sábado, 24 de agosto de 2013

Cinco cuidados básicos antes de comprar uma moto usada

Hoje uma amiga me liga pra pedir ajuda; quer comprar uma moto usada e me perguntou sobre os cuidados que ela deveria ter para evitar arrependimentos.
Comprar uma moto usada precisa sim de alguns cuidados. Depois desse telefonema pensei que poderia aproveitar o assunto e escrever sobre essas dicas a todos  vocês. Vamos la!

1. Qual o tipo ideal para você?

São vários os tipos de motos à venda no Mercado. Não esqueça de escolher a que tem a ver com seu estilo e suas necessidades. Cada uma tem seus prós e contras, então escolha corretamente para que não corra o risco de se arrepender. Não esqueça que você deve também pesquisar antes quais são os custos do modelo pré escolhido; valor de seguro e manutenção da moto. Algumas marcas tem valores mais “salgados” .  A moto que cabe no teu bolso será a ideal para você, cresca aos poucos e não dê um passo maior que as pernas, moto é prazer e não pode virar uma preocupação.

2. Leve o mecânico.

Antes de comprar a moto, procure um mecânico de confiança e o leve junto para avaliar a moto escolhida. Você também pode pedir ajuda para aquele amigo seu que entende bem de mecânica. Quem conhece bem, vai perceber se a moto está com algum barulho estranho, diferente. Se a moto já levou alguma queda.

3. Teste ride.

Em hipótese alguma deixe de dar uma voltinha com ela, assim você terá certeza que a moto não possui falha mecânica e que o modelo é realmente o que você quer. Sinta bem o conforto, veja se sua postura se encaixa com o estilo da moto.

4. Histórico da moto.

Faça todo o tipo de pergunta sobre o histórico da moto, as peças que já foram trocadas, pneus, embreagem, bateria…
 Um par de pneus por exemplo; se notar que estão gastos, você já pode pedir um descontinho a mais, por conta do custo que terá com um par novo. Veja se todas as revisões foram feitas pela concessionária da marca, dentro das datas sugeridas.

5. Preço.

Fique de olho no valor do Mercado, pesquise em sites de vendas de motos, jornais, concessionárias e veja se o vendedor está coerente com o preço. Geralmente com uma pechincha, a moto acaba saindo mais em conta. Arrisque.

Quem tem mais dicas para dar, por favor, ajude o post ficar ainda melhor e comente!
Eliana Malizia é graduada em educação física, tem formação em fotojornalismo e MBA em Marketing. É colaboradora há vários anos da revista MotoAdventure. Acelerada por natureza, divide o tempo com as responsabilidades da vida profissional com viagens e aventuras de moto. Fundou o site Acelerada (www.acelerada.com.br) que oferece informação e serviço sobre o mundo das duas rodas e estilo de vida.
Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário