan Donadon. O relator do processo foi favorável à cassação do mandato do parlamentar rondoniense, que está preso no Presídio da Papuda, em Brasília. A Comissão de Constituição e Justiça deve seguir o relator, até para evitar rota de colisão com o Supremo, que está vigiando muito de perto a decisão. O assunto vai ao plenário no máximo até meio da semana que vem. Portanto, em alguns dias, Ro9ndônia terá novo deputado. O ex-ministro e ex-senador Amir Lando assume a vaga de Natan.

DE VOLTA AO PODER
Miguel de Souza é um técnico de qualidade e um político que sabe costurar acordos. Nçao tem tudo sorte nas urnas, mas nos bastidores, seu sucesso é incontestável. Trocou Porto Velho por Brasília e, parecia, estava fora  do contexto do poder. Engano. Em pouco tempo, se transformou de assessor especial do Governo de Rondônia na Capital Federal, para o comando de uma das diretorias do Ministério dos Transportes. Miguel conhece profundamente o setor e pode ajudar Rondônia, porque também sabe tudo sobre nossa terra. Esperemos que ele o faça!

PERGUNTINHA
A troca de secretários será uma saída para dar um novo impulso à administração do prefeito Mauro Nazif?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário