quinta-feira, 29 de agosto de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

OURO ROUBADO DO MADEIRA RENDEU MAIS DE 22 MILHÕES DE REAIS
Se for tudo verdade, se todas as investigações feitas culminarem com a condenação dos envolvidos, certamente explodirá mais uma daquelas histórias que mexem com as estruturas de Rondônia. O caso refere-se à exploração ilegal de ouro do rio Madeira e em áreas indígenas. E,  claro e do contrabando de mais de 200 quilos de ouro puro, que valeriam, hoje, algo em torno de 22 milhões de reais. No ano passado, foi realizada a Operação Eldorado, pela Polícia Federal, para levantar o desvio ilegal de ouro do Madeira e outros garimpos ilegais em Rondônia. A operação detectou que pelo menos 200 quilos de ouro teriam sido levados para a Bolívia e denunciou mais de 30 pessoas, incluindo vários dirigentes do Sindicato dos Garimpeiros de Rondônia,  que por causa disso, está sob intervenção da Federação Nacional dos Garimpeiros. Donos de lojas de compra de ouro, taxistas, líderes sindicais, garimpeiros e dirigentes de cooperativas estão na mira da Justiça. Pelas investigações feitas até agora, o ouro era comercializado em Guayramerin, do outro lado da fronteira brasileira e teria rendido aos envolvidos enorme fortuna.
Não se sabe se por briga entre alas que disputavam o controle do Sindicato dos Garimpeiros ou por outras razões, o caso vazou e hoje é tratado em nível de Judiciário. Ninguém aionda foi condenado, mas já já várias decisões afastando dirigentes sindicais e indiciando possíveis envolvidos no esquema,. Os primeiros 32 já foram apontados como responsáveis pelo desvio do ouro, mas há quem diga que há muito mais gente envolvida. E gente de peso. A Polícia Federal, até agora, não deu detalhes sobre o andamento das investigações, talvez para não prejudicar seu trabalho. Mas, ao que tudo indica, os 22 milhões de reais de ouro já comprovados podem ser apenas a ponta do iceberg.
 ESCRAVOS CHEGANDO - É bom que fique claro: a presença dos médicos cubanos onde os brasileiros não querem ir, deve ser considerada muito bem vinda. É uma decisão do governo muito positiva. Para o povão do interior, abandonado pelos médicos que preferem ficar nas grandes cidades e quanto mais perto do mar melhor, não interessa de onde venha o socorro. O que não se pode aceitar é que os cubanos venham trabalhar em regime de escravidão. E pelo contrato feito com Cuba, eles trabalharão, sim, em situação análogo à escravidão!
VOLTANDO - Mais um nome conhecido da política local está voltando, para disputar uma eleição. O ex-deputado estadual Daniel Pereira, que cumpriu um mandato pelo PT, agora é do PSB e deve concorrer a uma vaga como deputado federal, no ano que vem. Ele é o presidente do poderoso Sindisef, que tem mais de 15 mil associados no Estado. Se a categoria fechar com ele, Daniel terá grande chance. Neste momento, é um nome bastante forte para chegar ao Congresso em 2014.
ECLIPSE TOTAL - O presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho, Alan Queiroz, assumiu o cargo cheio de ideias, querendo novações, para melhorar a imagem do poder junto à comunidade.  Tentou, mas os acontecimentos extra política comprometeram tudo o que ele tinha planejado. Desde julho, a Câmara da Capital só vive em cima dos acontecimentos da Operação Apocalipse, que prendeu três membros da Câmara e colocou mais dois sob a alça de mira da Justiça. A Apocalipse obscureceu todas as ações - muitas delas até boas e positivas, acima do esperado - como um eclipse total da Lua...
DOZE MIL - Pelo menos uma boa notícia, nesse mar de problemas e obstáculos que temos nestas terras de Rondon. Pelo menos 12 mil servidores - entre estaduais,. que são a grande maioria e municipais - já assinaram a adesão ao programa de transposição. O número 12 mil foi atingido nesta última sexta-feira e, de lá para cá, só aumenta. Quando todas as inscrições tiverem sido feitas, e, é claro, se a União cumprir sua palavra, levando toda essa gente para sua folha de pagamento, os cofres do Estado sofrerão um grande alívio. Mas, mais que tudo, se estará corrigido uma enorme injustiça de mais de duas décadas.
HERANÇA RUIM - Tem algumas informações que pouca gente sabe sobre a Venezuela, que encanta petistas brasileiros. Um deles: o país tem uma das maiores inflações do mundo, que, fala a oposição, pode chegar a até 40 por cento ao ano, o que é negado pelo governo do presidente Maduro. A taxa de desemprego dispara. O setor de turismo, que trazia riquezas ao país, está em más condições. O desabastecimento de alguns produtos assusta, incluindo até a falta de papel higiênico. Enfim, a herança de Hugo Chavez não é aquela Brastemp que seus amigos e fãs brasileiros querem apregoar...
TUDO COR DE ROSA! - O domingo será colorido pelas ruas centrais de Porto Velho. Será a décima primeira edição da Parada Gay da Capital, que prevê a participação de milhares de pessoas. Governo do Estado é um dos patrocinadores. Ao contrário do que ocorreu com o Arraial Flor do Maracujá, onde a Procuradoria Geral e o Tribunal de Contas interpuseram todas as dificuldades possíveis para a realização da festa popular no Parque dos Tanques, com relação à parada Gay está tudo OK.
PERGUNTINHA - Será que só os políticos de Rondônia vão ser denunciados,cassados, presos e jogados na vala dos maus? E os enrolados de outras regiões do Estados, jamais serão punidos? 
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário