sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Você tem olheiras?

As olheiras são manchas de coloração arroxeadas que aparecem ao redor dos olhos, acometendo ambos os sexos, com tendência a se tornarem crônicas com a idade. Na maioria das vezes seu aparecimento pode estar associado à insônia, estresse, cansaço físico, envelhecimento cutâneo, flacidez palpebral, havendo também fatores familiares associados.

Geralmente são mais frequentes em pessoas de pele morena e do sexo feminino. Existem basicamente dois padrões de olheiras que são as causas vasculares e as pigmentares. Muitas fórmulas "caseiras" são comumente empregadas na tentativa de diminuir o quadro, tais como compressas com chá de camomila, rodelas de pepino, rodelas de batata e outras, sendo que os efeitos destes métodos geralmente são transitórios, pois uma vez que as compressas são normalmente frias, esse fato causa uma vasoconstrição e diminuição do aspecto arroxeado, principalmente nas olheiras vasculares.

Na verdade, existem métodos de tratamentos medicamentosos que podem diminuir acentuadamente a pigmentação anormal ao redor dos olhos, tais como uso de medicamentos em forma de pomadas associadas ou não a aplicações de LASER específicas para essa finalidade, contudo há sempre sempre o risco de recidiva, principalmente nas pessoas de pele morena. Com métodos alternativos estéticos podem ser usados produtos cosméticos, dando-se preferência àqueles que não causem irritações aos olhos devido à sensibilidade de pele palpebral.

Na verdade, a manutenção de uma boa hidratação da face e das pálpebras, hábitos de vida saudáveis e esporadicamente compressas frias ajudam a diminuir consideravelmente a incidência das olheiras.
Fonte:  João Lannes Simões Júnior - CRM-RO 1038 - Revista  Ponto E

Nenhum comentário:

Postar um comentário