quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


NÃO HÁ MAIS LARES SAGRADOS NO BRASIL 
O lar é sagrado. No Brasil, só na teoria. Porque bandidos invadem nossas casas, levando pânico às famílias e deixando danos físicos e psíquicos para o resto da vida. Em qualquer país decente, onde as leis são feitas para proteger gente de bem, quem invade uma casa, quem ameaça uma família – velhos, crianças, bebês, pais, mães, filhos, netos – tem que ser preso e apodrecer na cadeia. Mas não aqui, onde a bandidagem conspurca as casas alheias, ameaça, machuca, deixa marcas para o resto da vida de suas vítimas, isso quando sobrevivem. Em Porto Velho, só como exemplo – é o mesmo em qualquer outra cidade – em menos de 48 horas duas residências foram atacadas. Aqui, os cinco bandidos foram presos, por ação rápida da polícia. Mas, no geral, escapam impunes. E quando pegos, são sempre tratados como vítimas da sociedade, como pobres coitados que não têm opção a não ser roubar, assaltar e matar. Mais que tudo, são os direitos humanos desses facínoras, desse tipo de gente que deveria ser colocado em jaulas, pois age como animais, que estão acima de tudo e de todos.

O povo brasileiro é leniente, pacífico, em sua maioria e aceita passivamente quase tudo o que lhe colocam à frente. Passa fome, vê suas famílias desintegradas, assiste à corrupção tomar conta do país, impedindo que chegue a ela, população mais pobre, os benefícios de centenas e centenas de obras e melhorias. Mas, quando a violência começa a invadir suas casas, o lar, última trincheira onde ele ainda podia se sentir ao menos num porto seguro, mesmo que seja um abrigo ilusório, aí já é demais. Quando a população começar a reagir, certamente as autoridades que adoram defender direitos de bandidos vão chiar. Mas elas têm é que se preocupar. Pode ser que o povo vítimado se volte exatamente contra elas...
 
JÁ FERVILHA
Férias gerais, inclusive na política? Aparentemente sim, mas pelos bastidores as coisas andam fervilhando. A relação entre Governo e Assembleia será a primeira grande pauta na amálgama de temas complexos a serem debatidos a partir de meados de fevereiro. Eventuais mudanças no secretariado de Confúcio Moura também, para começar a fortalecer as alianças que o conduzam à reeleição. As forças políticas estão se postando. O grupo do governo quer se fortalecer, mas a oposição vem também com muita força.

ELEIÇÃO NA PAUTA
Ivo Cassol, José Hermínio Coelho, alguns deputados estaduais, apesar de posições antagônicas entre si, terão algo em comum neste 2013. Vão bater duro no grupo do Palácio Presidente Vargas. Cassol é candidatíssimo em 2014. Hermínio Coelho começa a se fortalecer como importante opositor ao atual governo. A turma de Confúcio, contudo, também está se preparando para o confronto. As eleições de 2014 já estão aí. Começaram, na verdade, desde o primeiro d deste 2013.

CHEIO DE PLANOS
Ele chegou cheio de vontade. O novo deputado estadual, Adriano Boiadeiro, que já havia batido na trave em outras eleições e quase tinha chegado à Assembleia, já tomou posse, na cadeira de Lorival Amorim, prefeito de Ariquemes. Boiadeiro vem com muita vontade de ajudar a desenvolver a região da sua Nova Brasilândia. A cidade terá pela primeira vez em sua história um parlamentar eleito por ela e por comunidades vizinhas. Boiadeiro diz que vai se preocupar muito com o produtor rural e que quer ouvir muito antes de falar. É por aí...

CISÃO
 A nova Câmara de Porto Velho já começa dividida. Um grupo de novos parlamentares vai propor um processo contra outro grupo, entre os que foram reeleitos, para apurar várias denúncias. O assunto ainda não é tratado publicamente, mas é conversa do dia a dia dos vereadores da Capital. Uma Comissão Processante seria proposta para avaliar se as acusações que estão sendo comentadas têm ou não razão de ser. Nomes muito conhecidos da política porto-velhense estariam na alça de mira. O clima lá pela Câmara não anda nada bom, nesse início de legislatura.

POLÍTICA NO SANGUE
O ex-prefeito de Ji-Paraná e ex-governador, José Bianco, era só sorrisos dias depois de ter deixado o cargo, que teve dois mandatos. No início da semana, estava fazendo caminhada no Espaço Alternativo, em Porto Velho. Bianco é sempre um nome que não pode ser descartado em qualquer eleição. Ele não fala em política agora e só quer descansar. Por enquanto. Uma das mais importantes lideranças políticas do Estado, Bianco ainda não definiu quais os rumos que tomará. Mas, dificilmente pendura as chuteiras. Tem a política no sangue.

POUCA COISA
Por falar em Espaço Alternativo, o prefeito Mauro Nazif poderia determinar à sua equipe para dar um tratamento de choque naquela área, utilizada por centenas de pessoqs para suas caminhadas e corridas todos os dias. Quem anda à noite, entre o Hispital de Base e o Aeroporto, enfrenta uma escuridão em pelo menos um quilômetro. É só trocar as lâmpadas queimadas, mas ninguém o fez, nas últimas semanas. E determinar o recolhimento diário do lixo, o que também não está ocorrendo. É muito pouca coisa que tem que ser feita, para contentar todo aquele grande público que frequenta o “Espaço”.

PERGUNTINHA
Quando será definitivamente entregue à população a obra vital do viaduto sobre a BR 364, na altura do Trevo do Roque, em Porto Velho?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário