segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


LUZ NO FIM DO TÚNEL: HÁ POLÍTICOS QUE NÃO PENSAM SÓ EM SI
Deveria ser o comum, porque o interesse público teria que ser a maior prioridade. Mas, a verdade é que o fato do novo secretário municipal de saúde de Porto Velho, o conhecido médico Macário Barros (foto) ter anunciado que fará uma grande parceria com o seu antecessor no posto e hoje secretário estadual de saúde, Williames Pimentel, infelizmente é evento incomum na vida pública. O normal é que o novo titular em cargo público  assuma e faça de conta que o seu antecessor não existiu – ou se existiu, fez tudo errado - não aproveite o que de bom foi realizado e comece tudo de novo, do seu jeito. Macário deu um exemplo de humildade e respeito com a população. Mesmo sendo de partido político diferente, mesmo tendo suas idéias próprias para a saúde, decidiu que, para o bem da coletividade, teria que agir com bom senso e sem estrelismos. Foi o que fez. Sentou com o experiente Pimentel, que revolucionou a saúde na Capital e acertou uma parceria entre Prefeitura e Estado que, sem dúvida alguma, representará novos avanços neste setor em que, por mais que se faça, mais há por fazer. Pimentel, igualmente, tem sido receptivo e se colocou a disposição para ajudar em tudo o que for possível. Afinal, quer ver sendo continuado um trabalho de quase uma década em que reorganizou e fez funcionar toda a estrutura de saúde de Porto Velho.

Não é fácil, em tempos de tanto egocentrismo e egoísmo, lideranças políticas abrirem mão de holofotes só para si mesmas, abrindo espaço para os outros e priorizando o interesse público. Macário, que está em Rondônia há 33 anos e Pimentel, rondoniense da gema, estão dando um exemplo raro de visão, de respeito ao dinheiro público, de solidariedade com quem realmente precisa ser atendido.Tomara que outros políticos sigam esse bom exemplo. 
 
ÁREA DE RISCO
Ariquemes, Machado e, principalmente Buritis, são as áreas mais violentas do Estado., Nessas três cidades do Vale do Jamary, números da Secretaria de Segurança Pública apontam que se registraram 46% de todos os assassinatos em Rondônia, no ano passado. Só para ter uma comparação: a média nacional é de 26 assassinatos por cada 100 mil habitantes. Em Buritis, este número foi multiplicado por dois no ano passado. Mais já foi  pior. Em 2010, por exemplo, Buritis teve 84 mortes por cada 100 mil habitantes: Em 2012, “só” 40 homicídios por 110 mil habitantes. Na proporção, pior que algumas das maiores cidades do país.

NOVOS PLANOS
Ao que parece, Emerson Castro deixou para trás, sua idéia de deixar a política. Com sua posse como prefeito de Porto Velho por apenas 23 dias; com os bons resultados que teve nesse curto período e o apoio da comunidade, ele repensou seus projetos. E aceitou o convite do governador Confúcio Moura para fazer parte do seu secretariado. Emerson retorna com força à vida pública e, certamente, vai pensar também em outros projetos políticos. É jovem, ficha limpa, trabalhador e respeitado. Vai longe...

SONHO DE VERÃO
Pode ser um pecadilho imposto dos novatos. Ou ingenuidade demais. Alguns  vereadores não queriam que o prefeito Mauro Nazif escolhesse os administradores dos distritos e deixassem essas indicações com eles. Ora, é sonho de verão! Quem está no poder, quem ganhou a eleição, quem tem o aval das comunidades e está comandando a cidade, não vai abrir mão de indicar seus assessores, como os administradores, que são também cargos de confiança do Prefeito. Muitos dos neovereadores estão loucos para mostrar serviço. Mas, nesse caso, erram o passo...

DINHEIRO HAVERÁ!
Se não forem feitos pesados investimentos no trânsito das cidades rondonienses, não será por falta de recursos. É que o Estado (via Detran), deve arrecadar, neste 2013, nada menos do que 128 milhões de reais somente com o IPVA. A frota de quase 700 mil veículos (210 deles apenas em Porto Velho) impõem que o governo do Estado, em parceria com as Prefeituras, invista pesado na melhoria da qualidade das ruas, avenidas e rodovias. Esperemos que assim seja feito!

TRISTE RECORDE
Em São Paulo, uma menina de 14 anos comanda uma gangue e está sendo caçada pela polícia, por ter matado friamente um turista. Mas Porto Velho pode bater esse triste recorde. Uma jovem que foi assaltada dias atrás, próximo à Jatuarana, disse que um dos criminosos que a atacaram não tinha mais de 12 anos. No caso dela, os assaltantes levaram apenas o celular. Mas pelo menos outra vítima do bandido-criança da Jatuarana já denunciou que foi atacada por uma criança. É bom que ele seja tirado das ruas, antes que mate alguém, como o fez a menina paulista.

QUEM SOU?
Existem coisas que não se compreende. Mesmo com todas as campanhas, os apelos, os terríveis exemplos de mortes violentas, os bêbados continuam dirigindo em nossas ruas e rodovias. Dias desses, em Porto Velho, um motorista foi flagrado, depois de causar um grave acidente. O incrível é que ele estava tão bêbado, que não lembrava nem o próprio nome, nem onde morava e nem o que estava fazendo ali. No teste do bafômetro, o sujeito tinha no sangue cinco vezes mais do que o mínimo permitido. Incrível, mas infelizmente, verdade pura.

PERGUNTINHA
Ate quando valerá a absurda lei implantada em São Paulo, que proíbe policiais de atender vítimas feridas nas ruas?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário