quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


AS LÁGRIMAS SINCEIRAS DA PRESIDENTE E DO POVO BRASILEIRO 
Na tragédia de Realengo, quando várias crianças morreram, dona Dilma chorou, junto com todos os brasileiros. No outro terrível  drama, com a morte mais de 230 jovens, em Santa Maria, dona Dilma chorou também, como milhões de seus governados. As lágrimas da Presidente foram sinceras, de grande tristeza, de uma cidadã abalada profundamente. Tragédias são comuns em qualquer lugar do mundo. Elas se sucedem, destroem vidas, lares, arrasam famílias, envolvem com seu manto de dor e sofrimento todos os que atingem diretamente, mas também quem está distante. As lágrimas da Presidente são as lágrimas de todos nós. O que chama a atenção é que toda a semana, pelo menos  750 jovens morrem pela violência das ruas ou do trânsito, neste Brasil e não se vê uma só lágrima nem da Presidente, nem dos congressistas, nem dos representantes do Judiciário, do Ministério Público ou da grande maioria da população. O povo verte todas as lágrimas nas mortes em massa, mas a não ser os familiares e amigos dos 35 mil jovens que perderam a vida todos os anos, quem mais se preocupou com a morte deles?

Ouve-se todos os dias discursos inflados de autoridades de todos os  portes em defesa do direito de criminosos, assassinos, estupradores, assaltantes, seres que vivem da violência e pela violência. Mas nada se ouve, nem se vê, nem se grita para lembrar essas milhares de vidas jovens ceifadas pela bandidagem.  Chora o Brasil quando um drama tão terrível atinge nosso país, como o de Realengo, como o de Santa Maria, como os incêndios nos edifícios Andraus e Joelma, em São Paulo. Mas esquecemos de chorar, de protestar, de exigir que nossos governantes nos protejam e a nossos filhos, que estão sendo mortos como gado, todos os dias. Para essas perdas, não há lágrimas nem de governantes e nem do povo.
 


MELHOROU
Na legislatura passada, a Câmara de Vereadores de Porto Velho não se notabilizou por trabalhar duro e defender os interesses maiores da população. Esse novo grupo de eleitos, somados com alguns poucos reeleitos, contudo, está surpreendendo positivamente. Em pouco tempo, um grupo de novos edis já fez mais do que alguns de seus antecessores em quatro anos. Pelo menos estão se mexendo. E prestando contas na mídia, todos os dias. Já é um avanço.

HORA DE FALAR
Nesta quinta, se não houver mudança de última hora, a Câmara da Capital realiza a segunda e já explosiva audiência pública. Os vereadores estão convocando a população para discutir a questão do transporte coletivo. É hora de todos aqueles que vivem se queixando sobre os problemas com os ônibus, as deficiências, os atrasos e outras questões, participarem ativamente. Quem não for, estará ao menos moralmente desabilitado para criticar depois. A hora é agora. O caso dos ônibus vai fazer tremer o antiquado e apertado prédio da Câmara. Esperemos para ver.

BÊBADOS CONTUMAZES
Parece inacreditável, mas é real: só no último final de semana, a polícia flagrou nada menos do que 13 motoristas bêbados. Todas as batidas das equipes de combate às irregularidades no trânsito têm sido assim. Nem uma lei, nem a pressão da sociedade e das autoridades; nem os números de acidentes e as tragédias diárias,  nada impede esses bêbados de continuarem a praticar o mesmo crime durante toda a vida. Será que não há uma só voz para exigir uma lei que ponha essa gente na cadeia?

CÉSAR DÁ DURO...
Tem jeito sim! Um prefeito sério, que quer trabalhar, que respeita sua comunidade, pode fazer muito, mesmo com todas as dificuldades que enfrenta. É o caso de César Cassol, que pegou a Prefeitura de Rolim de Moura num verdadeiro caos e em poucos já conseguiu avanços importantes. Já pagou antes do vencimento os salários dos servidores de janeiro e renegociou os pagamentos de novembro e dezembro, que o prefeito anterior, Tião Serraia, não pagou. César está praticamente morando na Prefeitura e, aos poucos, vai recuperando sua cidade.

HERMÍNIO NO COMANDO
Houve muita conversa fiada, fofocas, notícias plantadas. Mas a verdade é que deu a lógica: o  deputado Hermínio Coelho assume oficialmente, nesta sexta, mais um mandato como presidente da Assembleia Legislativa. Maurão de Carvalho ficará com a primeira vice-presidência. Outros cargos da nova mesa diretora serão eleitos posteriormente. Hermínio cumpre o regimento interno. Como atual primeiro vice, fica  no comando do parlamento com a cassação de Valter Araújo. O novo mandato vai até o final de 2014.

CÍRCULO DA IMPUNIDADE
Incrível como os erros se repetem neste país. Agora, depois da tragédia de Santa Maria, governo do Estado, Prefeitura e bombeiros jogam a responsabilidade de um para o outro. Até a Justiça está sendo envolvida, porque um juiz teria concedido liminar para funcionamento da boate, mesmo com parecer contrário dos bombeiros. A mesma história de sempre: um incompetente e irresponsável empurra o problema para o outro, forma-se o circulo da impunidade, não acontece nada com ninguém. E os 235 jovens mortos não voltam mais...

PERGUNTINHA
A menos de 500 dias para o início da Copa do Mundo, alguém acredita que todas as obras exigidas pela Fifa e prometidas pelo governo estarão prontas?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário