terça-feira, 22 de janeiro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


FALTA INDENIZAR FAMÍLIAS PARA ENTREGAR A PONTE DO MADEIRA
No final de 1012, o Dnit anunciou que em abril, a ponte sobre o rio Madeira, no bairro da Balsa, será aberta. Em dezembro, mais de 98% do total da obra estavam concluídos. Falta apenas a retirada das famílias no lado de cá do rio, que ainda não receberam as indenizações prometidas. Os serviços agora são apenas de conclusão, arremate e de detalhes, como a preparação para passar pela canalização os fios que levarão energia elétrica para o outro lado; o asfaltamento da pista de rolamento; os detalhes de acabamento. E, por fim, os dois acessos. O do lado oposto à cidade, está praticamente pronto. O da Balsa ainda depende da transferência dos moradores. E é aí que mora o perigo: até agora, os acordos feitos pelo Dnit e Prefeitura com várias famílias que ali estão há décadas, não foram cumpridos. Um conjunto habitacional que seria construído do outro lado do Madeira, sequer começou. Muitas indenizações não foram pagas. E isso tudo, somado, pode acabar atrasando uma das únicas obras públicas do Brasil que estão rigorosamente dentro do cronograma e do custo.

A ponte, com 975 metros de comprimento, é um antigo sonho dos moradores da Capital. Chegou a ter recursos para ser construída há mais de uma década, quando o hoje deputado federal Moreira Mendes era senador. Mas, quando o PT assumiu o governo, o dinheiro foi transferido para outras obras. Na diretoria do Dnit, Miguel de Souza confirmou, em 2009, que a ponte sairia. Poucos acreditaram. Mas a partir de 2010 ela começou a se tornar realidade. Mais de 500 operários trabalharam nela. Agora, o Dnit não pode deixar, por questões burocráticas, que a ponte não seja aberta em abril. Falta pouco. A hora é de resolver os pequenos e grandes problemas e entregar a ponte ansiosamente esperada por tanto tempo. Não dá para esperar mais...
 
VERGONHA NA CARA
Na esquina das avenidas Jorge Teixeira e Migrantes, bem defronte a Secretaria de Segurança Pública, em Porto Velho, se vê uma das mais claras demonstrações de péssimo uso do dinheiro público. A agência do INSS está em obras há pelo menos cinco anos. Tudo está parado. O mato toma conta. Todos os dias, as milhares de pessoas que passam pelo local olham, atônitas, para um dos grandes símbolos da falta de vergonha na cara e da incompetência de autoridades de todos os níveis. Enquanto isso, os usuários são atendidos num prédio improvisado na avenida Rio Madeira. É assim o Brasil!

CEDO DEMAIS?
Os novos vereadores da Capital estão loucos para mostrar serviço. Uma comissão já andou circulando por distritos, reunindo-se com moradores e preparando reivindicações. Entre os novatos, Jair Montes também quer marcar presença como o principal opositor ao prefeito Mauro Nazif. Não deu nem  tempo para Nazif esquentar a cadeira e Montes já foi à imprensa, criticar duramente o governo que recém começou. Será apenas iniciativa de quem quer marcar território? Saberemos em breve...

CONFRONTO
A Câmara porto velhense, aliás, já começou em clima de confronto, Um grupo de novos vereadores declarou guerra a alguns dos reeleitos, incluindo denúncias até agora não comprovadas, ao menos oficialmente. Antes da primeira sessão, os dois grupos antagônicos já estão formados. O presidente Alan Queiroz vai ter muito trabalho já no início da legislatura, para segurar a barra que já está pesadíssima. Começou fervendo o clima na Câmara da Capital.

QUESTÃO DE TEMPO
Natan Donadon foi condenado em todas as instâncias e os recursos, que seus advogados impetraram, em todos os níveis do Judiciário, já foram negados. Só não perdeu o mandato ainda porque a Câmara fez vistas grossas à decisões do STF, como tem feito no caso dos condenados no Mensalão. Há ainda uma apenas uma curta sobrevida para o mandato de Natan, mesmo condenado a vários anos de prisão. É questão de tempo. Em breve, Rondônia terá novo deputado federal: o ex-senador Amir Lando.

FRENTE A FRENTE
O reinício o ano legislativo, no Congresso, pode apresentar uma cena inusitada: nos corredores se encontrariam o carrasco e o condenado. O carrasco é o ex-senador Amir Lando, que está prestes a voltar a Brasília como deputado federal, no lugar de Donadon. O condenado é Fernando Collor de Mello, o ex-presidente cassado que hoje é senador. Collor quer ver o capeta pela frente, menos Amir. Foi o então senador rondoniense que fez o relatório que causou a cassação do então caçador de marajás. Vai sair fogo, se esse encontro ocorrer.

QUAL O ASSUNTO?
Dois dirigentes de importantes partidos políticos de Porto Velho andam conversando bastante e até iniciaram caminhadas juntos, na pista do Espaço Alternativo. Dirceu Fernandes, do PMDB e Lindomar Carreiro, do Sanduba´s, suam nas caminhadas e não param de conversar. Claro que o tema central é a política e, além dela, a eleição estadual de 2014. Os tucanos terão Expedito Júnior como o candidato mais provável. O PMDB, é claro, vai de Confúcio Moura. Há chance de uma aliança? Em política tudo é possível e não se pode descartar essa hipótese. Nem qualquer outra, aliás.

PERGUNTINHA
As previsões de que poderá acontecer apagões no país este ano são apenas previsões alarmistas ou há alguma realidade nelas?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário